Consultórios online: quais são as principais inovações?

consultório online

Os consultórios online são o futuro dos consultórios tradicionais. Está cada vez mais difícil ignorar os avanços da tecnologia na saúde.

Aqueles profissionais que desejam continuar crescendo na carreira, mais cedo ou mais tarde, vão precisar se adaptar às crescentes inovações na área médica.

A tecnologia traz inúmeras possibilidades de melhoria para o setor. Cirurgias abertas e demoradas  perdem espaço para a robótica. O papel e caneta deu lugar aos prontuários eletrônicos, assim como a telemedicina rompeu barreiras físicas para prestação de assistência à saúde.

Com tanta mudança ocorrendo em tempo récorde, é normal que surjam muitas discussões sobre o assunto.

Como o relacionamento com o paciente será afetado? Quais tecnologias será necessário adaptar ao consultório para continuar obtendo resultados sustentáveis? Como ganhar competitividade em um mercado cheio de inovações?

Acompanhe o artigo e entenda melhor essas questões.

Consultórios tradicionais ficarão obsoletos?

A resposta certamente é sim! O relacionamento com o paciente já vem sendo transformado pela tecnologia há algum tempo. 

Antigamente, só procurávamos assistência médica em caso de doença. Hoje, o nível de conscientização já tomou uma proporção muito maior. Isso não significa que há pouco trabalho a ser feito daqui para frente, nesse sentido. Porém, as novas gerações já conseguem enxergar as consultas médicas como forma de prevenir doenças ao invés de apenas tratá-las.

Essa consciência, no entanto, vem do amplo acesso à informação proporcionado principalmente pelo ambiente digital.

Com ela, as pessoas também se tornaram mais investigativas e exigentes. A indicação do profissional por conhecidos é insuficiente para que o paciente tome a decisão de se consultar com ele, bem como o caderninho do convênio e sua rede credenciada deixou de ser fonte de pesquisa. 

A primeira ação tomada pelo paciente ao sentir necessidade de buscar por um médico é fazer uma pesquisa na web. Ali, encontram-se uma gama imensa de profissionais, dados sobre saúde, orientações e inclusive mitos, que se espalham bem rápido.

Uma vez que o Google se tornou o canal principal de busca por qualquer coisa, até mesmo diagnósticos, não restam dúvidas que aquele consultório tradicional, sem presença digital, que não entende as fases da jornada do seu paciente vai ficar esquecido e perder mercado para quem se adaptou às mudanças.

Quais as principais inovações dos consultórios online?

A expressão consultório online não quer dizer que haverá apenas atendimentos virtuais. Na verdade, esse é um conceito que remete às novas formas de relacionamento, atração e fidelização de pacientes. 

Como citamos anteriormente, o ambiente digital promoveu alterações significativas na forma como o paciente escolhe um profissional e lida com a saúde. Por isso, se adequar às novas necessidades do paciente e às novidades da tecnologia no setor é essencial para garantir competitividade e resultado. 

Entenda melhor a seguir.

Foco no paciente

A experiência do paciente em todos os pontos de contato com o consultório passou a fazer a diferença na construção do relacionamento.

Mesmo antes da consulta, o paciente já se comunicou com a sua marca. Por isso, é preciso se certificar que a imagem que você e seu consultório querem passar está chegando na outra ponta de maneira correta.

Treinamentos constantes com a equipe de recepção assegura que todos os processos do consultório sejam seguidos. A presença digital também passa a ter peso maior na comunicação com o paciente. É preciso se certificar que os conteúdos falam a linguagem dele para que sua mensagem seja passada de forma clara.

Durante as consultas, o atendimento humanizado, focado nas queixas do paciente aumenta a confiança. Além disso, pensar em ambientes aconchegantes e ferramentas que dão mais comodidade, como agendamento online e telemedicina são diferenciais importantes para elevar a percepção de valor com o serviço.

Por último, é preciso definir estratégias de pós-consulta para estabelecer de vez a relação e fidelizar o paciente.

Consultórios online x Integração de dados

A integração de dados já é uma das inovações mais buscadas pelos médicos em todo o mundo. No brasil, isso ganhou ainda mais força com a liberação das teleconsultas.

Softwares médicos que unificam todas as informações do paciente na nuvem viabilizam as consultas remotas, sem colocar em risco a segurança das informações.

E não é só isso! A multiplicidade de ferramentas oferecidas por esses sistemas permite que os dados do próprio consultório sejam armazenados de forma segura no mesmo ambiente. Assim, é possível controlar a gestão e acompanhar os compromissos de qualquer lugar com internet.

A integração dos dados possibilita ainda que as decisões para planejamento sejam com mais assertividade, já que o sistema organiza as informações de forma estruturada. 

Mais acesso à assistência

Uma das principais inovações dos consultórios online é a ampliação do acesso às informações de saúde.

A telemedicina veio para ficar. Essa ferramenta consegue levar auxílio médico especializado em locais onde há escassez de profissionais. Com isso, os diagnósticos se tornam mais ágeis, podendo evitar complicações de saúde devido ao atendimento mais célere.

O atendimento remoto também diminui a concentração de pessoas dentro das unidades de saúde, já que algumas consultas podem ser realizadas de casa. Dessa forma, aqueles consultórios lotados, com pessoas se amontoando enquanto aguardam atendimento vão perder espaço para os aqueles onde os profissionais conseguem dar mais conforto e comodidade aos seus pacientes.

No entanto, não é so a telemedicina que amplia o acesso às informações de saúde. O meio digital é um poderoso canal para educar a sociedade. As redes sociais, sites e blogs podem e devem ser utilizados como forma de orientar às pessoas, enquanto gera confiança e divulga o trabalho do profissional.

Um bom marketing médico posiciona o consultório no ambiente virtual estrategicamente, informa e conduz o paciente durante todas as fases de sua jornada, ao passo que aumenta a credibilidade do profissional.

Quer saber mais sobre presença digital para médicos? Leia o artigo Marketing Médico X Presença Digital: Por Que Você Precisa Ter? e entenda como isso é importante para os seus negócios. 

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