Ao planejar as suas ações de marketing médico, você precisa considerar o potencial das redes sociais. Porém, cada plataforma possui particularidades que você precisa conhecer antes de começar a utilizá-las. Neste sentido, vamos falar sobre como usar o Instagram para médicos.
Ficou interessado? Então, não deixe de ler. A seguir, saiba mais sobre o que pode o que não pode ser feito e conheça nossas dicas para fazer um marketing médico eficiente.
Quais são as boas práticas do Instagram para médicos?
Segundo pesquisa recente da We Are Social, já são mais de 69 milhões de brasileiros conectados ao Instagram, sendo considerada a rede social favorita da maior parte do público. Com isso, a plataforma possui um grande potencial para profissionais de saúde.
Porém, para utilizar essa rede social da melhor forma possível e evitar punições do Conselho Federal de Medicina (CFM), você precisa conhecer o Manual de Publicidade Médica. Dessa forma, passa a orientar suas ações de divulgação pelos vetos presentes nessa resolução.
Por ser uma rede essencialmente visual, o Instagram beneficia especialidades médicas que estão relacionadas ao bem-estar e a estética, tais como dermatologia, cirurgia plástica, nutrologia e endocrinologia.
Assim também ocorre com áreas que estão relacionadas à família, ao nascimento e às crianças, como é o caso da ginecologia, obstetrícia e pediatria. Como despertam muito interesse da população, possuem um bom potencial imagético.
No entanto, isso não significa que outras especialidades não possam utilizar a plataforma. Nesses casos, os melhores resultados podem ser alcançados com ações de branding, fortalecendo o seu nome e o do consultório e também direcionando os seguidores para outros canais, como um blog.
O que deve ser evitado?
Em sua resolução, o CFM é bem claro sobre o que pode e o que não pode ser realizado se tratando de marketing médico. Mesmo sendo uma rede social, é preciso se precaver e respeitar as determinações da norma ao desenvolver ações de Instagram para médicos. Entre os principais vetos, podemos citar:
- exposição da imagem do paciente, em fotos ou vídeos, mesmo que autorizado por ele. Assim, não é permitido fazer o famoso “Antes e Depois” após a conclusão de um tratamento;
- anunciar equipamentos do consultório dando a entender de que ele garante o sucesso de um procedimento;
- divulgar técnicas exclusivas;
- informar preço, formas de pagamento, parcelamento e descontos nas peças publicitárias;
- divulgar um equipamento com o objetivo de atribuir superioridade ao seu serviço;
- oferecer consultoria nas redes sociais em substituição à consulta médica presencial.
Embora estas sejam as proibições mais relevantes no que diz respeito ao uso do Instagram, é importante que você conheça todas as diretrizes do manual de publicidade médica do CFM.
Dicas de uso do Instagram para médicos
Agora que você já conhece os limites na utilização do Instagram para médicos, conheça algumas dicas que irão ajudar a começar a sua estratégia de divulgação nas redes sociais. Porém, para que suas ações tenham sucesso, você precisa estudar e aprender mais sobre marketing digital.
Feed e stories
O Instagram foi a primeira plataforma a utilizar o formato de vídeos curtos, os chamados stories que, atualmente, estão presentes em outras redes sociais. Esse recurso permite que você crie vários vídeos de até 15 segundos, além de disponibilizar o uso de gifs, stickers, texto, paleta de cores, músicas, enquetes, etc.
Já o feed é a famosa linha do tempo, onde você visualiza as postagens das contas que segue. Porém, a ordem de exibição do feed não é cronológica e nem é entregue para todos os seus seguidores, demandando o aprendizado de algumas estratégias para aumentar a distribuição dos seus posts.
Periodicidade
Seja nas redes sociais, em um blog ou no e-mail, se tem uma palavra que deve basear todas as ações de marketing médico, ela é: consistência. Por isso, ao utilizar o Instagram para médicos, você precisa manter a periodicidade de publicações.
Na maioria dos casos, recomenda-se a postagem de, pelo menos, três vezes por semana, variando entre stories e posts. Porém, você precisa testar e ver o que funciona melhor para o seu público. Então, durante um mês, varie a sua periodicidade e depois analise qual foi a semana que trouxe mais interação dos usuários.
Assim, ao ser consistente, você faz com que o seu perfil tenha mais visibilidade e engajamento, aumentando o alcance orgânico das suas postagens.
Tipos de conteúdo no Instagram para médicos
A etapa fundamental para desenvolver uma estratégia de marketing é o planejamento. Dificilmente, as postagens aleatórias, sem qualquer estratégia, produzem resultados satisfatórios para um perfil.
Então, crie um calendário de conteúdos a serem postados, mantendo uma associação entre eles. Por exemplo, um pediatra pode usar a chegada do verão para falar sobre cuidados no uso de piscinas infantis ou sobre como proteger os filhos dos raios solares.
Ainda, o objetivo é que a publicação associe a sua especialidade com respostas as dúvidas do seu público. Porém, por ser uma rede visual, além do texto, você precisa ter uma imagem que o complemente e chame a atenção das pessoas, respeitando as regras do CFM.
Outrossim, você também pode fazer vídeos explicando mais sobre o tópico abordado na postagem, trazendo mais qualidade e profundidade para o seu conteúdo.
Engajar com os seguidores
O Instagram é uma plataforma que prima pelo engajamento. Embora não seja uma informação oficial, diversos testes já mostraram que os perfis mais engajados têm suas publicações distribuídas para mais pessoas.
Por isso, compartilhe conteúdos que exijam uma interação do seguidor, como, por exemplo, um stories com enquete para responder, usar a caixa de perguntas para tirar dúvidas, realizar lives sobre um assunto que seja tendência, etc.
Criar um perfil profissional
Um erro muito comum ao criar estratégias no Instagram para médicos é considerar a criação de um perfil único, ou seja, uma conta que é utilizada tanto para a sua vida pessoal quanto para a profissional.
Ainda, o ideal é manter um perfil pessoal, destinado a pessoas que fazem parte do seu círculo social, e outro para a sua atividade profissional ou seu consultório, para informar seus pacientes e o seu público-alvo.
Em algumas profissões, o compartilhamento da vida pessoal traz um maior engajamento para o profissional. No entanto, misturar a vida particular com o trabalho pode ser uma ação arriscada e questionável para profissionais de saúde.
Use a sua bio
No Instagram, a bio, que deriva de biografia, é uma área dedicada ao seu perfil. Assim, utilize para informar a sua especialidade, experiência, estado em que atua, dados de contato e, principalmente um link para o seu site médico.
Com isso, você pode fazer postagens convidando os seguidores a visitarem o seu site através do link na bio. Isso porque o Instagram não permite que URLs sejam inseridas em suas postagens.
Portanto, o Instagram para médicos é uma excelente oportunidade para se relacionar com o público, compartilhar conteúdos relevantes e fortalecer a sua presença digital. Se você ainda não possui uma conta, crie e siga nossas dicas para começar a construir a sua autoridade na plataforma.
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