Os Pilares Do Marketing Médico Digital: Conteúdo, Social E Relacionamento

marketing médico

Com o advento da internet e de novas tecnologias, as pessoas passaram a ter uma relação mais próxima com as empresas e estão mais exigentes com a qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, o marketing médico possibilita ao profissional de saúde criar um canal de comunicação com seus pacientes.

Neste artigo, abordaremos os principais tópicos sobre os pilares dessa estratégia para atração e fidelização de pacientes, explicando sua importância e exemplificando como deve ser realizada.

O que é marketing médico digital?

O marketing digital tradicional abrange um conjunto de estratégias digitais que têm por finalidade atrair a atenção das pessoas para um determinado produto ou serviço, com o objetivo de que elas se tornem consumidoras e passem a ser promotoras da marca. 

Já o marketing médico digital, diferente do convencional, não tem o interesse único na captação e fidelização dos pacientes, mas também na sua educação, produzindo conteúdos relevantes e informativos sobre a saúde.

Ainda, essas estratégias de divulgação podem ser realizadas tanto para promover a pessoa jurídica, ou seja, o consultório médico, quanto a pessoa física, que é o profissional de saúde. Independente da forma como é realizado, a proposta é se destacar entre a concorrência e aumentar a credibilidade.

Contudo, em ambos os casos, é preciso conhecer as limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio do Manual de Publicidade Médica. Esse documento serve como um guia para orientar todas as suas práticas de marketing médico.

Antes do surgimento do marketing digital, os profissionais de saúde precisavam fazer grandes investimentos para a divulgação do seu trabalho. Isso porque as mídias tradicionais, como a televisão, rádio, jornais e revistas, são publicidades com alto custo. 

Por isso, muitos consultórios faziam a sua divulgação por meio dos catálogos dos convênios, distribuição de cartões de visitas, anúncios nos catálogos telefônicos e nos jornais de bairro. Com a popularização da internet, fazer marketing ficou mais fácil e mais barato, se tornando a principal estratégia para promoção de profissionais de saúde.

Por que ele é importante para o seu consultório?

De acordo com pesquisa realizada pela empresa americana OnePoll, 65% das pessoas entrevistadas disseram que já se autodiagnosticaram pelo Google e 43%  destes diagnósticos estavam errados. 

Ainda, esses números mostram dois aspectos importantes, o primeiro é que as pessoas passaram a ver a internet como um fonte confiável de informação. O segundo é que estão suscetíveis a encontrar conteúdos enganosos que podem prejudicar a sua saúde.

Em ambos os casos está retratada a importância do marketing médico, pois, existe uma grande oportunidade para levar o seu conhecimento as pessoas, o que também irá ajudá-las a se manter informadas com conteúdos confiáveis e de qualidade.

Com isso, você tem todas as ferramentas para se tornar uma referência e, consequentemente, atrair mais pacientes para o seu consultório. Da mesma forma, a internet pode ser utilizada como um canal de relacionamento com seus pacientes, uma forma interessante de fidelizá-los.

Então, para começar a desenvolver as suas estratégias de marketing digital, comece pela definição do seu objetivo, como, por exemplo:

  • se posicionar como autoridade;
  • conquistar mais pacientes;
  • fidelizar aqueles que já são pacientes;
  • ajudar a responder às dúvidas das pessoas.

Posteriormente, escolha quais estratégias podem ser realizadas para que você alcance esses objetivos. No marketing médico, as mais utilizadas são: marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, criação de site médico e anúncios no Google Ads.

Agora que você já entende a importância do marketing para profissionais de saúde e tem uma breve ideia de onde começar, precisamos falar sobre os pilares do marketing digital, ou seja, as práticas fundamentais para ter sucesso com uma estratégia.

Quais são os pilares do marketing digital?

Quando falamos de marketing digital, estamos falando de estratégias que têm por objetivo tornar o seu nome e o do seu consultório conhecidos, produzir conteúdos relevantes para seus pacientes e se relacionar com eles.

