Com o intuito de aumentar a lucratividade, a maioria das clínicas e consultórios dedica-se exclusivamente à atração de pacientes. No entanto, é necessário desenvolver ações que ajudem a fidelizá-lo, o que pode ser feito através do marketing de relacionamento para médicos.
Você conhece essa estratégia? Neste post, além de explicar como ela funciona, traremos algumas dicas de ferramentas que contribuem para a fidelização dos pacientes. Ficou interessado? Então, continue a leitura.
O que é marketing de relacionamento para médicos?
O marketing de relacionamento é uma estratégia muito utilizada por grandes empresas de diferentes setores. A sua prática se tornou mais comum a partir do momento em que os consumidores se tornaram mais exigentes e, além da qualidade do produto ou serviço, desejam ter uma experiência de compra.
Ademais, trazendo para a realidade dos profissionais de saúde, esse tipo de marketing destina-se a encantar os pacientes em todas as etapas da trajetória que o leva a agendar uma consulta, iniciando no momento da procura por um médico.
Assim, o marketing de relacionamento para médicos consiste em ações que visam aproximar o profissional do paciente e tornar o atendimento mais humanizado, de modo que ele se sinta acolhido e satisfeito com o serviço prestado.
Por isso, essa é uma estratégia que deve ser realizada apenas por quem deseja ser reconhecido pela excelente experiência que fornece aos seus pacientes e, consequentemente, tornar-se uma referência na sua área de atuação.
Como aplicar o marketing de relacionamento para médicos no consultório?
O objetivo do marketing de relacionamento para médicos é encantar o público. Dessa forma, as ações buscam melhorar aspectos que são mais apreciados pelos pacientes, tais como, o agendamento de consultas, a cordialidade dos funcionários e o pós-atendimento.
Assim, para implementar uma estratégia eficaz, todos os processos internos do consultório precisam ter como foco a experiência do paciente. Então, para aplicá-la, você pode utilizar os seguintes recursos:
- disparo de e-mail marketing com conteúdos de interesse e orientações;
- postagens informativas na redes sociais;
- treinamento dos funcionários para oferecerem atendimento humanizado;
- agendamento online de consultas;
- envio de mensagens para lembrar e confirmar consultas.
Agora que você entende o conceito de marketing de relacionamento e conhece algumas formas de colocar essa estratégia em prática, precisamos falar sobre algumas ferramentas que irão auxiliar no desenvolvimento dessas ações.
Conheça algumas das principais ferramentas de marketing de relacionamento para médicos
Quem deseja fidelizar os seus pacientes precisa conhecer as principais ferramentas de marketing de relacionamento para médicos. Dessa maneira, estará um passo à frente da concorrência e conhecerá as necessidades e anseios do seu público.
Ademais, médicos que criam um relacionamento saudável com seus pacientes passam a ser vistos de forma positiva, melhorando a sua reputação e imagem. A seguir, conheça essas ferramentas de marketing de relacionamento.
1) Pesquisas de satisfação
A melhor maneira de identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, é conhecendo a opinião dos seus pacientes. Neste sentido, elabore pesquisas de satisfação sobre os fatores que mais impactam na experiência deles, como o atendimento e agendamento.
Ainda, essas pesquisas podem ser feitas de forma manual, com a entrega de um questionário impresso para o paciente ao fim de uma consulta, ou eletrônica, através do disparo de e-mails. Para ter bons resultados, as respostas coletadas precisam ser analisadas e se transformarem em pontos de melhoria.
2) SAC
O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é um recurso muito comum em empresas que lidam com o público. Oferecer esse canal de comunicação para os pacientes contribui para estreitar e sedimentar o relacionamento.
Ademais, o propósito do SAC é ouvir a reclamação do paciente e mediar a solução do problema. Consequentemente, ele se sentirá respeitado e ficará satisfeito com o atendimento.
3) Atendimento humanizado
A humanização do atendimento é um conceito que se popularizou e se tornou obrigatório, principalmente para consultórios e clínicas médicas. Afinal, na maioria dos casos, quem procura assistência médica está fragilizado.
Dessa forma, o paciente espera ser bem acolhido por você e seus colaboradores. Assim, promova a capacitação da sua equipe e faça com que a empatia, o respeito, a atenção e a cordialidade sejam características encontradas no seu consultório.
4) CRM
Trata-se de uma ferramenta utilizada por grande parte das empresas, pois, permite uma gestão mais assertiva dos clientes. O Customer Relationship Management (CRM), ou software de Gestão de Relacionamento com o Cliente tem o consumidor como foco.
Ademais, a ferramenta centraliza todos os dados dos pacientes, mantendo-os atualizados. Além disso, permite acompanhar todas as interações dos pacientes com seus canais de comunicação.
5) Benchmarking
Benchmarking é um método de avaliação que compara a sua clínica ou consultório com o serviço oferecido pela concorrência. A partir dos resultados obtidos é possível conhecer as ações do concorrente que alcançaram os melhores resultados.
Por isso, o benchmarking é visto como uma importante ferramenta de marketing de relacionamento para médicos. Manter uma rotina de comparação das empresas favorece a gestão administrativa do negócio.
6) E-mail marketing
O e-mail marketing é um recurso importante para estabelecer um relacionamento com o paciente e manter um canal de comunicação ativo com ele. Através da ferramenta você pode distribuir conteúdos de interesse do público, dar orientações sobre tratamentos e cuidados com a saúde.
Ainda, o e-mail marketing também pode ser utilizado para o envio de pesquisas de satisfação. Quando o recurso é utilizado por meio de um software médico, as respostas são automaticamente mensuradas, facilitando todo o processo.
7) Agendamento online
Pode não parecer, mas o agendamento online é uma funcionalidade de marketing de relacionamento para médicos. Isso porque impacta diretamente na experiência do paciente, ajudando a fidelizá-lo ao consultório.
Ademais, este recurso pode ser integrado à agenda médica. Com isso, além da atualização em tempo real, o paciente receberá lembretes e mensagens de confirmação de consultas, tudo isso de forma automática.
Assim, como você pode perceber, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para estabelecer uma relação próxima com o paciente e promover a sua fidelização. Então, não perca tempo e passe a usá-las no seu consultório.
Portanto, com a leitura deste artigo, você já tem as informações necessárias para desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento para médicos. Assim, você encanta os seus pacientes e se torna uma referência na qualidade dos serviços prestados.
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