Ainda não sentiu confiança no software do consultório e quer saber se vale a pena continuar ou não com ele? Se a resposta for positiva, este artigo é para você!
Com o objetivo de informatizar seu consultório, você pode ter pesquisado bastante sobre diversas opções de software de gestão e até escolhido um para testar. No entanto, já experimentou fazer uma análise profunda sobre o nível de eficácia dele?
Para ajudá-lo, listamos alguns sinais que indicam o momento de rever o software do consultório e escolher outro. Acompanhe!
O agendamento de consultas continua desorganizado
O primeiro sinal que indica que o software médico escolhido não está valendo a pena aparece no agendamento de consultas.
Um bom software de gestão põe fim na bagunça dos horários e foca no preenchimento das lacunas entre uma consulta e outra.
Também trabalha para evitar que os pacientes faltem. Ele envia mensagens de alerta, que contêm a consulta como compromisso, dando a oportunidade de adicioná-la ao calendário do smartphone.
Quando o software do consultório é bom, transforma positivamente a rotina de agendamentos. Essa tarefa passa a ser feita com facilidade — e até de maneiras diferentes.
Você pode ter um sistema de gestão que libera o agendamento pela internet, eliminando a necessidade de o paciente falar com a secretária.
Suas informações não ficam salvas na nuvem
Outro sinal de que o software do consultório não está valendo a pena é o medo constante de perder todas as informações cadastradas.
O programa instalado na memória do computador é menos seguro que a versão que faz o armazenamento das informações em nuvem, ou seja, em servidores extremamente seguros que guardam tudo em tempo real.
O ideal é não conviver com esse receio e escolher uma solução digital e mais moderna, que guarda os dados on-line.
A vantagem desse tipo de sistema de gestão é que você pode acessá-lo a partir de qualquer dispositivo conectado à internet — smartphone, tablet, notebook ou PC. Basta ter login e senha!
O software do consultório trava constantemente
Você e a secretária perdem a paciência quando tentam mexer no software do consultório e ele não responde, pois está processando as informações?
A frequência de lentidões, erros e outros problemas que afetam a usabilidade dessa ferramenta deve ser considerada na hora da solução.
A gestão do consultório precisa ser ágil, bem-feita e contar com as ferramentas que otimizam o seu dia. Sistemas assim servem para poupar tempo e esforço, não trazer dores de cabeça e aborrecimentos.
Se o desenvolvedor do software do consultório não faz atualizações frequentes para torná-lo mais leve e rápido, é sinal de que outros problemas surgirão.
Sendo assim, escolha uma solução atualizada constantemente e que não tenha histórico de falhas ou problemas de usabilidade.
Seu computador, tablet ou smartphone ficam lentos com ele
Basta entrar no software do consultório para que todos os outros programas travem. É como se esse sistema precisasse funcionar só em seu dispositivo!
Por mais simples que seja a configuração do computador, tablet ou smartphone, esse excesso de lentidão não é comum.
O software do consultório pode ser robusto, mas não precisa ser pesado e ocupar espaço de sobra. O ideal é que ele funcione on-line, permitindo acesso a qualquer momento pelo seu navegador de web favorito.
Quando você usa um sistema assim, fica refém de upgrades constantes nas máquinas porque nenhuma consegue rodá-lo sem lentidão.
Sua secretária e você sentem dificuldade no uso
Por mais que vocês estejam utilizando o software do consultório há algum tempo, as dúvidas permanecem.
Um bom software de gestão para consultórios precisa ser intuitivo, assim como os aplicativos e jogos que temos em nossos smartphones.
Já observou que a maioria deles não requer um tutorial? Qualquer criança abre e, em poucos segundos, identifica o que fazer e como.
Essa instintividade é essencial em uma ferramenta como o software do consultório, pois não há como parar semanas ou meses apenas para aprender a utilizá-lo.
Se o software atual tem seu uso complicado, ele não está valendo a pena e significa que passou do momento de substituí-lo por outro verdadeiramente eficiente!
O sistema não apresenta soluções inovadoras
Para que serve o software do seu consultório? Se você respondeu que é para auxiliar no cadastro dos pacientes e fazer a gestão das consultas, saiba que ele oferece muito menos que outras opções disponíveis no mercado.
Há sistemas para gestão de consultórios com Prontuário Eletrônico, controle financeiro, automatização de mensagens para os pacientes e suporte para ações de marketing na internet.
Note que o software do consultório precisa ser completo e apresentar soluções inovadoras, caso contrário será apenas uma entre tantas ferramentas que você necessitará para administrá-lo.
Você sente falta de um apoio na gestão do consultório
Mesmo utilizando o software do consultório, você sente falta de um auxílio em determinadas atividades? Esse é um sinal de que ele talvez não esteja valendo a pena!
O objetivo de um sistema de gestão é oferecer todo e qualquer suporte para o seu trabalho, ou seja, poupar tempo e proporcionar uma rotina organizada e inteligente.
Se você precisa fazer muitos trabalhos manuais, não encontra funcionalidades essenciais que facilitariam seu dia a dia, então deve partir em busca de outra opção que seja capaz de suprir suas necessidades.
Quanto mais completo esse software for, mais possibilidades terá com ele — principalmente para crescer!
O software do consultório não se integra a outros sistemas
Na realidade, o software para consultórios não precisa se integrar a outros sistemas e sim ter todas as funcionalidades que você precisa.
Imagina ter que trocar de janela toda vez que repassar os dados de uma consulta para a área financeira? Não é prático!
As soluções devem ser disponibilizadas no software médico, caso contrário você ficará refém de outras ferramentas que talvez nem se comuniquem com ele — exigindo mais trabalho manual e aumentando as chances de errar.
Com as informações compartilhadas neste artigo, você viu como identificar os sinais de que o software do consultório está ou não valendo a pena. Que tal avaliar a performance do seu?
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