Com a necessidade de aumentar a lucratividade do consultório, muitos médicos concentram todos os esforços em ações específicas para aquisição de pacientes. No entanto, essa não é uma prática indicada, pois pode acarretar prejuízos financeiros.
Você entende a importância de também investir na retenção de pacientes? Conhece as estratégias mais eficientes para alcançar esse objetivo? Então, não deixe de ler este artigo. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Por que investir tanto na retenção quanto na aquisição de pacientes?
Uma grande parte dos profissionais de saúde ainda tem a mentalidade de que a atração de novos pacientes precisa ser o foco dos investimentos e de todo o planejamento do consultório. Embora seja fundamental traçar estratégias para este fim, elas não devem se limitar a isso.
Em primeiro lugar, esse pensamento tende a trazer mais prejuízos financeiros do que ganhos. Segundo que, ao não realizar esforços para fidelizar pacientes, o consultório dificilmente sobreviverá.
A seguir, listamos alguns dos motivos que explicam o erro de investir apenas na aquisição de pacientes.
Faltas e cancelamentos
Quando há uma dependência de novos pacientes, a recorrência de faltas e cancelamentos impacta consideravelmente no fluxo de caixa do consultório. Isso prejudica o planejamento e pode levar até ao fechamento do negócio.
Alto índice de desistências
Segundo pesquisa do Grupo Docplanner, mais de 50% dos pacientes entrevistados afirmam estarem insatisfeitos com o atendimento médico recebido. Assim, a primeira consulta acaba se tornando a última.
Por isso, com a ausência de investimentos em fidelização e em medidas que melhorem a experiência do paciente, o número de atendimentos diários tende a diminuir gradativamente, impactando na lucratividade do consultório.
Custo maior na aquisição de pacientes
Para as finanças do consultório, a chegada de um novo paciente é equivalente às consultas de pacientes antigos. Isso porque o valor do atendimento é o mesmo em ambos os casos. Pensando assim, faz sentido concentrar esforços na aquisição de pacientes.
Entretanto, ao colocar na ponta do lápis, essa lógica é desconstruída. O custo dessa aquisição é até cinco vezes maior em relação à fidelização. Isso porque existe uma maior demanda por investimentos em marketing e divulgação do consultório para se ter um novo paciente.
Dificuldade de contato
Uma das queixas mais frequentes dos pacientes é a dificuldade de contato com o consultório. Com isso, mesmo que você tenha um bom fluxo de novos pacientes, é provável que boa parte deles desista de agendar a consulta.
Por outro lado, ao contar com um público fiel, esse inconveniente não é suficiente para levá-los a desistirem do agendamento. Porém, a recorrência desse problema tende a afetar a experiência oferecida.
Indisponibilidade da agenda prejudica a aquisição de pacientes
Outro problema que prejudica a experiência do paciente é a falta de horários disponíveis para agendamento. Essa indisponibilidade pode ser causada pelo fluxo constante de novos pacientes, preenchendo toda a agenda do médico.
Contudo, essa impossibilidade de marcação de consultas faz com o que o acompanhamento de um paciente seja interrompido. Em função disso, a sua base de pacientes diminuirá gradualmente, pois tendem a procurar outro médico.
Por fim, agora você já entende porque o investimento isolado na atração de pacientes não sustenta o resultado do consultório a longo prazo. Agora, conheça algumas dicas de como fidelizar o paciente para que o investimento continue trazendo lucro para o consultório.
Estratégias para fidelizar pacientes
Vimos que o aumento da lucratividade do consultório não depende apenas da sua capacidade de atrair pacientes, mas também de fidelizá-los. Além disso, ao oferecer boas experiências, os próprios pacientes se tornarão uma fonte de captação, por meio da indicação para amigos e familiares.
Então, se você quer saber o que precisa ser feito além da aquisição de pacientes, continue a leitura deste artigo. A seguir, separamos algumas dicas de estratégias eficientes para fidelizar pacientes.
