Vale a pena trabalhar no SUS – Sistema Único de Saúde?

sus

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado na década de 80 a fim de promover o acesso integral, universal e igualitário da população brasileira em todos os modelos de assistência à saúde, desde a consulta ambulatorial até a realização de cirurgias. Segundo o Conselho Nacional de Saúde, o programa é um dos maiores sistemas políticos de saúde do mundo, pois determina a gratuidade do acesso à saúde.

Não apenas órgãos e entidades públicas podem ter acesso ao SUS. Instituições privadas podem aderir ao programa por meio de convênios e contratos diretamente com os âmbitos públicos. Assim como médicos podem optar por implantar convênio com o SUS em sua clínica particular ou até mesmo trabalhar em postos de saúde públicos que ofereçam exclusivamente esse tipo de serviço.

Quais são as vantagens que o SUS oferece?

O SUS oferece diversas vantagens, uma delas é o fato de o mesmo ser também ser responsável pela vigilância sanitária, o que garante um acesso seguro tanto aos profissionais quanto aos pacientes. Todo estabelecimento de saúde deve prestar contas de seus atendimentos e promover auditorias internas para avaliar se as atuações estão gerando um serviço de qualidade.

Na regulamentação, o SUS deve acompanhar a evolução da assistência à saúde dos brasileiros. Questionários de satisfação de atendimento aos pacientes são frequentes para avaliar o que é preciso ser melhorado nesse âmbito, a fim de prevenir índices de mortalidade e adoecimentos, já que organismos internacionais estão sempre atentos aos índices de saúde pública que promovem a imagem externa do Brasil.

O sistema público também oferece vantagens aos médicos

O médico também tem benefícios ao trabalhar no sistema. O profissional pode ter liberdade de trabalhar tanto no sistema público, quanto no seu próprio consultório. Além disso, o SUS garante ao médico o direito de recesso anual de 30 dias. Os salários variam de acordo com as horas trabalhadas e consultas realizadas na semana.

O SUS também é benéfico, pois todos os departamentos são responsáveis pelo atendimento de cada paciente. Isso contribui para que o paciente possa ter acesso completo ao tratamento apenas no sistema, sem precisar procurar outras instituições. Assim, o paciente tem acesso a atendimentos multiprofissionais que podem auxiliar no diagnóstico de alguma patologia do paciente. São profissionais de diversas especializações que examinam de maneira diferente. Isso contribui para refinamento do tratamento e também pode corrigir possíveis erros de diagnóstico.

Claro que o SUS ainda possui alguns pontos negativos e precisa de avanços para crescer, como maiores investimentos de infraestrutura. Porém, o trabalho no sistema pode ser vantajoso e gratificante, pois contribui para que todos, independentemente da classe econômica, racial ou religiosa, tenham acesso à saúde.

Os modelos de saúde pública brasileira têm avançado nos últimos anos. Há diversos hospitais públicos altamente equipados que oferecem atendimentos de alta qualidade. Os profissionais ingressam a partir de concursos públicos que garantem uma alta renumeração e carga horária de trabalho justa.

Independente da sua decisão em trabalhar ou não no SUS, o objetivo principal do profissional da área da saúde atual é abrir o seu próprio consultório e ficar livre da dependência de convênios e demais programas do governo.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se gostou desse artigo, continue navegando pelo nosso site. Nele você encontrará as informações que você precisa.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: