Como fazer a gestão de consultório gastando pouco?

Softwares para gestão de consultório médico

Papéis acumulados na recepção, agenda com anotações rasuradas, prontuários não localizados e gastos incontroláveis. Essa é a realidade enfrentada por qualquer médico quando não há uma eficiente gestão de consultório.

A implantação de um sistema de gestão ágil e profissional é, na atualidade, um dos maiores desafios de quem empreende na área de saúde. E o primeiro obstáculo vem do médico: a dificuldade de enxergar o consultório do ponto de vista administrativo.

O fato é que o dia a dia de um consultório é repleto de tarefas que necessitam de gestão — desde o atendimento aos pacientes até a emissão de notas fiscais e documentos, passando pela negociação com fornecedores e empresas de saúde suplementar.

A boa notícia é que você não precisa de muito esforço ou dinheiro para fazer a gestão do seu consultório médico. Saiba agora como fazer a gestão de consultório gastando pouco.

Toda gestão de consultório tem um começo

Se você acha que seu consultório médico precisa de uma sala exclusiva para abrigar um servidor, ter uma conexão de internet ultrarrápida e contratar um rapaz para cuidar da área de TI, pode ficar tranquilo! Acredite: ele precisa de menos.

Um consultório médico necessita, basicamente, de organização — não apenas visual, na qual tudo está em seu lugar. É preciso ir mais a fundo!

Toda gestão de consultório médico tem um começo que não deve demandar uma alta quantia. Basta ter boa vontade, sede de conhecimento e um software.

As duas primeiras características você tem. Agora, precisa dar o primeiro passo e conhecer as soluções tecnológicas que se encaixam nas necessidades do consultório.

Softwares que oferecem a ajuda que você precisa

Os softwares, mesmo que gratuitos, oferecem diversas soluções para que você faça uma eficiente gestão de consultório. Dentre elas, destacamos o controle da agenda, a administração das finanças e o cadastro de dados dos pacientes.

Conheça algumas funcionalidades desses softwares:

Agenda

Permitem a organização da agenda do consultório médico. O Google Calendário, por exemplo, aponta quando um compromisso é marcado em cima do horário do outro.

Rotina administrativa

A gestão de consultório deve ser estendida à rotina dele e, para que nenhuma tarefa seja esquecida, um software pode armazenar lembretes, disparar notificações e organizar todos em categorias e subcategorias. É o caso do Evernote!

Espaço para arquivos

Para facilitar seu acesso aos prontuários, eles devem ser armazenados em um espaço como a nuvem — tipo de servidor que fica em outro lugar e que disponibiliza os arquivos pela internet. O Drop Box e o Google Drive fazem isso.

Finanças

Organizar os gastos e ganhos de seu consultório pode ser um desafio, mas softwares como o Guia Bolso fazem isso de modo automático. Você pode acompanhar os resultados em gráficos e outros relatórios simples.

Cada necessidade da gestão de consultório pode ser atendida por meio de um software específico. Mas estamos falando de plataformas diferentes que nem sempre se conectam, o que ainda pode gerar desperdício de tempo.

O ideal é ter apenas um software com todas essas e outras funcionalidades, mas 100% focado na gestão do seu consultório médico.

Quer outra boa notícia? Ele existe!

iMedicina tem todas as soluções para a sua gestão de consultório

Sabendo da necessidade de profissionais como você,

Powered by Rock Convert

Veja como o iMedicina pode facilitar sua gestão de consultório:

Agenda completa com calendário inteligente

A secretária do consultório pode visualizar, ao mesmo tempo, a agenda de mais de um profissional — caso você divida o espaço com outro médico.

Essa agenda também é muito fácil de administrar, pois basta acessar o calendário mensal para saber, por exemplo, quais são os dias sem expediente, os que não têm marcações e os que estão completamente cheios.

Outra função interessante dessa agenda é a possibilidade de agendar consultas recorrentes — evitando a repetição manual de cada marcação.

Marcação de consultas com notificação via SMS

Na hora de agendar um paciente, é possível selecionar alguém que já possui cadastro no consultório ou efetuar um novo.

O agendamento solicita informações importantes como o convênio médico. A partir da seleção dos procedimentos que serão feitos, os valores pré-cadastrados aparecem automaticamente.  

Antes de confirmar o agendamento, você ainda pode marcar a opção de notificação via SMS ou e-mail para que o paciente tenha mais esse lembrete no smartphone.

Prontuário eletrônico entre os profissionais cadastrados do consultório

O prontuário eletrônico otimiza os atendimentos clínicos e melhora os processos organizacionais existentes. Ele garante ainda a segurança dos dados, a integração das informações e a organização das atividades.

O iMedicina tem um prontuário eletrônico que ainda pode ser compartilhado entre os profissionais que dividem o consultório ou que trabalham na mesma clínica. Você também pode estabelecer um filtro para que somente alguns consigam visualizar.

Finanças, estatísticas e acompanhamento de indicadores

Softwares que gerenciam automaticamente as finanças do consultório podem solicitar acesso às contas bancárias. No caso do iMedicina, o lançamento de despesas e receitas é feito de modo manual — preservando sua privacidade.

No entanto, os valores cadastrados são acompanhados de maneira automática. Você pode ver o fluxo de caixa em tempo real, pois o iMedicina envia diretamente para sua área de faturamento as quantias referentes às consultas realizadas.

Outros indicadores podem ser acompanhados neste software de gestão de consultório:

  • quantidade de atendimentos realizados por profissional;
  • percentual de faltas;
  • total de pacientes novos;
  • volume de pacientes de retorno.

Há a possibilidade de aplicar filtros para traçar o perfil dos seus pacientes, apontando, por exemplo, quais são os convênios médicos mais utilizados.

Você pode testar gratuitamente o iMedicina, mas ganha uma vantagem caso opte pela contratação de um plano: um site para divulgar seu consultório!

Assim que escolher e assinar um plano, você receberá um briefing que será utilizado como base para a construção de um site para o consultório médico. Por meio dele, você pode maximizar seu potencial de alcance e conquistar novos pacientes.

A gestão de consultório não requer uma solução complexa, trabalhosa e com um custo elevadíssimo. Mas ao invés de escolher um software para cada tarefa, que tal ir direto àquele mais completo?

Com o iMedicina, você tem tudo isso e outras muitas funcionalidades feitas para você.

Baixe nosso Guia para Informatização de Consultórios e descubra qual é a importância da informatização, o que você precisa para dar o primeiro passo e quais são as funcionalidades que vão te ajudar a alcançar a excelência!

livro médicosPowered by Rock Convert

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
iMedicina Software Gratuito - Conheça!
Clínicas Digitais | Conheça o Livro
Materiais Educativos Gratuitos para Clínicas e Consultórios

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.