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Ainda, para que seja possível alcançá-los, você precisa investir em ações específicas que são os pilares do marketing médico digital. Então, vamos a elas.

Presença digital com site

Atualmente, a internet é o lugar que reúne cada vez mais pessoas, de todas as idades, gêneros e raças. Dessa forma, são grandes as chances do seu público estar inserido neste meio. Por isso, se você deseja se comunicar com seus potenciais pacientes, precisa ter uma forte presença digital.

Neste sentido, o desenvolvimento de um site profissional é o primeiro passo para se inserir no ambiente virtual. Por desempenhar o papel de um cartão de visitas do seu consultório, o site médico precisa ser bem planejado, ter um bom design e uma boa identidade visual.

No entanto, apenas o fator estético não contribui para que ele tenha um bom ranqueamento no Google e seja encontrado pelas pessoas. Para que isso ocorra, o site precisa ser otimizado com técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Perfis em redes sociais

Embora a criação de um site médico seja indispensável, não podemos ignorar o potencial de alcance das redes sociais. Porém, cada plataforma possui suas particularidades e você precisa conhecê-las para que saiba o que e como utilizá-las corretamente para o seu marketing.

O Facebook, por exemplo, é voltado para o relacionamento entre pessoas, compartilhamento de notícias e opiniões. Então, você pode torná-lo o seu canal de comunicação com os pacientes e desenvolver conteúdos relevantes para responder às dúvidas deles.

Já o Instagram é totalmente voltado para fotos e vídeos, com uma linguagem mais informal e divertida. Assim, compartilhe imagens sobre curiosidades na área de saúde e vídeos sobre dicas de saúde, novidades em tratamentos, etc.

Por último, o YouTube é uma plataforma dedicada aos vídeos, sendo muito utilizada para conteúdos educativos. Dessa forma, você pode criar conteúdos sobre alimentação, exercícios físicos, cuidados com o corpo, coisas que devem ser evitadas, etc.

Conteúdo relevante

O inbound marketing é um dos principais pilares de quaisquer estratégias de marketing digital e se resume a oferta de conteúdo relevante para atrair e fidelizar pessoas a um serviço ou produto. Trazendo para a sua área de atuação, a criação de um blog é uma forma interessante de fazer inbound marketing.

Além disso, é preciso considerar o grande potencial da internet para médicos, pois, como vimos anteriormente, as pessoas buscam por informações sobre saúde antes de ir a uma consulta. Então, planeje e produza artigos informativos que respondam às perguntas do seu público.

Ainda, é através da oferta de conteúdo que você irá chamar a atenção dos seus potenciais pacientes e educá-los. Da mesma forma, é o caminho a ser seguido para que você desenvolva a sua presença digital e se torne uma autoridade no assunto.

Anúncio online também é marketing médico

Os anúncios são parte importante de uma estratégia de marketing médico digital. Quando não realizados, você depende exclusivamente da força e da otimização do seu conteúdo para ser bem ranqueado no Google e passar a ser visto por pessoas que não conhecem o seu trabalho.

Neste sentido, ao comprar espaços publicitários através do Google Ads, o seu site ou blog passa a figurar no topo da página de resultados das pesquisas dos usuários, aumentando a sua visibilidade e o seu alcance.

Ademais, os custos dos anúncios podem ser totalmente controlados e você só paga por eles quando recebem cliques, ou seja, o custo é por aquisição de pacientes. Assim, a tendência é que o seu investimento retorne rapidamente.

Enfim, como você pode ter percebido, o marketing médico abre várias possibilidades para profissionais de saúde atraírem e fidelizarem os seus pacientes. Agora que você conhece os pilares dessa estratégia, já sabe por onde começar.

Quer saber como o iMedicina pode ajudar a sua estratégia de marketing médico? Fale com um consultor.

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