Marketing Médico Ético: Conheça As Melhores Práticas Segundo O Guia De Publicidade Médica Do CRM

marketing médico ético

Marketing Médico Ético: você com já ouviu que o marketing na área médica não é algo aceito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e que não deve ser praticado, não é?

Pois é, todos nós já ouvimos isso, mas essa afirmação não é de todo verdade. É possível fazer um marketing médico ético, que é aceito pelo CRM e que não traz problemas para você ou seu consultório, pelo contrário, traz ganhos!

O CRM realmente impõe algumas regras sobre o assunto, instruindo médicos e médicas de como a publicidade pode ser feita quando o assunto é marketing médico, para manter o mercado livre de mentiras e enganações.

Sabendo como fazer uso corretamente de propaganda e divulgações, você não terá problemas com o CRM e ainda poderá ter diversos benefícios para o seu trabalho.

Mas quais exatamente são as indicações e contraindicações feitas pelo CRM? Como você pode fazer um marketing médico de forma ética?

Pensando nessas perguntas, preparamos um guia de publicidade médica, que vai te dar as melhores dicas do que não fazer e como manter o seu marketing médico ético de verdade!

Não se denominar o melhor ou o único

O maior papel do CRM é sempre manter as coisas bem claras, tendo regras expressar sobre atos que podem enganar os seus pacientes. Então, pensando nisso, é sempre bom manter o seu marketing médico ético bem claro e realista! Fazer exageros para ganhar maior atenção de seu público não é algo bem-aceito no CRM.

Dizer coisas como “meu consultório é o melhor nessa área” ou “aqui é o único lugar que poderá encontrar tal serviço” são duas infrações péssimas que devem ser evitadas sempre! Esse tipo de discurso não parte de fatos ou dados e pode ser visto como uma forma de tentar iludir os seus pacientes. Por isso, evite sempre o uso de expressões como essas!

 

Não se denominar o melhor médico ou o único

O papel do CRM é sempre manter as coisas bem claras, tendo regras expressar sobre atos que podem enganar os seus pacientes. Pensando nisso, é sempre bom manter o seu marketing médico ético bem claro e realista! Utilizar exageros nos atos publicitários, para ganhar maior atenção de seu público não é algo permitido pelo CRM.

Um exemplo de como não se deve fazer marketing é dizer coisas como: “meu consultório é o melhor nessa área” ou “aqui é o único lugar que poderá encontrar tal serviço”. As duas afirmações são consideradas infrações, por isso devem ser evitadas!

Esse tipo de discurso não parte de fatos ou dados, e pode ser visto como uma forma de iludir os seus pacientes, portanto não é uma prática de um marketing médico ético. Evite sempre o uso de expressões generalistas e não embasadas como estas.

Não use imagens sensacionalistas

Seguindo a mesma linha de raciocínio anterior, evite uso de imagens sensacionalistas!

Fotos em que apareçam aspectos de alguma doença física ou qualquer coisa parecida devem ser evitadas pois podem incomodar seu público. Ou ainda fazê-lo acreditar, de forma equivocada, de que aquela é sempre a forma que alguma doença se mostra.

O sensacionalismo é justamente o exagero na exibição de imagens ou emissão de declarações. Essa prática é facilmente encarada como uma enganação, ou seja, mais uma vez seu marketing médico não será considerado ético.

Por isso, não faça uso desses tipos de fotos em suas redes sociais, blogs, ou outros materiais. Elas não ajudam a deixar seu marketing médico ético. Procure sempre praticar clareza e exatidão, evitando o transtorno de seus pacientes.

Divulgação pode ser feita em qualquer meio!

Se tem algo que você pode testar à vontade são os meios de publicação! É possível utilizar revistas, jornais, televisão, internet, conceder entrevistas…

Para ter propagandas eficazes, é preciso realizar testes, por isso, coloque a sua criatividade para funcionar. Qualquer meio de comunicação pode ser uma plataforma para o seu marketing médico ético! O importante é determinar bem o conteúdo que vai compartilhar nesses meios, adequando-o às limitações que as plataformas possuem.

Se manter em mente as dicas anteriores, de sempre ter clareza na hora de divulgar o seu trabalho e ser o mais honesto possível, não existe absolutamente nenhum problema em divulgar o seu trabalho em qualquer (ou todos) os meios possíveis!

Pense na melhor estratégia, a melhor forma de fazer o seu marketing médico ético e se jogue nessa ideia!

Crie textos para fins educativos

Sabe aqueles textos que já deve ter encontrado pela internet, que informam sobre doenças e dão dicas de como é possível evitar algumas delas? Essa é uma prática bem-aceita de fazer um bom marketing médico ético!

Desde que você não utilize frases sensacionalistas, que exprimam uma verdade absoluta, ou que emitam um diagnóstico (sem ter sido feita uma consulta prévia), os textos informativos e educativos são muito bem-vistos para espalhar conhecimento dentre a população.

Ao ter maior conhecimento sobre algumas doenças, os pacientes saberão a hora de procurar um médico para buscar um diagnóstico e ainda podem se precaver de alguns sintomas.

Só lembre-se sempre de sugerir ao leitor que ele procure um profissional da saúde, afinal, esse é o verdadeiro propósito de textos assim.

Essas são apenas algumas das dicas que podem te ajudar a manter um marketing médico ético e de acordo com as regras do CRM, evitando dores de cabeça e problemas burocráticos.

Se aprofunde ainda mais na temática! Confira nosso webinar de como conquistar mais pacientes por meio do marketing médico:

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: