Como a comunicação aprimorada com o paciente pode evoluir seu consultório

consultório

Quando um paciente chega para um primeiro atendimento em um novo consultório, tudo é novidade: o médico, o espaço, a recepção, a equipe. Ele chega repleto de dúvidas e preocupações. Então, quanto melhor for o relacionamento com o paciente, melhor ele se sentirá no consultório.

A comunicação é um fator importante e contribui para proporcionar o aumento da confiança e segurança do paciente com o atendimento. A escolha das palavras, a entonação da voz, o modo como o médico se aproxima, a atenção e o cuidado, tudo faz parte do diálogo que contribui com a construção e fortalecimento dessa relação.

Mas, o processo de comunicação com o paciente começa mesmo antes do agendamento da consulta no consultório. Então, a equipe deve estar preparada para manter a mesma conduta com o paciente. Muitas vezes é com a recepção que é feito o primeiro contato. Assim, deve-se ressaltar que a comunicação tem poder de estabelecer o relacionamento, pois é por meio dela que as interações acontecem.

Imagina se você liga para um consultório e não é bem atendido ou demora a conseguir um contato? Você acaba desistindo de fazer o agendamento ou não desenvolve uma empatia e confiança pela clínica logo de início.

Por isso é que dizemos que a experiência do paciente começa mesmo antes de iniciar o atendimento. Ela passa pelas informações encontradas em páginas de buscas na internet e redes sociais sobre o consultório ou sobre o médico. Segue com o contato com a secretária, seja por telefone, e-mail, aplicativos de mensagens. Tem a conexão fortalecida quando o paciente chega ao consultório para o atendimento médico, passando pelo acolhimento e assistência da recepção. Ainda, continua na pós-consulta, com a constante troca de informações na comunicação entre paciente e consultório.

Por isso, a seguir, o artigo abordará como este relacionamento com o paciente, envolvendo a comunicação, pode evoluir o consultório. Além disso, listará algumas dicas de como o médico pode aprimorar a comunicação com o paciente.

Como o bom relacionamento pode impactar nos negócios do consultório?

O relacionamento entre paciente e médico muitas vezes inicia-se pela comunicação do próprio consultório, por sua recepção. O desenvolvimento de um bom relacionamento é importante para atrair e fidelizar os pacientes, impactando positivamente nos resultados do consultório.

Por exemplo, observa-se um melhor engajamento dos pacientes quando há uma comunicação permanente entre médicos e pacientes, seja por aplicativos ou plataformas sociais. Nota-se também que quanto maior for o engajamento online do paciente, melhor será o seu grau de satisfação com o serviço prestado.

Outro destaque é em relação ao acompanhamento do paciente durante o pós-consulta. Envio de mensagens, lembretes de retorno, informações sobre exames, novas consultas ou estar à disposição do paciente para retirar novas dúvidas, impacta positivamente a experiência e ajuda o paciente a se manter fiel ao consultório.

E como o médico pode aprimorar a comunicação com o paciente?

O artigo abordará neste tópico algumas dicas estratégicas de como o médico pode aprimorar a comunicação com o seu paciente. Isso porque, o relacionamento com o paciente inicia mesmo antes da consulta, como já mencionado várias vezes anteriormente. Então, todos os passos são importantes no estabelecimento de uma boa relação. Vamos a eles!

Atendimento humanizado no consultório

O paciente deve se sentir acolhido, já que está procurando um profissional de saúde por algum motivo. Muitas vezes, fragilizado, ele requer um atendimento dedicado.

A equipe do consultório deve estar preparada e treinada para agir com muita educação e respeito para que ele se sinta bem. O foco é o paciente.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Enquanto espera, que tal oferecer água, café ou até mesmo opções de entretenimento, como TV, revistas e disponibilizar WI-FI?

A tecnologia também pode auxiliar o atendimento humanizado. Os médicos mais modernos utilizam ferramentas como software médico, que permite o preenchimento do prontuário eletrônico. Ali, ele acessa as principais informações do paciente, como exames, prescrições, consultas anteriores e todas os dados que facilitariam a consulta. Dessa forma, o profissional de saúde pode dedicar mais tempo e atenção ao paciente durante esse momento.

Envio de e-mail

A utilização do e-mail é uma ferramenta importante no estabelecimento de contato com pacientes e possíveis pacientes. Ter um site otimizado com blogs e redes sociais é de grande importância para o fortalecimento da presença digital médica. E na parte de contato do site, o e-mail é um canal oficial de destaque.

Por ele, as pessoas podem tirar dúvidas, encaminhar documentos importantes e trocar informações com a equipe do consultório. Um visitante da página online pode se tornar paciente ao ter um bom primeiro contato por e-mail, por exemplo.

É por meio do e-mail também que são encaminhadas mensagens com lembretes de consultas; felicitações de aniversários e datas comemorativas.

Abertura de um canal de mensagem rápida

Com a correria do dia a dia, nem sempre o paciente consegue fazer uma ligação para tirar dúvida ou marcar consulta. Mais prático e fácil é encaminhar uma mensagem por aplicativos de texto, como o Whatsapp, que chegam no mesmo instante. 

Então, abrir um canal por este aplicativo pode facilitar a comunicação com este paciente. Mas, atenção! \A equipe deve estar preparada para responder prontamente as mensagens e assim proporcionar uma boa experiência. Por outro lado, e para ficar mais próximo do paciente, o consultório também pode utilizar desta ferramenta para confirmar consultas.

Marketing Médico no consultório

Um dos recursos mais estratégicos para melhorar a comunicação com o paciente e evoluir o consultório é utilizar o marketing médico. Entre os benefícios estão atração e fidelização dos pacientes. Mas como fazer isso? Tudo por meio da comunicação.

Alguns exemplos de canais utilizados pelo marketing médico: e-mail; redes sociais, aplicativos, sites e blogs.

O médico também pode comunicar com o paciente encaminhando conteúdos educativos, informativos e interativos, que é uma maneira de cuidar, educar e esclarecer dúvidas. Vale ressaltar a importância de sempre responder as dúvidas também nos canais digitais, mantendo a interação no ambiente virtual.

Todas essas ações têm o poder de aproximar o seu paciente ou potencial paciente do seu consultório, de maneira que ele agende a consulta e continue consumindo seus serviços. Por isso, a comunicação pode afetar significativamente os resultados do seu negócio! Não perca mais tempo, coloque-as em prática já!

Para se aprofundar ainda mais no assunto, baixe o Guia Definitivo do Relacionamento com o Paciente e transformar pacientes em promotores do consultório!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: