Como se recebe o paciente na recepção da clínica?

recepção da clínica

A qualidade do atendimento ao paciente pode ser um fator determinante para o retorno dele. Por isso, é importante buscar alternativas que otimizem a forma como ele é recebido na recepção da clínica.

Neste sentido, dedique-se a transformar a experiência do paciente em algo positivo, agradável e confortável. Neste artigo, você vai entender a importância dele ser bem recepcionado e também conhecerá algumas dicas para melhorar o seu atendimento.

Qual o papel da recepção da clínica?

Ao procurar por assistência médica, o objetivo do paciente é ser diagnosticado e/ou sanar todas as suas dúvidas com o profissional. No entanto, a forma como é recepcionado pelos seus funcionários pode trazer grande impacto na experiência dele.

Além de cuidar dos agendamentos, organizar o ambiente e atender aos telefonemas, a recepcionista também tem como atribuição receber os pacientes quando chegam ao consultório.

Por isso, é fundamental que esteja preparada para lidar com todo perfil de pessoas e também com todo tipo de situação. Isso porque a recepção da clínica é um dos pontos mais notados pelos pacientes e que pode ser determinante na sua fidelização.

Ademais, a área da recepção deve ser pensada estrategicamente, de modo que ofereça o maior conforto possível para os pacientes. Afinal, é ela quem provoca o primeiro impacto nas pessoas quando entram no seu consultório.

Por essas razões, a recepção da clínica é vista como o cartão de visitas do negócio. Assim, é essencial que a recepcionista represente a sua visão e valores para os pacientes, sem distinção.

Qual a importância de melhorar a recepção da clínica?

A recepção da clínica deve ser considerada um ambiente estratégico, pois tem o potencial de impactar positivamente o paciente, fidelizando-o. Neste sentido, é fundamental que a recepcionista utilize uma linguagem adequada e demonstre empatia pelos pacientes.

Ademais, quem procura atendimento médico normalmente está lidando com algum desconforto, angústia ou preocupação. Por isso, o mínimo que ele espera é ser bem recebido no seu consultório.

Outrossim, com um mercado cada vez mais concorrido, é necessário buscar novas formas de se diferenciar da concorrência. Ao oferecer um atendimento de qualidade, os pacientes percebem o seu esforço e passam a tê-lo como referência.

Enfim, essas são algumas das razões que explicam a importância de promover melhorias na recepção da clínica. Porém, se você não sabe como fazê-lo, continue a leitura do texto para conhecer algumas dicas sobre o assunto.

Como receber o paciente na recepção da clínica?

Quando se fala de promover mudanças, geralmente, a ideia é associada a grandes transformações que exigem investimento e tempo. Porém, para melhorar a recepção da clínica você precisa apenas oferecer aquilo que todos os pacientes procuram: conforto e praticidade.

Como você verá a seguir, essas melhorias envolvem o ambiente da clínica, a capacitação dos seus colaboradores, o uso de novas tecnologias e a padronização do atendimento. Então, conheça mais sobre como receber o paciente.

Capacite seus funcionários

Embora o ambiente da recepção tenha sua influência na impressão do paciente, é a recepcionista quem tem o poder de impactar positiva ou negativamente a experiência dele com o seu trabalho.

Por isso, o primeiro passo é estabelecer um bom processo seletivo a fim de contratar uma profissional que atenda as suas necessidades. Entre as características mais importantes, ela precisa ser cordial, gostar de trabalhar com público, ter escuta ativa e ser capaz de transmitir confiança.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Porém, para que ofereça o nível de atendimento que você deseja, é de extrema importância investir em capacitação. Com isso, a recepção da clínica será ocupada por uma pessoa qualificada e especializada em lidar com o público.

Invista em tecnologia

Em consultórios não informatizados, o paciente costuma ter que aguardar por longos períodos até que todas as suas informações sejam coletadas e/ou preenchidas pela secretária. Além disso, a marcação de consultas é um processo lento e complexo.

Desse modo, mesmo que a recepcionista desempenhe um ótimo trabalho recebendo os pacientes, eles permanecerão insatisfeitos. Assim, para mudar a realidade do consultório, utilize a tecnologia a seu favor.

Ainda, a informatização da gestão já é uma prática adotada pelos seus concorrentes. Então, invista na implementação de ferramentas que otimizem a gestão e, principalmente, agilizem o atendimento dos pacientes.

Neste sentido, é imprescindível contar com um software médico que disponha de prontuário eletrônico, agendamento online, módulo financeiro, plataforma de telemedicina, envio de lembretes automatizado e agenda médica integrada,

Garanta um ambiente acolhedor

Assim como a recepção da clínica influencia na satisfação dos pacientes, a qualidade do ambiente também exerce grande impacto. Dessa forma, não basta apenas investir em tecnologia e capacitação.

Para que as pessoas se sintam acolhidas ao entrar na sua clínica, o espaço físico também precisa ser otimizado. Algumas dicas que podem contribuir com esse propósito são:

  • utilização de cores claras na pintura, evitando tons escuros;
  • disponibilize cadeiras ou poltronas confortáveis e que sejam acessíveis para pessoas com necessidades especiais e idosos;
  • ofereça alternativas de entretenimento enquanto esperam, tais como, televisão, rádio, jornais e revistas;
  • tenha sempre lanchinhos, água e café na sala de espera.

Ofereça atendimento humanizado

O atendimento humanizado deve ser o ponto de atenção da sua clínica ou consultório. Caso contrário, você pode ter o melhor ambiente e a melhor estrutura, mas continuará sendo mal avaliado pelos pacientes.

Então, capacite todo o seu time para humanizar o atendimento. Isso significa tratar o indivíduo como um ser único, dedicando tempo para ouvi-lo, demonstrando empatia e respeito. Esse tipo de atendimento olho no olho fará toda a diferença na percepção deles.

Mantenha os funcionários informados

Outra situação que costuma frustrar os pacientes é a falta de informação. Quando entram em contato com o consultório, eles precisam obter a resposta para suas questões. Porém, nem sempre a culpa é da recepcionista ou da secretária.

Ainda, o mais comum é que o médico não mantenha sua equipe informada sobre possíveis mudanças de horários, encaixes de pacientes, alterações nos valores, convênios aceitos, entre outros.

Seja pontual

Ao agendar uma consulta, o paciente espera ser atendido no horário combinado. A necessidade de esperar por longos período traz um grande impacto negativo na experiência dele, sendo até motivo para não retornar. Por isso, envolva toda sua equipe no esforço de manter a pontualidade. Mesmo nos dias atuais, ser pontual é um diferencial. 

Padronize o atendimento

Para que a recepção da clínica seja bem avaliada pelos pacientes, é importante que a recepcionista mantenha o padrão no atendimento. Assim, todos os que entrarem no ambiente receberão o mesmo tipo de tratamento.

Para tanto, você precisa realizar o mapeamento de todos os processos que envolvem o atendimento na clínica. Com isso, treine seus funcionários para que sigam as mesmas etapas a cada novo paciente.

Enfim, para ter um atendimento de alto nível e reconhecido pelo seu público, invista em melhorias. Quando a recepção da clínica cumpre o seu papel, o paciente sai satisfeito do ambiente e pronto para indicar o seu trabalho para amigos e familiares.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: