O conceito de “novo normal” tem sido alvo de debate também na gestão dos consultórios médicos. Você sabe quais oportunidades esse contexto pode te trazer?
2020 foi um ano marcado globalmente pela epidemia causada pelo Coronavírus. Evidentemente, os impactos causados por essa doença atravessou diversas camadas da sociedade, que tiveram de enfrentar o desafio de se adaptar a esse novo contexto.
Dentre esses aspectos, podemos pontuar que o isolamento social e as medidas sanitárias para conter a transmissão do vírus transformaram rapidamente a forma de produção e consumo.
Afinal o que é o Novo Normal? Qual impacto dele nos consultórios médicos?
No início, acreditava-se que a reclusão social seria uma medida sucinta e que após um breve período de tempo, as pessoas retornariam ao seu ritmo antigo de atividades. Contudo, o isolamento se estendeu, principalmente no Brasil. Assim, medidas de adaptação tiveram de ser repensadas para atender uma demanda mais prolongada.
Em todo o mundo, as pessoas começaram a experimentar uma hiperconectividade, uma vez que quase todas as formas de interação social e prestação de serviços migraram para o online.
No Brasil, as conexões virtuais se intensificaram. Como consequência, viu-se o aumento da desinformação generalizada em saúde, o que acabou gerando muitos mitos e boatos sobre prevenção e tratamento de doenças contagiosas ou não.
A forma de trabalho também ganhou novas estruturas, assim como a forma de consumo dos serviços. As empresas precisaram se adaptar depressa ao estilo home-office e ao modelo de delivery. Quem não estava preparado sofreu efeitos negativos nas contas do final do mês.
Esse novo cenário ficou conhecido como o novo normal.
Como isso afetará os negócios da área médica?
A medicina em geral, juntamente com os profissionais da saúde, ganharam protagonismo na linha de frente do combate ao Coronavírus. No entanto, a rápida disseminação de notícias falsas sobre hábitos de saúde nesse momento fez com que muitas pessoas não procurassem ajuda médica adequada.
O medo do contágio estimulou o abandono do acompanhamento das doenças crônicas por exemplo. Muitos pacientes não entendem como a telemedicina pode ajudar. Por falta de informação, muitos problemas de saúde acabaram não recebendo ajuda especializada.
Com a evasão dos pacientes e a pouca adaptabilidade aos serviços digitais, muitos consultórios e clínicas se viram em dificuldade para manter as atividades.
A verdade é que será preciso acompanhar as mudanças também na área da saúde para trazer de volta os pacientes, fidelizá-los e alcançar resultados sustentáveis nos negócios.
Confira então algumas tendências do novo normal para as clínicas e consultórios médicos que querem continuar crescendo.
Consultórios Online
O médico já tem experimentado a mudança do perfil de consumo em seus serviços. Dessa forma, atualmente existe a tendência dos pacientes buscarem mais informações sobre o especialista antes de marcar uma consulta. Sendo assim, é necessário manter uma presença digital consistente para ter destaque profissional.
A experiência do paciente na área médica começa antes de agendar uma consulta. Tendo isso em vista, é importante destacar que se existe a dificuldade de encontrar o perfil do médico na internet, isso pode ser um impedimento para o paciente agendar o atendimento.
Mesmo que o perfil do profissional tenha sido indicado por alguém conhecido ou mesmo pela agenda do convênio, a preferência sempre será por aquele que oferece informações relevantes online.
Se houver burocracia para marcar uma consulta então, ele irá buscar por um profissional que utilize de plataformas mais modernas e agilize o processo com o agendamento online.
Além disso, as pessoas dão muita credibilidade a feedbacks associados ao especialista e quando não encontram nada a respeito é bem provável que não sintam segurança para marcar uma consulta.
Dessa maneira, o médico deve associar aos seus serviços, técnicas para o seu marketing pessoal. É importante também, buscar inovações para maximizar a experiência e fortalecer o relacionamento médico-paciente.
Essas estratégias demandam que os consultórios se tornem cada vez mais digitais. Sendo assim, os profissionais da saúde devem utilizar da tecnologia para otimizar serviços já existentes. O consultório online traz maior comodidade e acessibilidade para os pacientes.
Adoção de Coworkings de saúde como local de trabalho
O contexto do Coronavírus sugeriu uma nova forma do médico administrar os seus serviços, mesclando atendimentos virtuais e presenciais. Ainda, apontou a necessidade de redução de gastos para atravessar a crise econômica que se instala no país, com tranquilidade.
Dessa forma, a os coworkings médicos acabaram se transformando em um excelente espaço para atuação.
O uso do escritório compartilhado traz muitas vantagens no que se refere à flexibilização de serviços. Além disso, existe uma relação muito interessante de custo benefício, uma vez que o custo é proporcional ao tempo de uso e os alugueis são bem menos onerosos se comparados ao espaços próprios.
É perfeitamente possível que o médico realize suas consultas virtualmente e utilize o espaço físico apenas para gerenciar suas consultas presenciais. Sendo assim, é possível reduzir o custo destinado a aluguel de consultórios médicos e manter a eficiência dos atendimentos economizando com o espaço.
Trabalhar com a Telemedicina
As consultas realizadas à distância tiveram um valor importante no contexto pandêmico.
Acessibilidade é um dos pontos chaves quando o assunto abrange as vantagens de se aderir à Telemedicina. Com essa ferramenta, o alcance aos atendimentos médicos perde a barreira geográfica. Além disso, existe uma economia financeira em relação ao deslocamento e manutenção do espaço físico.
É importante considerar que o atendimento presencial é muito valioso e que jamais será substituído. Contudo, é perfeitamente possível flexibilizar o atendimento médico para a modalidade virtual, levando benefícios ao seu negócio e ao paciente.
Maior engajamento dos pacientes na prevenção e adoção de hábitos saudáveis
É inegável que o contexto de COVID-19 tenha mudado o hábito das pessoas em relação à higiene e cuidados pessoais. Assim, essas precauções foram tomando parte do cotidiano das pessoas e é uma tendência que veio para ficar.
Houve um aumento exponencial da busca por informações relacionadas à saúde e bem-estar. No entanto, a maior parte das informações que circulam na internet têm caráter duvidoso. Abre-se aqui uma excelente oportunidade para se firmar como referência nos assuntos de sua área de atuação.
O médico, portanto, pode ser porta voz de apresentar essas informações adequadas e confiáveis em suas redes sociais, por exemplo.
Esse tipo de abordagem favorece muito o engajamento do profissional na internet, fortalece sua presença digital, trabalha com o seu marketing médico e o melhor de tudo: disponibiliza conteúdos sérios e confiáveis para orientação e educação dos pacientes na internet.
Fidelização e relacionamento com paciente de forma digital
Além de investir em um bom relacionamento com o paciente, outra maneira de trabalhar a fidelização é usar softwares médicos para estreitar essa relação.
Essa ferramenta permite a otimização do relacionamento com o paciente com funcionalidades que automatizam o envio e-mails, lembretes de consulta e agendamento do atendimento.
O sistema inda auxilia em um atendimento mais ágil presencialmente e atua na segurança dos dados da informação do paciente quando os atendimentos são virtuais, pois oferecem prontuário eletrônico.
Em suma, o contexto do novo normal apressou a transformação digital e evidenciou a necessidade de integrar a tecnologia na prestação dos serviços dentro dos consultórios médicos.
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