A importância do Marketing Médico nos momentos de crise

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Com o aumento do uso das redes sociais, muitos profissionais de saúde estão fortalecendo suas comunicações digitais e aproveitando todas as ferramentas que o marketing médico oferece.

O Instagram e Facebook têm ganhado muita relevância dentro das estratégias dos consultórios, principalmente em tempos de crise, quando estabelecer um relacionamento próximo com as pessoas é decisivo para continuar atraindo e conquistando pacientes fieis.

Por isso, é muito importante que, mesmo em momentos difíceis, haja investimento em ferramentas de marketing para que o seu nome continue presente na vida dos pacientes. Quando há uma crise de saúde então, torna-se fundamental. 

Continue a leitura deste post e entenda como o marketing médico é ainda mais relevantes durante uma crise.

Marketing Médico em momentos de crise

O marketing médico vem crescendo muito, tornando-se um diferencial quando o assunto é ser referência na área da saúde.

Mas para que sua atividade digital tenha um bom alcance e bons resultados, é preciso criar algumas estratégias de comunicação, que devem ser utilizadas frequentemente, desde que respeitem as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM)

É preciso entender que os resultados não chegam de uma para outra. Marketing, assim como relacionamento com o paciente é construído pouco a pouco. Por isso, é indispensável ter regularidade quando falamos em estratégias de marketing.

Se você tem estratégias que geram resultados consistentes, nos tempos de crise em que todos são afetados, você acaba ficando em um cenário muito mais favorável. Isso porque a sua autoridade na área já estará consolidada e sua base de pacientes acaba se tornando mais fiel.

Marketing médico digital

O marketing médico digital é um dos grandes aliados para o seu consultório ou clínica atingirem esses resultados constantes.

Contudo, engana-se quem pensa que é necessário apenas ter um site ou estar presente nas redes sociais: para garantir os agendamentos de consulta efetivos, é preciso oferecer ferramentas que facilitam a chegada do paciente ao consultório e se tornar referência.

De nada adianta ter um site que traz informações irrelevantes e não facilita o agendamento da consulta. Da mesma maneira, não resolve manter um perfil em rede social se você não entende as necessidades do seu paciente e como criar uma conexão real com ele.

É preciso também considerar a jornada do paciente, seu comportamento e as demandas do próprio consultório. Se chega muito paciente até você mas eles nunca voltam, seu esforço de marketing precisa ser focado em fidelizá-los. Já quando os pacientes tem dificuldades para encontrar o seu atendimento, é preciso focar em uma estratégia de aquisição, ativação e manutenção.

Assim, quando os tempos de crise baterem à porta, você sofre menos com a rotatividade de pacientes, dependência de convênios e dificuldades de atrair novas pessoas.

Foco em relacionamento

O marketing médico, seja ele em qual tempo for executado, deve ter um pilar irrefutável: a construção do relacionamento com o paciente.

Apenas o relacionamento bem desenvolvido, pautado na confiança e respeito, consegue garantir uma agenda lotada.

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É o relacionamento que atrai, fideliza e encanta seu paciente, fazendo com que ele não troque seus serviços médicos, mesmo nos cenários mais complicados da economia.

Ferramentas de marketing médico

Algumas ferramentas de marketing médico digital estão sendo bastante utilizadas em clínicas e consultórios com uma estratégia bem elaborada. Conheça algumas, a seguir.

Site

Ter um bom site médico para você ou sua clínica é muito importante, pois isso fortalece sua comunicação online em vários pontos da jornada de decisão do paciente. Normalmente, eles pesquisam os consultórios na internet, mesmo se tiverem recebido uma indicação de amigos ou familiares.

Assim, obter confiança na imagem que a clínica passa na internet é essencial para que o paciente avance para o próximo passo. Hoje, um site responsivo — que se adapta em todos os dispositivos — torna-se um divisor de águas quando o assunto é presença digital, a maior parte das pessoas se conectam por um celular.

Ainda, no site, seus pacientes devem encontrar informações sobre sua especialidade, sua formação, eventos que seus profissionais participaram, dias e locais de atendimento, dados sobre cuidados médicos e orientações sobre exames, por exemplo.

Além disso, dentro dele, você ainda poderá fornecer outros conteúdos que vão complementar a sua estratégia, como artigos, dicas, e-books e outros materiais.

E usando as palavras-chave corretas, com otimização de SEO, seu nome no Google pode ficar nas primeiras páginas. Assim, você será encontrado mais facilmente e terá mais chances de influenciar na decisão do paciente.

E-mail marketing

Você já pensou em utilizar os e-mails de relacionamento a seu favor? As estratégias de conteúdo em e-mail marketing podem fazer seu paciente se sentir querido e lembrado.

Assim, o envio dessas mensagens pode ser utilizado para que você relembre seus pacientes de agendar os retornos das consultas, para enviar dicas de cuidados e saúde, para felicitá-los nos aniversários e divulgar novos procedimentos ou atendimentos em sua clínica. 

Para tanto, é preciso apenas que, na hora do cadastro dos seus pacientes, eles forneçam o e-mail que mais usam. Dessa forma, você estará estreitando o relacionamento com o seu paciente e mantendo o seu nome sempre em evidência, sem ser invasivo e inconveniente.

Redes sociais

Como já mencionamos, as redes sociais são importantes ferramentas para o relacionamento com o paciente. Sim, essa pode ser uma ótima forma de se manter próximo do seu público-alvo, possibilitando que você faça anúncios e crie conteúdos para direcionar seus pacientes para o agendamento online.

Assim, nas redes sociais, você pode explorar:

  • conteúdos de qualidade;
  • dicas de saúde;
  • informações sobre cuidados diários;
  • informar sobre eventos ou datas importantes.

Ainda, dê a possibilidade de seu paciente usar esse espaço para tirar as dúvidas e convide-os a fazer uma visita para saber mais. Essa pode ser uma das estratégias para alavancar os números.

Prontuário eletrônico

Contar com boas ferramentas para gerenciar seu atendimento e otimizar o dia a dia de sua clínica também é essencial.

Nesse sentido, o iMedicina disponibiliza prontuário digital gratuito para que você organize a rotina de seu consultório e ofereça o melhor para seus pacientes. Além disso, seu paciente pode fazer agendamento online e contar com o recurso de telemedicina, para garantir o distanciamento social, por exemplo. 

Quer entender melhor como o marketing médico pode te ajudar? Converse com um consultor!

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