Relacionamento

Como a tecnologia melhora o relacionamento com o paciente

O relacionamento com o paciente deve ser constantemente estimulado quando o objetivo é o crescimento do consultório. Esse vínculo, criado especialmente no momento da consulta, pode ir muito além dela, principalmente se considerarmos o poder das ferramentas digitais.

Desde redes sociais a softwares médicos, o relacionamento na medicina pode ser estreitado de maneira muito estratégica. Antes e depois dos encontros, o médico tem recursos para se manter próximo das pessoas, gerando valor à sua marca pessoal.

E, assim, o profissional conquista mais satisfação ao ver o consultório cheio e com perspectivas de mais atendimentos alinhados a seus objetivos.

Portanto, o investimento em tecnologia acaba sendo um caminho sem volta também para os profissionais da área da saúde, uma vez que tais ferramentas, quando bem utilizadas, geram resultados reais. Mas qual é a melhor forma de fazer isso?

Essa pergunta será respondida ao longo do texto, com exemplos e ações que podem ser tomadas para favorecer a sua clínica. Continue a leitura!

Como os softwares médicos ajudam no relacionamento com o paciente

Softwares médicos existem hoje em dia nas mais variadas formas, com diversas funcionalidades. Cada uma com suas particularidades, essas ferramentas são meios de tornar melhor não apenas a relação com o paciente, mas a gestão do consultório como um todo.

Permitem acesso a prontuário eletrônico

Para manter uma boa relação com o paciente, o médico precisa conhecê-lo, não é mesmo? Uma boa forma de fazer isso é manter o acompanhamento do histórico, por meio do prontuário.

Com todo o registro de consultas, exames e tratamentos passados, o profissional consegue resgatar informações de grande valia para restabelecer a conexão de um encontro anterior. Com essa conduta, o paciente infere que o médico se lembra dele e da última consulta e enxerga o cuidado e atenção dedicada ao atendimento.

O acesso a essas informações é muito mais fácil por meio dos prontuários eletrônicos, uma vez que eles conseguem estruturar toda a informação do paciente na tela de atendimento.

Sabemos que se lembrar de cada paciente com detalhes é impossível, mas demonstrar atenção é determinante para construir esse relacionamento. Com o conteúdo estruturado do prontuário digital, essa tarefa fica bem mais fácil e dinâmica.

Favorecem atendimento online seguro

Com os serviços de telemedicina liberados no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), os profissionais passaram a realizar consultas também de forma online. Para seguir os padrões rigorosos de proteção de dados e confidencialidade, é fundamental contar com a tecnologia de softwares médicos seguros.

O atendimento virtual favorece a manutenção do relacionamento com o paciente, pois consegue quebrar as barreiras físicas que impediriam um próximo atendimento ou a assistência continuada.

Possibilitam comunicação constante pré e pós-consulta

Outro ponto muito positivo para estreitar o relacionamento entre médicos e pacientes é o fato de que softwares médicos contam com sistemas automatizados de envio de e-mail marketing e outras mensagens.

Assim, antes da consulta, a pessoa recebe comunicado de confirmação, bem como orientações necessárias para o atendimento. E, então, após o encontro, é possível enviar também formulários de satisfação, assim como conteúdos que permitam a fidelização e a manutenção do contato com o paciente.

Marketing digital x relacionamento com o paciente

As estratégias de marketing médico digital têm como objetivo atrair e fidelizar pacientes, além de manter um bom relacionamento. Por meio de diversas ações, é possível agregar valor à marca do profissional da medicina, de forma que se torne autoridade e referência em sua especialidade.

Entretanto, o primeiro passo, antes de criar esse plano, é ter uma clareza sobre o perfil do paciente ideal, isto é, aquele que você gostaria de atrair para o consultório. Afinal, de nada adianta alcançar pessoas com problemas de pele se você é oftalmologista, concorda? 

Redes sociais são essenciais na relação com o paciente

O próprio nome dessas ferramentas já indica que o objetivo é estabelecer conexão entre as pessoas. As redes sociais são recursos muito favoráveis na manutenção do relacionamento com paciente, uma vez que o médico pode utilizá-las para oferecer conteúdo relevante, que atraia, ensine, fidelize e divirta o público alvo.

Em outras palavras, essa estratégia atua com a proposta de levar informação, ou melhor, solução de problemas para aquela persona específica. Dessa forma, os conteúdos buscam nutrir os usuários, de maneira que caminhem para tomar uma ação futuramente, isto é, agendar uma consulta.

Para exemplificar, um dermatologista pode esclarecer sobre inúmeras formas de cuidados gerais com a pele, fazer vídeos explicativos sobre tratamentos, entre várias outras possibilidades que geram interesse dos seguidores.

Tudo isso é uma forma de relacionamento.

Sites são aliados para ranqueamento da sua marca no Google

O médico que tem um site abre mais um canal de comunicação e, consequentemente, de relacionamento com o paciente. Em sua própria página, o profissional pode esclarecer sobre suas qualificações, os serviços que presta, bem como suas formas de contato.

Um link de agendamento online e uma aba para troca de e-mails são alguns dos exemplos que auxiliam a estratégia, pois a construção da conexão entre médicos e pacientes começa antes mesmo do agendamento da consulta.

Além disso, o blog é outra ferramenta com elevado potencial nessa construção de vínculo, uma vez que é possível trabalhar temas de grande interesse com grande impacto no público -alvo.

Por meio de textos bem elaborados e desenvolvidos conforme as boas práticas de Search Engine Optimization (SEO), o médico tem um canal que busca proximidade com quem pode consumir aquele serviço.

Materiais ricos geram credibilidade e autoridade

Outra estratégia importante de marketing médico é oferecer conteúdos gratuitos que podem orientar sobre questões de saúde. Não são orientativos sobre tratamentos específicos, claro, mas informativos sobre questões que visam melhorar a qualidade de vida.

Como isso funciona na prática? Uma mulher, que sofre de acne e está pesquisando na internet sobre o que fazer, pode se beneficiar imensamente de um e-book sobre fatores associados a essa condição.

Por exemplo, ao saber que a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) pode ter relação com o incômodo que ela está vivenciando, a paciente tem mais recursos para compreender que deve procurar um ginecologista. Por já ter baixado um ótimo material de um especialista, há chances de que ela escolha agendar com ele mesmo, certo?

Imagine que essa paciente nunca ficaria sabendo disso se tivesse que adquirir um livro sobre o assunto em uma livraria, pois dificilmente esse seria o caminho tomado por ela para resolver a questão.

É por isso que a tecnologia é uma aliada tão eficiente na busca por relacionamento, atração e fidelização de pacientes. A atenção do paciente é chamada para o seu serviço sem que ele faça muito esforço.

Vale ressaltar que é muito importante ampliar as estratégias, ou seja, não focar em apenas uma, mas contar com várias ferramentas, como os softwares médicos e redes sociais.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina.

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Escrito por
Equipe iMedicina