O crescimento sustentável de qualquer negócio depende de um bom planejamento de médio e longo prazo. No caso dos profissionais de saúde, a atenção dedicada à gestão da clínica médica irá determinar o seu sucesso ou fracasso.
Neste sentido, preparamos um guia com as práticas que você precisa considerar para que, no ano de 2021, o seu consultório alcance os resultados esperados. Então, se ficou interessado, continue a leitura do artigo.
A qualidade do atendimento prestado sempre foi um aspecto muito valorizado pelos pacientes. Com a evolução tecnológica, apareceram novas possibilidades para tornar a relação com o público ainda mais cordial e facilitada.
Assim, surge o conceito de atendimento humanizado, que consiste em tratar o paciente com respeito, empatia e atenção, estando sempre atento as suas necessidades e expectativas com o serviço prestado.
Além disso, a humanização é fundamentada na ideia de que a procura por um profissional de saúde indica uma preocupação, desconforto e angústia com algum aspecto da saúde. Por isso, a clínica médica deve ser um lugar que inspire acolhimento.
Desse modo, é preciso treinar sua equipe, dispor de um ambiente agradável e, principalmente, estar preparado para realizar a melhor consulta possível. Ao implementar o atendimento humanizado na sua clínica médica, você dá um importante passo para o sucesso em 2021.
A principal medida para manter a lucratividade e evitar ser surpreendido por despesas inesperadas é fazer um bom planejamento financeiro. Essa prática traz tranquilidade e maior assertividade para as finanças do consultório.
Além disso, em períodos difíceis, planejar suas receitas e despesas garante a previsibilidade do caixa. Assim, você consegue se preparar para o momento crítico, sem precisar fechar as portas.
Atualmente, existem inovações tecnológicas que facilitam o controle financeiro, tornando-o mais prático e assertivo. Então, para começar a traçar o seu planejamento, considere as seguintes informações:
Portanto, com essas informações, você tem tudo o que precisa para planejar as finanças da sua clínica médica. Porém, lembre-se que esse controle deve ser flexível e adaptável a novas situações.
Para encontrar o melhor caminho a seguir, precisamos saber onde queremos chegar. Esta premissa nos ajuda a entender a importância de estabelecer metas, tanto pessoais quanto profissionais.
Neste sentido, aproveite o momento de planejamento para o ano de 2021 e defina quais objetivos deseja alcançar. Assim, você terá como acompanhar o seu desenvolvimento mês a mês e verificar se está próximo ou não de chegar à sua meta.
Outrossim, a definição dos objetivos permite que você motive os seus funcionários. Porém, ao criar essas metas, considere a realidade da sua clínica médica, o planejamento financeiro e o público-alvo do negócio.
Com isso, você será capaz de traçar objetivos que sejam palpáveis. Caso contrário, a tendência é de que chegue ao fim do ano angustiado e desanimado por não ter alcançado a meta que, na verdade, era intangível desde o início.
Cada tarefa diária da clínica médica é baseada em pequenos processos que precisam ser realizados para que o resultado esperado seja obtido. Quando alguma ação não está sendo feita corretamente, basta avaliar qual parte do processo está em desacordo.
No entanto, a falta de mapeamento impossibilita que essas melhorias sejam realizadas. Ademais, esse desconhecimento não permite que a rotina do consultório seja otimizada.
Por isso, outra importante dica para o ano de 2021 é: faça o mapeamento de cada atividade realizada por você e pelos seus funcionários. Com essas informações em mãos, você terá facilidade em padronizar o atendimento e melhorar o pós-consulta.
O conceito de experiência do paciente envolve todas as interações que ele realiza com a clínica médica e que influenciam na sua percepção sobre a empresa. Essas interações compreendem tanto o momento da busca pelo médico quanto o período do pós-consulta.
Diferente de satisfação, a experiência do paciente diz respeito a tudo aquilo que foi vivenciado por ele ao realizar uma consulta, sendo uma ideia mais baseada em fatos do que em expectativas.
Assim, qualquer profissional de saúde que pretende aumentar a sua base de pacientes em 2021 deve adotar medidas que melhorem essa experiência. Para tal, você precisa se preocupar com os seguintes aspectos:
É normal que alguns equívocos sejam difíceis de perceber durante a execução de um trabalho no dia a dia. Por isso, é essencial buscar alternativas para que os seus pacientes avaliem a qualidade do seu serviço.
Apenas com a opinião do seu público será possível ter uma avaliação mais próxima da realidade. Nesse sentido, uma prática presente na rotina de grandes empresas é o envio de pesquisas de satisfação.
Ainda, essas avaliações costumam ser baseadas no método NPS (Net Promoter Score). Nele, o paciente receberá o seguinte questionamento: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria nossa clínica para um amigo ou familiar?”.
Posteriormente, as respostas são agrupadas e os pacientes podem ser classificados como detratores, promotores ou neutros. Além disso, a pesquisa permite que a pessoa justifique sua resposta, o que poderá trazer feedbacks importantes para que melhorias pontuais sejam implementadas.
Outra dica que não poderia faltar no seu planejamento para 2021 é o investimento em tecnologias essenciais. Para ter uma gestão eficiente, o uso de um software médico seguro e de um bom prontuário eletrônico é imprescindível.
Além da praticidade no preenchimento das informações, esses sistemas são automatizados e realizam diversos processos automaticamente. Com isso, a gestão se torna mais ágil e eficiente, reduzindo a ocorrência de erros humanos.
Portanto, se você deseja iniciar o ano de 2021 preparado para os novos desafios, considere as medidas sugeridas neste guia. Dessa forma, são grandes as chances deste ser um ano de crescimento para sua clínica médica.
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