O paciente é seu ou da clínica? Está na hora de ser reconhecido.

Paciente-seu-ou-da-clinica

A clínica médica pode integrar diferentes especialidades — complementares ou não — em uma mesma estrutura, oferecendo ao paciente consultas, exames e até análises laboratoriais. Para ele, trata-se de mais comodidade e agilidade nos processos.

Para o médico, pode ficar a seguinte dúvida: o paciente é meu ou da clínica? No entanto, essa resposta depende de alguns fatores. Um deles é a responsabilidade da gestão.

Se a clínica médica faz todo o trabalho de atendimento, relacionamento, agendamento de consultas e outros, não haverá um controle seu sobre esse paciente — deixando-o livre para escolher, por exemplo, outro profissional da mesma especialidade.

A clínica é um passo importante para quem deseja consolidar seu nome no mercado e se preparar para crescer. Continue a leitura e saiba como estabelecer sua autoridade!

Vantagens de se associar a uma clínica com médicos de renome

Uma clínica oferece a estrutura necessária tanto para o paciente quanto o médico. Profissionalmente falando, ela tem o espaço para que você desempenhe seu trabalho, mas realiza todo o processo de gestão dos pacientes.

Quando ela é formada por outros médicos de renome, você pode desfrutar das seguintes vantagens:

Desenvolvimento profissional de qualidade

Clínicas médicas que têm profissionais de renome estão sempre em busca de excelência. Essa preocupação em oferecer os melhores serviços faz com que seus gestores invistam no desenvolvimento de todos.

Acesso aos melhores equipamentos

É comum encontrar nesses espaços os equipamentos mais modernos e que proporcionam a realização de um trabalho sempre rápido, preciso e objetivo. Também é uma forma de se adquirir ou expandir conhecimento.

Networking com quem se destaca

Trabalhar em uma clínica médica coloca você em constante convivência com profissionais da sua e de outras especialidades, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e gerando oportunidades futuras.

Oportunidades que você deixa passar quando não tem seu nome vinculado

Como citamos na introdução deste artigo, o trabalho em uma clínica é um passo importante para que você consolide sua carreira como médico. Mas não deve parar por aí!

Mesmo com as vantagens citadas no tópico anterior, você pode se preparar para continuar avançando e ter seu próprio consultório — realizando todo o trabalho de gestão de cada processo e paciente.

Se você continua como associado a uma clínica médica, corre o risco de perder outras oportunidades que são fundamentais para a sua ascensão na carreira.

Conheça as principais:

Destaque pelo que realiza

Os demais profissionais podem incentivá-lo a continuar realizando seu trabalho, mas a clínica médica já possui uma equipe que está no topo e que recebe total atenção. Dificilmente você fará parte desse grupo — não por falta de mérito, mas de espaço.

Valorização do seu trabalho

Você investe em conhecimento, participa de seminários, faz cursos e está cada vez mais especializado em sua área. Em determinado momento, ficará a sensação de que falta uma valorização.

Caso você queira aumentar o valor de suas consultas, por exemplo, pode ter que negociar com a administração da clínica médica.

Autonomia para realizar mudanças

Além de alterar o valor das consultas, você pode sentir a necessidade de realizar outras mudanças: horário de atendimento, forma de marcar ou reagendar consultas, atender novos planos de saúde e outros.

Mais uma vez você vai se deparar com a falta de autonomia para realizar essas e demais mudanças. E isso ocorre porque a clínica médica já possui uma estrutura e processos que são rígidos.

Como planejar a transição de uma clínica para um consultório próprio

Se você se identificou com as oportunidades perdidas, que foram citadas no tópico anterior, significa que deve se preparar para abrir o seu consultório — e essa é uma tarefa que exige bastante dedicação.

Ao buscar esse sonho, você se torna um médico empreendedor. E o empreendedorismo vem acompanhado de oportunidades, riscos e, principalmente, grandes responsabilidades. Por isso, exige persistência e planejamento!

A clínica médica onde você trabalha atualmente poderá fazer parte dos seus concorrentes, portanto, para ter destaque, é preciso encontrar o seu diferencial.

Algumas decisões são importantes para que sua transição aconteça da melhor forma. Fique atento às dicas para se planejar:

Escolha o local

Você precisa de uma estrutura física simples e funcional, que deve ter:

  • sala de espera com recepção;
  • sala de atendimento;
  • banheiro;
  • sala de exame (dependendo de sua especialidade).

Pode ser um diferencial escolher um local com sala para administração, estoque e copa. Além disso, a escolha do local envolve a facilidade de acesso ao paciente e a necessidade de reformas — o que pode aumentar o custo.

Gestão do consultório

Na clínica, por exemplo, havia uma equipe preparada para fazer a gestão de todos os processos. Contudo, no consultório, sua estrutura será mais enxuta!

A solução, nesse caso, é automatizar o consultório. Um bom software médico pode auxiliá-lo na gestão de pacientes, do financeiro, de prontuários e de outros aspectos que envolvem a rotina do lugar.

Use a tecnologia a seu favor e escolha um software simples e fácil de utilizar, mas que atenda todas as necessidades do consultório.

Divulgação

Alguns pacientes o acompanharão nessa transição, pois valorizam e têm confiança em seu trabalho. No entanto, outros continuarão na clínica — por fatores que envolvem comodidade e afins.

Assim sendo, será preciso divulgar seu consultório para que seu trabalho seja conhecido e reconhecido por outros pacientes!

Você terá as seguintes opções:

  • colocar a mão na massa e cuidar da sua divulgação;
  • contratar uma agência de marketing;
  • escolher um software de gestão que já venha com essa parte feita.

Das três opções, a última é a mais indicada. Quando o software de gestão oferece serviços de marketing, permite que você visualize todos os resultados em um único painel — sem a necessidade de falar com diferentes parceiros.

Como isso atrai o paciente e dá mais visibilidade ao seu nome

A dissociação do seu nome em relação ao da clínica possibilita um destaque maior ao trabalho que você realiza. O paciente deixa de ser dela e passa a ser seu!

Para qualquer médico, esse reconhecimento é fundamental. Ele é fruto de um planejamento que envolve autonomia, gestão e processos definidos que estão alinhados com os seus valores e objetivos.

Ao abrir seu consultório, a relação médico-paciente se estreitará e você terá mais uma oportunidade para cuidar sempre bem de quem o respeita e valoriza sua profissão.

Perceba que a transição clínica-consultório requer um trabalho de construção da sua marca! E para continuar aprofundando o seu conhecimento, baixe o Guia para Marca Forte em Saúde.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: