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Lembrete de consulta é alternativa para aumentar comparecimento nas consultas

O lembrete de consulta é um grande aliado dos especialistas que desejam diminuir as taxas de falta no consultório e, ao mesmo tempo, fidelizá-los. Sabemos que com a correria da vida cotidiana — mesmo em tempos de pandemia — as pessoas podem acabar esquecendo de alguns compromissos que não são frequentes. 

Assim, o número de pacientes que desmarcam as consultas em cima da hora ou que deixam de comparecer ao consultório pode ser alto — o que compromete não apenas a agenda do médico, mas a manutenção da clínica como um todo.

Durante muito tempo, as clínicas tentaram minimizar a ausência de pacientes por meio de ligações. Embora essa seja uma prática que funciona, não se pode negar que é já não é moderna e traz mais desvantagens do que benefícios. Primeiro, por ser necessário alguém à disposição para efetuar ligações. 

Ainda, a depender do tamanho da clínica e da quantidade de médicos disponíveis, pode ser um trabalho extenso. Na prática, isso significa ter um colaborador a mais apenas para marcar, desmarcar e confirmar consultas, o que causaria impacto no financeiro da clínica. 

Mas como resolver o dilema? É simples: por meio das automações, inclusive do disparo de lembrete de consulta. Para muitos, pode parecer um processo complexo ou caro. Felizmente, com a modernização dos softwares médicos, é possível ter vantagens incríveis pagando pouco ou, até mesmo, nada. Para entender melhor, confira este post.

Lembrete de consulta: como automatizá-lo?

Alguns softwares médicos gratuitos, como o do iMedicina, permitem que os especialistas ativem automações de comunicação por e-mail ou SMS. Na prática, funciona da seguinte maneira: após solicitar um agendamento online, o paciente tem o seu número registrado no sistema da clínica. 

A partir desse momento, o médico pode enviar mensagens automáticas, por meio de SMS ou e-mail para fornecer lembrete de consulta ou confirmar agendamentos, cancelamentos ou remarcações, utilizando as configurações do sistema para automações personalizadas.

Confirmação por e-mail: um reforço importante

Para além da funcionalidade descrita no tópico anterior, o iMedicina conta com confirmações por e-mail. Eles são enviados para os pacientes que voluntariamente cederam seus dados quando agendaram procedimentos ou consultas. Assim, caso o paciente prefira, é possível confirmar ou cancelar por meio do e-mail, com apenas um único clique.

Os e-mails de confirmação são enviados pouco após o agendamento. Quando a data da consulta se aproxima, outra mensagem é disparada. Dessa maneira, garante-se que o paciente não esquecerá de seu compromisso e que poderá, caso seja necessário, remarcá-lo sem grandes dificuldades.

Lembrete de consulta: confirmação no calendário

O software médico do iMedicina oferece a possibilidade de integração com a agenda do Google. Assim, os dados de agendamento podem ser sincronizados em tempo real. Ainda, caso o paciente tenha uma conta de e-mail associada ao Google, o sistema envia a ele um convite de evento, que pode ser acrescentado diretamente na agenda.

Outras formas de melhorar a experiência do paciente

Optar por um sistema automatizado, que envia lembrete de consulta, é um grande diferencial. Boa parte dos pacientes se sente respeitado e gosta da possibilidade de poder confirmar, cancelar ou agendar os seus procedimentos sem burocracia ou passar horas no telefone.

Nesse sentido, em um mundo cada vez mais informatizado, saem na frente os consultórios que buscam maneiras de otimizar a experiência do paciente e desburocratizar o cotidiano das clínicas. Ainda, existem outros serviços que, quando bem utilizados, servem para modernizar o atendimento médico, fidelizar o paciente e alçar o consultório ao posto de autoridade.

Sistemas de telemedicina

A telemedicina é uma modalidade de atendimento médico realizada à distância, por meio de dispositivos tecnológicos. Em outro momento, já foi vista com desconfiança pela comunidade médica. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, hoje, é apontada como uma grande aliada.

Oferecer serviços com comodidade e segurança é um passo na frente para conquistar o paciente de vez. Atendimentos remotos, com plataforma segura e dentro das normas do CFM ampliam as opções do paciente e são diferencial dos consultórios que podem trabalhar com essa funcionalidade.

Comprometimento com a satisfação do paciente

Lembretes de consulta, inclusive para os atendimentos online são ótimas ferramentas que ajudam a demonstrar interesse pela boa experiência do paciente.

Pequenas ações como essa, realizadas em cada etapa da experiência imprimem uma sensação de cuidado e preocupação com cada pessoa que busca por aquele serviço médico.

Atendimento humanizado, não precisamos nem comentar, é a essência de uma boa consulta.

Além disso, a ferramenta de NPS ajuda o consultório a colher dados de satisfação de cada paciente. Ao disparar uma pesquisa simples por e-mail, é possível entender como o consultório pode melhorar para atender as expectativas.

Investir em relacionamento com o paciente

Desenvolva ações que otimizam o relacionamento com o paciente e façam essa atividade virar rotina no seu consultório.

Há muitas formas de manter uma relação constante, estreitando os laços de confiança. Assim, seu paciente se mantem fiel ao consultório e ainda indica seus serviços para os conhecidos.

Como se pode ver, existe um mundo a ser explorado quando falamos sobre a modernização de consultórios. Logo, o lembrete de consulta é apenas a ponta do iceberg — embora, claro, seja muito relevante e favorece a relação do paciente com seu consultório.

Quer saber como o iMedicina te ajuda a melhorar seu relacionamento com o paciente? leia esse artigo do blog: Relacionamento E Marketing Médico: Tudo O Que Você Pode Fazer Com O iMedicina.

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Escrito por
Equipe iMedicina