O isolamento social, gerado pela pandemia do novo coronavírus, ampliou a necessidade de médicos investirem em novas tecnologias. Apenas com essa ação será possível conquistar o paciente digital.
Neste sentido, é necessário estar preparado para essa mudança de comportamento que tende a continuar em 2021. Para isso, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre o que esperar para conquistar novos pacientes neste ano.
As mudanças exigidas pela chegada do novo coronavírus não afetaram apenas a rotina da população, mas também as empresas de todos os segmentos. No setor de saúde, houve um considerável aumento na busca pelos serviços de telemedicina.
Prova disso é que a plataforma TeleSUS, criada pelo Ministério da Saúde para disponibilizar teleconsultas virtuais gratuitas, foi utilizada por mais de cinco milhões de brasileiros neste último ano.
Ademais, uma pesquisa realizada pelo portal Doctoralia aponta que o atendimento humanizado foi o critério mais utilizado por 63% dos pacientes entrevistados quando o assunto é fidelização a um profissional de saúde.
Ainda, essas duas estatísticas demonstram um novo comportamento dos pacientes e também uma prévia das tendências para 2021. Por isso, é preciso inovar o atendimento médico. Dessa forma, os profissionais de saúde estarão prontos para as necessidades do novo perfil de pacientes.
Outrossim, a popularização da internet e o surgimento de novas ferramentas digitais fez com que os pacientes se tornassem ainda mais virtuais. Além disso, a expansão do acesso à informação tem tornado esse público ainda mais exigente.
Além disso, em função da pandemia de Covid-19, esses pacientes digitais deixaram de ter um papel passivo no cuidado com a própria saúde. Agora, eles participam das decisões sobre seus tratamentos, dedicando-se ao cumprimento das orientações médicas e consumindo informações sobre saúde na internet.
Em função dessas mudanças de comportamento, há uma necessidade ainda maior de melhorar a experiência do paciente e oferecer alternativas para que ele se mantenha engajado com os consultórios médicos.
Agora que você já tem uma breve noção do que esperar dos pacientes digitais neste ano, é preciso estar preparado para atraí-los e fidelizá-los. Neste sentido, separamos algumas dicas que ajudarão você a alcançar esse objetivo.
A telemedicina é a tecnologia mais procurada pelos pacientes digitais, principalmente em tempos de pandemia. Isso porque, com a necessidade de isolamento social, o atendimento remoto foi a única forma possível de buscar assistência médica segura.
Por isso, se você deseja continuar engajando o seu público e conquistando novos pacientes, invista nesta tecnologia. Desse modo, você poderá expandir sua atuação e atrair pessoas de outras cidades e estados.
Então, o primeiro passo para disponibilizar atendimentos por telemedicina é contar com uma plataforma segura e com uma boa conexão com a internet. Com isso, você amplia o alcance do seu trabalho e colabora para a democratização da saúde.
Os pacientes digitais são adeptos de tecnologias que trazem praticidade e agilidade para a rotina. Assim, para atraí-los ao seu consultório é preciso investir em ferramentas que otimizem o seu atendimento.
Neste sentido, é de extrema importância disponibilizar canais de comunicação digitais de grande alcance, como, por exemplo, as redes sociais, o WhatsApp, e-mail e chats virtuais. Com essa atitude, você oferece alternativas para que o paciente entre em contato com o seu consultório ou clínica.
Ademais, o uso desses canais digitais também fortalece a relação entre médico e paciente. Por essas razões, ampliar a comunicação com o seu público é uma medida eficaz para engajar e fidelizá-los ao consultório.
Houve um grande crescimento no consumo de informações sobre saúde na internet durante a pandemia. Esse comportamento traz uma excelente oportunidade para a atração de novos pacientes. Por isso, você precisa começar a produzir conteúdos relevantes para o seu público.
Além de levar informação verídica e de qualidade, a estratégia de marketing de conteúdo permite que você construa sua autoridade, fortaleça sua presença digital e se torne uma referência para os pacientes.
A humanização do atendimento é uma proposta que surge dessa mudança de comportamento da população, a fim de corresponder aos anseios e desejos da sociedade. Ao buscar pelo serviço de saúde, o indivíduo está lidando com algum desconforto ou preocupação.
Assim, ao entrar no seu consultório ele deseja se sentir acolhido. Neste sentido, o atendimento humanizado consiste em demonstrar empatia, atenção e respeito ao paciente, além do comprometimento com a promoção da saúde dele.
Para manter o paciente digital engajado, é necessário investir em estratégias de marketing médico que fortaleçam o relacionamento com ele e melhorem a experiência com o seu serviço. Para isso, você precisa utilizar as principais ferramentas disponíveis, como, por exemplo, o e-mail marketing.
Ainda, com esse recurso, você estabelece um canal de comunicação ativo com seus pacientes. Além disso, é possível ampliar o conhecimento deles com o compartilhamento de conteúdos relevantes. Também é possível gerar mais satisfação com o envio de e-mails de felicitações de aniversário, por exemplo.
Ter o próprio site é uma estratégia necessária para quem deseja construir uma forte presença digital. Isso porque, ao desenvolver uma página otimizada, você passa a ser encontrado com mais facilidade nos resultados de busca do Google e de outros mecanismos de busca.
Além disso, um site médico dispõe de todas as informações necessárias para quem desejar saber mais sobre o seu trabalho. Da mesma forma, a página deve disponibilizar funcionalidades que se tornam diferenciais competitivos, como é o caso do agendamento online.
Um erro muito comum entre os profissionais de saúde que se lançam nas plataformas digitais é o uso de linguagem técnica, que dificulta o entendimento dos pacientes. Com isso, ele tende a procurar outro médico para sanar suas dúvidas.
Então, para que suas ações de marketing médico sejam eficientes e você consiga engajar o paciente digital, adote uma linguagem mais informal e menos técnica, que seja facilmente entendida por ele.
Após a execução de todas as ações mencionadas anteriormente, você precisa avaliar os resultados que foram alcançados. Apenas com esse acompanhamento será possível identificar os pontos fortes e fracos, além da necessidade de melhorias.
Então, para obter esses dados, basta implementar a pesquisa de satisfação nos processos do consultório. Esse recurso permite que o paciente informe o grau de satisfação dele com o serviço oferecido e indique possíveis problemas, ou erros no seu atendimento.
Além disso, ao usar uma ferramenta de NPS (Net Promoter Score) você terá a exata noção de como os seus pacientes enxergam o seu trabalho. Além disso, será possível avaliar se eles estão mais propensos a indicar ou contraindicar o seu consultório para amigos e familiares.
Portanto, se você quer se preparar para conquistar o paciente digital, considere nossas dicas e implemente-as no seu negócio. Com isso, você será capaz de engajar o público, convertê-los em pacientes e fidelizá-los ao consultório.
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