Vivemos uma era em que a tecnologia é mais acessível. Consequentemente, isso também tem afetado a área da saúde. Assim, o paciente também tem buscado a praticidade proporcionada pelo avanço das técnicas e, por isso, é essencial investir em um consultório que valorize o indivíduo e que proporcione uma experiência positiva.
Esse investimento vai além da estrutura física e engloba o marketing de conteúdo, a presença digital nas redes sociais, tecnologia e software médico. Essas mudanças ajudarão seu consultório a crescer e, consequentemente, conquistar novos pacientes.
Por isso, separamos algumas dicas que poderão ajudá-lo a conquistar mais pacientes para o seu consultório. Vale lembrar que as ideias são válidas não só para consultórios novos, mas também para aqueles que estão passando por momentos de crise.
Sim, o seu paciente está no mundo digital. Além disso, arriscamos dizer que mais da metade deles utiliza a internet para buscar por consultas.
O investimento em presença digital começa por um bom site médico. O site será seu cartão de visitas, além de gerar a primeira impressão que o paciente terá do seu trabalho.
Alguns dos detalhes que devem ser pensados na hora da criação do seu site médico incluem:
Outro ponto importante é a sua otimização para os motores de busca, como o Google. Ou seja, ações e estratégias que tornam a sua página fácil de ser encontrada nas pesquisas da internet.
Além disso, é importante ter um blog dentro do site. Ele será uma ferramenta essencial para a criação e desenvolvimento de marketing de conteúdo. Para o Google, os blogs são meios necessários para fortalecer uma presença digital. Isso porque eles também contribuem para o ranqueamento do seu site.
E não pense que é preciso investir em uma grande equipe. Hoje, existem várias plataformas em que a utilização dos recursos é simples. Você também pode hospedar o seu site sem grandes problemas (e sem um grande investimento).
O iMedicina, por exemplo, oferece um excelente serviço para os profissionais interessados em iniciar sua presença digital com um site médico.
Falando em Google, não podemos esquecer da ferramenta Google Meu Negócio.
Por meio dela, seu consultório ou clínica é colocado no radar do Google Maps. Ou seja, sempre que alguém pesquisar pelo serviço que você presta, dentro da sua cidade, seu endereço e contatos serão listados.
Quando alguém buscar por um profissional na sua área de atuação ou dos profissionais de sua clínica, o Google passará todas as informações sobre o seu consultório. Isso inclui o endereço da clínica, telefone, horário de funcionamento, fotos do local e até as avaliações publicadas por seus pacientes.
Nem precisamos dizer que 90% dos seus pacientes também estão nas redes sociais, não é mesmo? Segundo pesquisa divulgada em 2018 pelo We Are Social, o Facebook e o Instagram são as mídias mais utilizadas no Brasil.
Juntamente com o site do seu consultório, você pode produzir postagens que gerem autoridade e que o tornem uma referência na especialidade.
Mas, atenção! O conteúdo deve ser produzido com cuidado. Além de ser importante conhecer a característica de cada uma das redes sociais, é preciso estar atento às regras de publicidade do Conselho Federal de Medicina.
Para que as dicas anteriores possam ajudar no crescimento do seu consultório, é primordial que ele tenha uma gestão organizada.
Determinar protocolos e guias de procedimentos podem ajudar nessa organização.
No dia a dia, incentive a equipe a manter essa rotina. Por exemplo, separe as guias por convênio e priorize um relatório diário de cada um deles. Crie estratégias para facilitar o processo de faturamento, dentre outros processos.
Há diversas opções de softwares voltados à gestão de clínicas e consultórios. O iMedicina é um deles!
Não podemos falar de crescimento sem mencionar redução de custos.
Ter uma melhora no faturamento do consultório com certeza ajudará no crescimento do seu negócio. Seja para investir em novos equipamentos ou até mesmo para adaptações na infraestrutura da clínica.
Assim, para começar, faça uma análise dos últimos investimentos e perceba se o percentual de retorno obtido atinge sua expectativa.
O uso de estratégias — e um bom planejamento — de redução de custos possibilita encontrar meios de otimizar esses gastos básicos, ainda que seja de forma gradual.
Se você tem dificuldade em lidar com números e planilhas, vale a pena investir em um software médico.
Com o uso de apenas uma ferramenta, é possível acessar e executar tarefas na nuvem. Por ele, você faz a gestão de todo o atendimento médico, a administração da agenda e do setor financeiro.
No iMedicina, por exemplo, é possível gerar relatórios e gráficos automáticos que mostram, de forma prática e visual, detalhes sobre as finanças do seu negócio. Isso permite uma análise mais completa sobre a situação financeira do consultório, em menos tempo.
Além disso, o software do iMedicina oferece diversas ferramentas digitais importantes para a rotina médica, como:
Não se preocupe com a segurança dos dados do profissional e do paciente. Os melhores softwares médicos contam com protocolos de segurança avançados. Além disso, alguns sistemas oferecem o armazenamento das informações na nuvem, salvamento automático dos dados, servidores confiáveis e outros protocolos de segurança do sistema.
Pesquisa bem antes de escolher o seu software médico!
Você já deve ter ouvido falar de que é mais barato fidelizar pacientes já atendidos do que captar novos, não é? Fidelizar pacientes vai muito além de prestar um atendimento de qualidade. É preciso agregar valor ao serviço, de forma que o paciente perceba esse diferencial.
Oferecer agendamento online de consultas, investir em um bom ambiente e no treinamento da equipe também são critérios que ajudarão o seu consultório a crescer.
Outra dica é investir em e-mail marketing. Essa ferramenta é um dos recursos mais efetivos no relacionamento médico-paciente.
Com uma boa plataforma de envio de e-mail marketing é possível enviar;
Após atrair e fidelizar novos pacientes, não se esqueça de avaliar e pedir um feedback dos atendimentos.
Ferramentas de NPS (Net Promoter Score) revelam o grau de fidelidade dos consumidores com relação ao serviço adquirido. Mais do que isso, essa é uma ferramenta segura e inteligente que pode nortear a tomada de decisão sobre os rumos do consultório.
Pronto para implementar as dicas em seu consultório? Esperamos tê-lo ajudado. Caso queira saber mais, não deixe de conferir o e-book gratuito sobre como ter mais resultados no consultório!
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