Como a comunicação aprimorada com o paciente pode evoluir seu consultório

consultório

Quando um paciente chega para um primeiro atendimento em um novo consultório, tudo é novidade: o médico, o espaço, a recepção, a equipe. Ele chega repleto de dúvidas e preocupações. Então, quanto melhor for o relacionamento com o paciente, melhor ele se sentirá no consultório.

A comunicação é um fator importante e contribui para proporcionar o aumento da confiança e segurança do paciente com o atendimento. A escolha das palavras, a entonação da voz, o modo como o médico se aproxima, a atenção e o cuidado, tudo faz parte do diálogo que contribui com a construção e fortalecimento dessa relação.

Mas, o processo de comunicação com o paciente começa mesmo antes do agendamento da consulta no consultório. Então, a equipe deve estar preparada para manter a mesma conduta com o paciente. Muitas vezes é com a recepção que é feito o primeiro contato. Assim, deve-se ressaltar que a comunicação tem poder de estabelecer o relacionamento, pois é por meio dela que as interações acontecem.

Imagina se você liga para um consultório e não é bem atendido ou demora a conseguir um contato? Você acaba desistindo de fazer o agendamento ou não desenvolve uma empatia e confiança pela clínica logo de início.

Por isso é que dizemos que a experiência do paciente começa mesmo antes de iniciar o atendimento. Ela passa pelas informações encontradas em páginas de buscas na internet e redes sociais sobre o consultório ou sobre o médico. Segue com o contato com a secretária, seja por telefone, e-mail, aplicativos de mensagens. Tem a conexão fortalecida quando o paciente chega ao consultório para o atendimento médico, passando pelo acolhimento e assistência da recepção. Ainda, continua na pós-consulta, com a constante troca de informações na comunicação entre paciente e consultório.

Por isso, a seguir, o artigo abordará como este relacionamento com o paciente, envolvendo a comunicação, pode evoluir o consultório. Além disso, listará algumas dicas de como o médico pode aprimorar a comunicação com o paciente.

Como o bom relacionamento pode impactar nos negócios do consultório?

O relacionamento entre paciente e médico muitas vezes inicia-se pela comunicação do próprio consultório, por sua recepção. O desenvolvimento de um bom relacionamento é importante para atrair e fidelizar os pacientes, impactando positivamente nos resultados do consultório.

Por exemplo, observa-se um melhor engajamento dos pacientes quando há uma comunicação permanente entre médicos e pacientes, seja por aplicativos ou plataformas sociais. Nota-se também que quanto maior for o engajamento online do paciente, melhor será o seu grau de satisfação com o serviço prestado.

Outro destaque é em relação ao acompanhamento do paciente durante o pós-consulta. Envio de mensagens, lembretes de retorno, informações sobre exames, novas consultas ou estar à disposição do paciente para retirar novas dúvidas, impacta positivamente a experiência e ajuda o paciente a se manter fiel ao consultório.

E como o médico pode aprimorar a comunicação com o paciente?

O artigo abordará neste tópico algumas dicas estratégicas de como o médico pode aprimorar a comunicação com o seu paciente. Isso porque, o relacionamento com o paciente inicia mesmo antes da consulta, como já mencionado várias vezes anteriormente. Então, todos os passos são importantes no estabelecimento de uma boa relação. Vamos a eles!

Atendimento humanizado no consultório

O paciente deve se sentir acolhido, já que está procurando um profissional de saúde por algum motivo. Muitas vezes, fragilizado, ele requer um atendimento dedicado.

A equipe do consultório deve estar preparada e treinada para agir com muita educação e respeito para que ele se sinta bem. O foco é o paciente.

Enquanto espera, que tal oferecer água, café ou até mesmo opções de entretenimento, como TV, revistas e disponibilizar WI-FI?

A tecnologia também pode auxiliar o atendimento humanizado. Os médicos mais modernos utilizam ferramentas como software médico, que permite o preenchimento do prontuário eletrônico. Ali, ele acessa as principais informações do paciente, como exames, prescrições, consultas anteriores e todas os dados que facilitariam a consulta. Dessa forma, o profissional de saúde pode dedicar mais tempo e atenção ao paciente durante esse momento.

Envio de e-mail

A utilização do e-mail é uma ferramenta importante no estabelecimento de contato com pacientes e possíveis pacientes. Ter um site otimizado com blogs e redes sociais é de grande importância para o fortalecimento da presença digital médica. E na parte de contato do site, o e-mail é um canal oficial de destaque.

Por ele, as pessoas podem tirar dúvidas, encaminhar documentos importantes e trocar informações com a equipe do consultório. Um visitante da página online pode se tornar paciente ao ter um bom primeiro contato por e-mail, por exemplo.

É por meio do e-mail também que são encaminhadas mensagens com lembretes de consultas; felicitações de aniversários e datas comemorativas.

Abertura de um canal de mensagem rápida

Com a correria do dia a dia, nem sempre o paciente consegue fazer uma ligação para tirar dúvida ou marcar consulta. Mais prático e fácil é encaminhar uma mensagem por aplicativos de texto, como o Whatsapp, que chegam no mesmo instante. 

Então, abrir um canal por este aplicativo pode facilitar a comunicação com este paciente. Mas, atenção! \A equipe deve estar preparada para responder prontamente as mensagens e assim proporcionar uma boa experiência. Por outro lado, e para ficar mais próximo do paciente, o consultório também pode utilizar desta ferramenta para confirmar consultas.

Marketing Médico no consultório

Um dos recursos mais estratégicos para melhorar a comunicação com o paciente e evoluir o consultório é utilizar o marketing médico. Entre os benefícios estão atração e fidelização dos pacientes. Mas como fazer isso? Tudo por meio da comunicação.

Alguns exemplos de canais utilizados pelo marketing médico: e-mail; redes sociais, aplicativos, sites e blogs.

O médico também pode comunicar com o paciente encaminhando conteúdos educativos, informativos e interativos, que é uma maneira de cuidar, educar e esclarecer dúvidas. Vale ressaltar a importância de sempre responder as dúvidas também nos canais digitais, mantendo a interação no ambiente virtual.

Todas essas ações têm o poder de aproximar o seu paciente ou potencial paciente do seu consultório, de maneira que ele agende a consulta e continue consumindo seus serviços. Por isso, a comunicação pode afetar significativamente os resultados do seu negócio! Não perca mais tempo, coloque-as em prática já!

Para se aprofundar ainda mais no assunto, baixe o Guia Definitivo do Relacionamento com o Paciente e transformar pacientes em promotores do consultório!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: