Você sabe o que é a jornada do paciente? Essencialmente falando, é o caminho que uma pessoa percorre até se tornar um paciente do consultório efetivamente, com a consulta realizada.
Ou seja, é toda a experiência que o paciente desenvolve desde quando sente a necessidade de buscar um médico. Seja na identificação de algum sintoma ou por vontade de realizar uma consulta por prevenção ou até mesmo por motivos estéticos.
A atual jornada do paciente é reflexo das mudanças de comportamento do paciente trazidas pela transformação digital. Isso quer dizer que as jornadas de consumo de produtos e serviços passaram a acontecer pelos canais digitais.
É essencial que o médico tenha uma presença digital forte para se destacar dos outros profissionais de saúde e ser encontrado nesse meio. Quando o médico consegue consolidar sua presença nos ambientes online, ele demonstra credibilidade e confiança, atraindo a atenção dos usuários para transformá-los em pacientes.
Isso porque é fácil encontrar informações sobre médicos e especialidades, buscar avaliações de outros pacientes e interagir de forma online. As pessoas estão cada vez mais conectadas e com poder de decisão, assumindo o controle no processo de escolha.
Contudo, o que vai fazer com que determinada pessoa escolha um médico? E, se existem vários profissionais de saúde que oferecem o mesmo tratamento, como se destacar?
Para responder essas perguntas, é necessário que o médico saiba realizar ações estratégicas com a presença digital. Isto é, para conseguir fazer com que uma pessoa se converta a paciente, tomando a ação de agendar uma consulta, é preciso entender os canais digitais apropriados e como se dá a jornada de consumo.
O artigo destacará a seguir as importantes inovações tecnológicas utilizadas na saúde e como elas ajudam na jornada do paciente, deixando o caminho mais digital e moderno.
As inovações tecnológicas para clínicas e consultório são de grande importância para o mercado da saúde. Elas fazem parte da atração e fidelização dos pacientes entre os mais diversos recursos e estratégias do marketing médico.
As inovações também proporcionam o fortalecimento da carreira médica ao enfrentar os mais diversos desafios diários, que vão além da consulta, como a gestão do consultório, das finanças, do atendimento etc.
Dessa forma, os médicos conseguem novos atendimentos e ampliação do faturamento. Mas como fazer? Algumas ferramentas são essenciais para se destacar frente aos outros profissionais de saúde. O artigo destaca abaixo algumas delas, que agregam valor tanto para o momento do atendimento, quanto para o “antes” e “depois” da consulta.
Ressalta-se que o período anterior à consulta se refere ao momento em que o paciente está em busca de informações: médico e tratamentos. Já o pós-consulta é o momento em que o consultório traça estratégias para manter a comunicação ativa com o paciente a fim de fidelizá-lo.
O software médico auxilia o profissional da saúde no processo de gestão do consultório, atração e fidelização de pacientes. É o carro chefe para a realização de diversas atividades estratégicas e faz parte da modernização e atualização do consultório.
Entre as funcionalidades principais, estão: agenda eletrônica; prontuário eletrônico; telemedicina; organização financeira; gestão administrativa; ações de marketing médico e relacionamento com pacientes.
Prático, seguro e eficaz. Aqui são reunidas todas as informações dos pacientes, desde dados de identificação, consultas, prescrições de medicamentos, exames, cirurgias.
Com o prontuário eletrônico, os médicos conseguem acessar todas as informações do paciente mesmo não estando no consultório. E, além desta conveniência, outro benefício é não precisar destinar um espaço físico no consultório para armazenar os prontuários em papel.
Com segurança, essa ferramenta permite que os arquivos fiquem armazenados em nuvem, sem consumir também espaço no HD do computador.
Muito disseminada especialmente durante o período da pandemia do Covid-19, que exigiu o distanciamento das pessoas, a Telemedicina trouxe seus benefícios.
O acompanhamento à distância do médico ao paciente evita deslocamentos das pessoas e permite atendimento de outras que estão muito distantes fisicamente, em outra cidade ou até mesmo estado.
Essencial para os dias de hoje, o agendamento online é uma inovação de grande importância na modernização do mercado da saúde.
Como comentado anteriormente, o paciente digital necessita de ferramentas para tornar mais práticas a interação com o consultório médico.
Com a integração da agenda médica, essa estratégia é relevante e interessante ao médico que tem acesso a seus horários em tempo real, evitando problemas com marcações e desorganização.
Uma das formas de promover uma comunicação com o paciente é realizando a automação de marketing médico. Essa ferramenta encaminha e-mails e mensagens de maneira automática aos pacientes cadastrados na clínica.
E qual deve ser o conteúdo? Informações aos tratamentos oferecidos; temas atuais, datas festivas, entre outros. Tudo para manter o paciente interessado e com o relacionamento mais próximo.
A presença digital do médico é um dos quesitos mais fundamentais para a atração e fidelização do paciente na jornada do paciente atual. Conforme mencionado anteriormente, os pacientes digitais utilizam fortemente o ambiente virtual para fazer suas decisões de consumo.
Dessa forma, para serem encontrados por quem busca o serviço médico, os profissionais necessitam estar online. Mas, mais do que estar no ambiente virtual, são necessárias ações eficazes de marketing médico para estabelecer o engajamento dos usuários.
Cada vez mais inovadoras, as ferramentas auxiliam e intensificam a jornada do paciente em todas as fases do processo. Elas possibilitam que o profissional seja encontrado no ambiente digital; ajudam a nutrir essa pessoa com informação suficiente para que ele seja o médico escolhido; auxiliam o atendimento e ainda ajudam na manutenção da relação com o paciente mesmo após o tratamento.
A tecnologia também permite uma diferenciação e destaque do trabalho médico, além de favorecer a criação da autoridade do seu trabalho para o público.
Veja só como a tecnologia auxilia na jornada do paciente:
Antes do atendimento, o usuário online inicia contato com as estratégias de marketing digital do médico o encontrando por meio dos sites, artigos de blog, posts em redes sociais ou sistemas de agendamentos online.
Durante o atendimento, o paciente pode observar a inovação no consultório com a utilização de software médico e prontuários eletrônicos. Dessa forma, o atendimento é mais ágil e organizado, ajudando a melhorar a experiência do paciente com o serviço oferecido.
Já na pós-consulta, o paciente manterá o contato com o médico a partir da continuidade do tratamento, engajamento em plataformas sociais, e-mail marketing e outras ações que auxiliam na sua fidelização ao consultório.
Gostou do artigo? Baixe o Guia da Jornada do Paciente e fique ainda mais por dentro desse assunto tão importante para o crescimento da sua base de pacientes!
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