Coworking para médicos: o que é e como funciona?

coworking para médicos e confira algumas dicas para escolher espaços diferenciados e modernos para atender pacientes.

O modelo de coworking para médicos é uma ideia que está ganhando força nos últimos anos. Enquanto muitos profissionais preferem alugar ou comprar um área reservada, alguns estão dando prioridade para outras opções na hora de fazer o atendimento.

Coworking é o nome dado a espaços colaborativos de trabalho, voltados para profissionais de inúmeras áreas diferentes, não somente da Medicina. Essa proposta já está muito consolidada em diversos países da Europa, bem como nos Estados Unidos, onde realmente surgiu esse estilo, entre muitas outras partes do mundo.

No caso da área da saúde, os espaços são arquitetados com as devidas adequações para que as consultas possam ser realizadas, como se fosse um consultório comum. Pessoas que estão saindo da faculdade, por exemplo, encontram nesse modelo uma grande oportunidade para não precisar arcar com altos custos de um aluguel.

No Brasil, o primeiro coworking foi inaugurado em São Paulo, em 2007. Desde então, muitas pessoas, médicos ou não, estão encontrando os benefícios dessa divisão do ambiente de trabalho.

Para entender o que é coworking para médicos, é essencial compreender como funciona essa divisão colaborativa do espaço profissional em geral. A seguir, você vai aprender sobre isso e entender por que é uma tendência mundial.

O que é coworking?

Coworkings são ambientes que diversos profissionais, especialmente autônomos e freelancers, utilizam para desempenhar suas funções, mas sem precisar se preocupar em alugar ou comprar uma sala específica.

Isto é, esse modelo permite que quem usufrui do espaço pague apenas pelo período que será utilizado. Por exemplo, se for trabalhar durante uma tarde, o valor pago a quem administra o coworking será referente a esse período.

Dados sobre coworking no Brasil

Essa modalidade de divisão dos ambientes profissionais está caindo no gosto dos brasileiros. Um censo de 2019, elaborado pelo Coworking Brasil, constatou que o país conta com 1.497 coworkings, sendo que, em 2015, o número era de 238.

Esse aumento mostra que o Brasil está seguindo os passos de outros países e aderindo às facilidades e transformações do trabalho. Além disso, com a pandemia de novo coronavírus, em que muitas pessoas estão trabalhando de casa, essa opção permite mais liberdade para o uso de um eventual espaço profissional.

Quais as vantagens dos espaços colaborativos?

Geralmente, os espaços colaborativos de trabalho contam com infraestrutura para a área de atuação em questão. Para exemplificar, advogados, gestores e empresários precisam de salas reservadas para manter reuniões importantes, além de silêncio para produzir.

Os coworkings oferecem tudo isso, além de áreas comuns, com serviços de café, lanches, entre outros itens, a depender de cada lugar.

No caso dos médicos, a infraestrutura é diferenciada para o exercício da profissão, algo que falaremos mais para frente no texto. De toda forma, algumas das vantagens desses lugares incluem:

  • recepção própria;
  • ajuda para organização da agenda;
  • flexibilidade no atendimento, na marcação de consultas conforme os horários escolhidos pelo médico;
  • economia, uma vez que é preciso pagar apenas pelo tempo utilizado;
  • possibilidade de relacionamento e troca constante de conhecimento com profissionais de outras especialidades.

Como escolher um coworking para médicos?

Agora que suas dúvidas sobre espaços colaborativos para trabalhar foram sanadas, é hora de entender como escolher um coworking para médicos que seja ideal para a sua prática. Confira as dicas abaixo!

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Observe a infraestrutura

Medicina é uma área que exige infraestrutura diferenciada. Portanto, a escolha de um coworking médico deve ser pensada com base justamente naquilo que é oferecido pelo lugar.

Ou seja, verifique se o espaço conta com equipamentos atualizados e salas com todo o preparo para a realização do atendimento ao paciente.

Além disso, procure saber com relação à limpeza, se existe uma equipe diariamente voltada para isso, de forma a manter os rigorosos padrões de higiene e segurança, especialmente por causa da pandemia de Covid-19.

Confira os consultórios no coworking para médicos

Antes de definir qual será o coworking onde vai atuar, você pode visitar algumas opções em sua cidade. Quando fizer isso, é muito importante que confira os consultórios, para verificar se contam com todos os itens essenciais para a sua especialidade.

Avalie a flexibilidade de reserva

Uma grande facilidade de um lugar colaborativo para atender é a possibilidade de o médico fazer a própria agenda. Para isso, é importante que ele conte com ferramentas que possibilitem agendamento online.

A partir do momento em que o profissional entende quantos agendamentos terá naquele dia, ou semana, ou mês, ele poderá alinhar isso e reservar seus horários no coworking. Mas, para isso, o local deve ser flexível para oferecer espaço ao profissional.

Conheça a localização

Muitos dos coworkings para médicos estão localizados em áreas de acesso facilitado, seja por conexão com transporte, seja pela possibilidade de estacionamento. Então, conhecer a localização é muito importante, já que isso será determinante para os pacientes.

Quanto mais estratégica for, melhor, concorda? Ter isso em mente ajuda muito no processo de atrair e fidelizar pacientes, uma vez que as pessoas buscam comodidades em suas vidas.

Impulsione seu marketing médico

Médicos atentos a tendências e inovações são valorizados pelos pacientes. Ou seja, os que buscam usar espaços modernos e sofisticados acabam também impulsionando o marketing médico. Afinal, as ações de comunicação devem ir muito além dos ambientes digitais, concorda?

Atenda de qualquer lugar

Com a telemedicina liberada no Brasil, o atendimento médico pode ser feito de qualquer lugar. A vantagem de ser em um coworking é o profissionalismo transmitido pelo especialista.

Nesse caso, um grande diferencial fica com aqueles que usam um software médico seguro, que inclui acesso ao prontuário eletrônico de qualquer lugar. Afinal, não é necessário um computador específico para verificar as informações de cada pessoa. Tudo fica armazenado na nuvem, com toda a segurança.

Busque inovar nos atendimentos

Profissionais da Medicina que estão tentando encontrar diferenciais para fidelizar pacientes podem se beneficiar muito de espaços colaborativos de trabalho.

Para isso, é muito importante que o especialista siga as orientações que apresentamos, além de fazer uma ampla pesquisa sobre coworking para médicos. É fundamental que esse lugar ofereça satisfação para o profissional, mas principalmente para quem vai receber todo o cuidado.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo Blog iMedicina.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: