Dicas para você ser um médico-gestor de excelência

Conheça alguns exemplos sobre gestão de excelência e saiba como esse tipo de conhecimento pode melhorar a sua atuação como médico.

O médico precisa desenvolver habilidades que vão além de sua formação como profissional da saúde. Atualmente, para manter um consultório ou clínica médica, é fundamental ter conhecimento de outras áreas, como de gestão e marketing.

Compreender sobre esses temas e executá-los diariamente é de grande valia para quem exerce empreende na Medicina. Isso porque estamos falando sobre geração de valor, algo que favorece consideravelmente a experiência do paciente, que se sente integralmente acolhido pelo atendimento.

Em outras palavras, o médico deve dominar sua especialidade para oferecer o cuidado tão desejado pelas pessoas. Mas é preciso ir além, uma vez que seu papel como gestor será determinante para a sustentabilidade de sua prática.

Ao longo deste texto, você vai aprender melhor sobre como adotar algumas estratégias, inclusive de marketing médico, que podem ajudar na administração do consultório e, claro, a fidelizar pacientes.

Gestão de excelência na Medicina

Gestão de excelência é um termo muito usado no mundo dos negócios e que também deve ser aplicada nos consultórios médicos. Ela está relacionada a um método que considera uma compreensão ampla de todos os elementos envolvidos para o funcionamento pleno de um negócio.

Essa proposta, na verdade, é de ampliar o atendimento, de forma que não seja apenas satisfatório. Afinal, cabe aos médicos identificar tudo aquilo que possa ser favorável para uma memorável experiência do paciente.

Dessa forma, a gestão de consultórios inclui organização de processos, da saúde financeira, bem como treinamento de funcionários, inclusão de ações de comunicação e marketing, entre outros pontos.

Visão ampla e sistêmica do consultório médico

Médicos que compreendem que seu espaço de atendimento é muito mais que o local onde recebe pacientes estão um passo à frente. Seus consultórios e clínicas devem ser pensados como lugares que promovem melhorias contínuas à vida das pessoas, de forma direta ou indireta.

Cuidados com a saúde significam a busca pelo bem-estar. Isto é, os processos que envolvem o ato de atrair e fidelizar pacientes precisa estar conectado a esse raciocínio. Com isso, desde o agendamento até o pós-atendimento, é fundamental que sua gestão transmita isso à pessoa atendida.

4 dicas para ser um médico gestor de excelência

Para compreender melhor como ser um médico gestor de excelência, a seguir, vamos detalhar algumas dicas para que você melhore a sua gestão.

Lembre-se de que, quando você administra melhor, os resultados para seus pacientes significam uma experiência memorável. Ou seja, além de sentirem-se verdadeiramente amparadas, essas pessoas acabam contribuindo para a divulgação do profissional.

1. Leia sobre gestão de consultórios

O primeiro passo para ser um médico gestor exemplar é ler sobre gestão, algo que você está fazendo neste instante! Quanto mais você se informar sobre boas práticas e modelos de administração, melhor será para a sua prática médica.

Médico gestor é mais humano

Muitos profissionais resistem em recorrer a materiais com essa temática por sentirem receio de ficar menos humanos e com uma mentalidade muito focada em negócios.

Esse é um grande equívoco, uma vez que gestão tem tudo a ver com promover atendimento de excelência, justamente centrado no bem-estar de quem é atendido.

Compreender sobre gestão faz com que o médico saiba como se colocar ainda mais no lugar do paciente e, assim, entender melhor suas demandas e tudo aquilo que é necessário para sentir que a experiência em torno da consulta foi a melhor possível.

Por isso, leia e estude sempre sobre gestão de clínicas.

2. Utilize um software médico

A digitalização é um processo essencial para os consultórios, uma vez que promove otimização e organização para a vida do médico. Apenas para exemplificar, imagine só lidar com toda aquela papelada? Ideal mesmo é concentrar tudo em um só lugar e, o melhor, que não ocupa espaço físico.

Um dos primeiros passos para colocar isso em prática é utilizar um software médico seguro, como o do iMedicina. Esse tipo de ferramenta ajuda o gestor do consultório ou clínica a organizar toda a documentação e os processos envolvidos na administração.

Por exemplo, é possível manter o prontuário clínico todo eletrônico, facilmente acessível pelo médico ou equipe envolvida no atendimento de cada paciente.

Ferramentas digitais para consultório também permitem agendamento online. Hoje em dia, as pessoas estão em busca de comodidade e, por isso, tudo que é possível resolver pela internet significa facilidade.

Com poucos cliques, o paciente marca seu horário, que fica registrado e reservado no calendário do médico automaticamente. Vale lembrar que isso vale tanto para consultas presenciais quanto para online, uma vez que a telemedicina está liberada no Brasil.

3. Faça manutenções regulares na clínica

A excelência no próprio atendimento médico é essencial para o bem-estar do paciente. E, para isso, o profissional precisa de equipamentos adequados, atualizados, higienizados e apropriados para o exercício da Medicina.

Portanto, crie uma rotina de manutenção em sua clínica, mas não apenas dos seus aparelhos.

Por exemplo, verifique se a recepção está com todas as lâmpadas funcionando, se os monitores da secretaria estão em boas condições, se os fios não oferecem riscos, entre outras questões relevantes para a eficiência e segurança do ambiente.

Podemos reforçar, ainda, que essas práticas de manutenção ajudam inclusive economicamente, pois é melhor cuidar do que reparar, concorda?

Sustentabilidade é muito valorizada

As manutenções têm uma relação importante também com práticas sustentáveis. Avalie quais elementos em sua clínica podem ser otimizados e melhorados, como o uso de papel reciclável para impressão ou, melhor ainda, minimizar ao máximo a necessidade de imprimir.

A sua comunicação com o paciente pode ser toda online, inclusive o envio de materiais complementares e receitas.

4. Adote ações de marketing médico

Por falar em comunicação, como anda o seu marketing médico? A gestão de excelência tem relação com envolvimento e engajamento. Por isso, a presença digital do profissional da Medicina significa muito para as pessoas, uma vez que encontram mais canais para se relacionarem com o profissional que tanto estimam.

Em outras palavras, ainda que as ações de marketing favoreçam a conquista de novos pacientes, aqueles que já são fiéis ao médico também se interessam pelo que ele tem a oferecer nas redes sociais, por exemplo.

Mantenha o foco em gestão para médicos

Neste texto, você teve acesso a conhecimentos válidos para sua gestão de excelência no consultório médico. Continue se informando sobre o tema e busque meios de valorizar seu serviço aos pacientes e, claro, favorecer sua relação com todos envolvidos na administração da clínica.

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