O marketing médico tem assumido um papel de destaque dentro da medicina pois ele traz diversos benefícios para os médicos que colocam em prática suas estratégias. Ele garante visibilidade para o dia a dia médico, colocando-o em destaque tanto no ambiente digital quanto no ambiente offline.
Essa forma de se fazer publicidade tem algumas regras definidas no Manual de Prática Publicitária elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que visam garantir uma boa prática de marketing pelos profissionais da saúde.
Nesse sentido, buscar o auxílio de uma empresa de marketing especializada em marketing médico é muito importante já que ela contará com uma equipe especializada nesse segmento, garantindo que a comunicação seja eficaz e traga resultados bem positivos para o profissional de saúde.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post.
Como planejar uma estratégia de marketing médico?
Para obter êxito, o marketing médico precisa ser bem planejado e executado e acompanhado de perto. Por esse motivo, a contratação de uma empresa especializada nesse segmento para auxiliar no planejamento faz toda a diferença.
Com o iMedicina, software de gestão de marketing médico, o médico consegue encontrar todo apoio para construir essa parceria de uma forma eficiente.
O processo é pautado em pontos-chave, que visam garantir ao profissional de saúde autoridade na internet, além da atração e fidelização de pacientes. Confira todas as estratégias que o iMedicina te auxilia a executar:
Inbound marketing na medicina
O inbound marketing pode ser definido como uma vertente do marketing que quem como objetivo atrair, converter e fidelizar as pessoas que estão pesquisando sobre um termo ou serviço definido.
É ainda conhecido como marketing de atração e se baseia no conceito de produção de conteúdo com base nas dúvidas dos pacientes atuais e futuros, para que eles possam enxergar a sua clínica ou consultório como o prestador do serviço que ele procura.
Para tanto, o iMedicina tem uma ampla equipe de jornalistas, especializada na produção de conteúdos médicos, para auxiliar os profissionais de saúde que desejam colocar em prática sua estratégia de inbound marketing.
Marketing de conteúdo médico
O marketing de conteúdo é uma estratégia pautada na produção de materiais em diversos formatos disponibilizados nos canais certos, que possuem como tema assuntos relevantes.
Ele tem o objetivo de promover os serviços do médico por meio da disponibilização de informações que educam o atual e o futuro paciente.
Hoje, sabemos que muitas pessoas pesquisam sobre sintomas e sinais de várias doenças na internet, antes de procurarem o atendimento médico.
Nesse sentido, o marketing de conteúdo também tem um papel importante na construção da autoridade do profissional de saúde. Já que é por meio desses conteúdos que o profissional de saúde demonstrará seu conhecimento para esses futuros pacientes.
Escolhendo os canais digitais (redes sociais, e-mail, veículos de mídia, etc) em que seus futuros pacientes se localizam, você terá uma maior probabilidade de alcançá-los, despertando assim, um sentimento de confiança e autoridade neles.
O marketing no Google Ads
O Google Ads é a plataforma de anúncios do maior buscador da internet. Por meio dela, é possível alcançar potenciais pacientes com anúncios orientados de forma estratégica pelo profissional de saúde.
Trata-se de um método importante dentro do marketing médico e permite que ele se aproxime de forma mais eficaz do futuro paciente. Vale ressaltar que, para se obter bons resultados com essa ferramenta, é imprescindível o apoio de uma empresa especializada no assunto.
Por ser uma ferramenta bem estratégica, ela envolve uma série de fatores que acabam implicando no seu bom resultado. Com o iMedicina, o profissional de saúde conta com o auxílio de uma equipe altamente preparada para criar campanhas de Google Ads que auxiliarão os médicos a atrair cada vez mais pacientes.
Por que o iMedicina é a melhor ferramenta de marketing médico
O marketing médico é pautado na atração e fidelização de novos pacientes. E para ter êxito nesses dois pontos é preciso criar uma estratégia visando a melhora do relacionamento entre o médico e o paciente.
Para auxiliar nessa estruturação, o iMedicina desenvolveu um método baseado em 5 etapas essenciais. Elas tratam de toda jornada do paciente, que vai desde que ele descobre que tem um problema, até o pós-consulta, veja:
Chamando a atenção do paciente por meio do marketing
É normal que muitas pessoas nem imaginem que têm algum tipo de problema ou até sabem, mas não estão se atentando para ele. Esse é o momento mais oportuno para chamar a atenção dessa pessoa dessa forma ela poderá identificar esse problema “oculto” ou desapercebido e torná-lo consciente. Assim ela começará efetivamente a buscar por soluções.
Para auxiliar nesse momento, o iMedicina conta com marketplaces com conteúdos de várias especialidades prontos para os médicos utilizarem. Com essa estratégia, o profissional de saúde consegue poupar o tempo, que seria gasto para produzir esses materiais e consegue manter uma constância de postagens em seus canais digitais.
Assimilação do problema pelo marketing médico
Nesta etapa, o futuro paciente já percebeu que tem algum problema e que precisa tratá-lo.
Agora, é a hora do médico ajudá-lo a entender mais sobre o que ele sente. Esse é o momento mais oportuno para mostrar a esse futuro paciente materiais mais aprofundados sobre o problema que ele está apresentando.
Com o iMedicina, o profissional de saúde conta com todo o apoio para produzir materiais mais aprofundados sobre a sua área de atuação.
Esclarecendo as dúvidas dos pacientes em seu site
O site é o cartão de visitas do médico na internet. É nele que o futuro paciente encontrará informações sobre o profissional de saúde, sua formação e especialização e também sobre o local em que ele presta atendimento.
Com o iMedicina, o profissional encontra uma equipe altamente qualificada para montar sites médicos, que contam histórias que prendem a atenção do paciente e ao mesmo tempo apresentam informações essenciais para garantir que a tomada de decisão do futuro paciente seja à seu favor.
Agendando de forma rápida as consultas
Oferecer facilidades para realizar o agendamento de consulta faz parte da estratégia do marketing médico. Nesse sentido, é muito importante contar com um software que garanta uma experiência de agendamento bem eficaz.
O iMedicina conta com um sistema integrado ao software que funciona 24h por dia. Dessa forma, a ocorrência de qualquer tipo de problema com marcações de consultas por parte do paciente fica praticamente zerada.
Ofereça um pós-consulta para o paciente incrível
Preocupar-se em manter uma boa relação após a consulta é muito importante. Trata-se de um momento-chave para conseguir fidelizar o paciente e transformá-lo em um pormotor da clínica ou consultório.
Com o iMedicina, o médico tem acesso a ferramentas que podem transformar o momento do pós-consulta em uma experiência única para o seu paciente. Dentre elas, podemos citar o envio de e-mail marketing, automatização de lembretes de consultas e retornos, entre outras.
Nesse sentido, o marketing médico é uma ferramenta muito importante para que profissionais de saúde aumentem sua relevância no meio digital, além de atrair e fidelizar seus pacientes.
Com o apoio de uma empresa especializada na área, é possível criar estratégias que o auxiliarão a se tornar uma referência com o uso de conteúdos relevantes, além de otimização em pontos-chave, como patrocínio de anúncios.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a adequação do iMedicina para seu negócio, nossos especialistas podem te ajudar, clique aqui.