E-mail marketing
Trata-se de uma das práticas mais indicadas para a fidelização. O encantamento do paciente é resultado da manutenção de um bom relacionamento com ele. Com o e-mail marketing, você amplia a comunicação com o público e se faz continuamente presente.
Ainda, essa estratégia de marketing médico pode ser utilizada para educar seus pacientes com conteúdos originais e relevantes. Além disso, é possível aumentar a satisfação deles a partir do disparo de felicitações em datas comemorativas. Outro ponto oferecido pela ferramenta é a garantia do sucesso de um tratamento com o envio de orientações e cuidados de saúde.
Ademais, quando automatizado por um software médico, o e-mail marketing se torna ainda mais eficaz. Isso porque é possível configurar o disparo em momentos específicos, além de poder utilizá-lo para enviar lembretes de consultas.
Redes sociais na fidelização e aquisição de pacientes
O investimento nas redes sociais é indicado para atrair e fidelizar pacientes. Em primeiro lugar, ao se comunicar nessas plataformas, você impacta tanto aqueles que ainda não se consultaram quanto aqueles que já fazem parte da sua base.
Segundo que, com a elaboração de postagens educativas e interessantes, você melhora a experiência dos seus pacientes. Portanto, crie perfis nas redes sociais e dedique parte do seu tempo para responder dúvidas e comentários.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é considerado uma das estratégias mais eficientes para profissionais de saúde. A explicação está na grande demanda da população por conteúdos da área da saúde. Com isso, você tem a oportunidade de se tornar a fonte oficial de informação de milhares de pessoas.
Desse modo, além de ajudar a atrair e fidelizar pacientes, a produção de conteúdos presta grande contribuição na construção da sua autoridade. Ainda, ao implementar essa estratégia, você também combate a propagação das fake news sobre saúde.
Pesquisa de satisfação
O disparo de pesquisas de satisfação é uma prática muito comum no mercado, sendo realizada pelas grandes empresas de todos os segmentos. Apesar de existirem diversas metodologias, o NPS (Net Promoter Score) é a mais utilizada.
Ainda, neste formato de pesquisa, o paciente recebe por e-mail uma solicitação para responder a seguinte pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para amigos e familiares?”.
Assim, com a mensuração das respostas, você saberá como os pacientes enxergam o seu trabalho e também conhecerá os principais pontos de melhorias. Ademais, ao receber esse tipo de pesquisa, o paciente percebe a sua preocupação com a qualidade do serviço prestado e tende a se fidelizar.
Atendimento humanizado
A busca por um médico costuma envolver o desconforto de um sintoma ou a preocupação com um possível diagnóstico. Neste sentido, o paciente está psicológica e fisicamente fragilizado. Ao entrar no seu consultório, ele espera ser bem recebido e se sentir acolhido pelos seus funcionários e por você.
Assim, para atender a essas expectativas, demonstre empatia, seja cordial e esteja atento ao relato do paciente. Por isso, o seu atendimento passa a ser humanizado e você impacta positivamente a experiência dele.
Agendamento online
Uma boa alternativa para evitar os inconvenientes na marcação de consultas é oferecer agendamento online. Com isso, os pacientes passam a ter autonomia para agendar o atendimento no momento em que estiverem disponíveis.
Software de gestão para a fidelização e aquisição de pacientes
Contar com um software médico é fundamental para otimizar o seu atendimento. Além disso, o sistema disponibiliza funcionalidades essenciais para a fidelização de pacientes, tais como o agendamento online, o envio de SMS e e-mail marketing, ferramenta de NPS, entre outros.
Portanto, com a leitura deste artigo, você percebeu a importância de não investir apenas na aquisição de pacientes, mas também em dividir os esforços para a fidelização deles. Então, considere nossas dicas, melhore o seu planejamento e aumente a lucratividade do consultório.
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