A Importância do Prontuário Eletrônico para Seu Negócio

prontuário eletrônico

Atualmente, todo negócio que tenha um planejamento de crescimento precisa investir em inovações tecnológicas que tornem mais ágil e prático o seu funcionamento. Com esta proposta, surgiu o sistema de prontuário eletrônico, que mudou a rotina dos consultórios médicos.

Você conhece essa ferramenta, mas não percebe o impacto positivo que ela pode causar no seu negócio? Então, você precisa ler este post. Nas próximas linhas, explicaremos os principais benefícios promovidos pelo uso destes sistemas.

O que é o prontuário eletrônico?

Quando falamos de prontuário eletrônico estamos falando sobre a informatização completa dos processos administrativos, financeiros e até do atendimento dos seus pacientes. Isso porque é uma ferramenta tecnológica que facilita toda a gestão do consultório médico. 

Ainda, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), como o sistema também é chamado, transforma os registros físicos dos pacientes em versões digitais, eliminando os riscos e os custos de manter grandes pilhas de papel. 

Além da melhoria que traz para a rotina do consultório, estes sistemas possuem recursos que promovem o crescimento do negócio. Neste sentido, eles tem como premissa a atração, o atendimento e a fidelização dos pacientes.

Apesar do amor a profissão, sabemos que toda empresa precisa ter lucro. Para isso, o cliente precisa estar no centro de todas as ações realizadas. Assim, baseado nesses três pilares, os softwares médicos garantem um maior fluxo de pacientes, aumentando a lucratividade.

Ademais, fazer um controle gerencial do negócio de forma eficiente é imprescindível para o seu sucesso, pois permite conhecer as despesas, melhorar a receita e monitorar o nível de qualidade no atendimento.

Conheça os benefícios do prontuário eletrônico

Com a evolução tecnológica, empresas de todos os segmentos foram beneficiadas pela informatização das suas atividades profissionais, que proporcionou maior rentabilidade e produtividade dos funcionários.

Da mesma forma, os profissionais de saúde percebem as vantagens em adquirir um sistema de prontuário eletrônico. Para facilitar a sua decisão de migrar os registros em papel para o ambiente digital, vamos falar mais sobre os principais benefícios.

Baixo custo

Embora exista a necessidade de realizar um investimento, a economia no consultório, provocada pelo uso desta ferramenta é muito maior do que você imagina. Isso porque não se trata apenas do custo da aquisição, mas também no grande potencial de crescimento que ela traz para o consultório.

Ainda, as soluções digitais oferecem a possibilidade de eliminar ou, pelo menos, de diminuir as despesas com papéis e suprimentos de impressão, além do gasto com a aquisição de móveis para arquivamento dos prontuários médicos.

Além do mais, existem boas ferramentas no mercado que oferecem um período de teste gratuito ou até disponibilizam uma versão totalmente grátis. Assim, é possível avaliar a adaptação do sistema ao consultório sem ter nenhum custo.

Segurança das informações dos pacientes

Quando se fala em prontuários digitais, é comum que a primeira preocupação do profissional de saúde seja com a segurança dos sistemas. Diferente do que muitos imaginam, estas ferramentas oferecem maior nível de proteção dos dados do que os registros em papel.

Ainda, a primeira razão para isso está no armazenamento das informações. Nos consultórios que mantêm o uso do papel, os prontuários costumam ficar expostos e todos os funcionários têm livre acesso.

Em alguns casos, a clínica já possui um software médico, mas ele é local. Isso significa que todos os dados são salvos no computador e em formatos de arquivos simples, sem proteção. Dessa forma, estão muito mais vulneráveis aos ataques cibernéticos.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Para não correr riscos e manter a segurança da informação, a melhor alternativa é a aquisição de uma ferramenta que seja baseada na nuvem, pois contam com todas as camadas de proteção de invasão dos servidores.

Armazenamento de dados na nuvem

Trata-se de um requisito essencial para quem deseja guardar as informações dos pacientes com segurança. O armazenamento de dados on-line também permite que não hajam barreiras físicas para o acesso aos dados, o que chamamos de acessibilidade.

Além disso, os softwares que oferecem o armazenamento em nuvem costumam utilizar servidores de grandes empresas certificadas e extremamente confiáveis, como a Amazon. 

Ademais, a criptografia de dados é um recurso exclusivo dos sistemas baseados na nuvem. A criptografia é uma solução de segurança que muda o formato dos dados, tornando-os ilegíveis.

Prescrição automatizada de medicamentos

Outro benefício que torna ainda mais eficiente o atendimento do paciente é o recurso de prescrição eletrônica de medicamentos. Para isso, as ferramentas contam com uma base de remédios pré-cadastrados que podem são organizados por especialidade médica.

Assim, com o uso deste recurso, o paciente pode receber o seu receituário digital no próprio smartphone ou e-mail. Dessa forma, é eliminado o risco de confusão na hora de comprar o medicamento correto.

Facilidade de acesso

No formato tradicional, os registros ficam armazenados em um arquivo físico e, mesmo que catalogados, demanda tempo encontrar a informação necessária. Quando os dados estão em ambiente digital, a busca é facilitada.

Ainda, em um prontuário eletrônico as informações ficam centralizadas em um único lugar, estão permanentemente acessíveis e não degradam com o passar dos anos.

Também é importante mencionar que a maioria dos sistemas possuem interfaces amigáveis e intuitivas, o que torna curto o processo de aprendizagem do usuário. 

Como os benefícios do prontuário eletrônico impactam o meu negócio?

Agora que você conhece os benefícios, pode estar se perguntando: como eles podem otimizar o funcionamento do meu consultório? De diversas maneiras. O uso dos softwares médicos permitem uma visão ampla do seu negócio, facilitando a gestão de todos os processos.

Além disso, a integração dos dados permite que vários recursos sejam utilizados de forma simultânea. Por exemplo, quando o pagamento de uma consulta é informado no sistema, ele já entra como receita no fluxo de caixa do consultório.

Ademais, a utilização de um prontuário eletrônico permite ao profissional de saúde:

  • aumentar sua presença digital, por meio de ações de marketing que são integradas com os dados inseridos na ferramenta;
  • agendamento on-line de consultas, com envio automatizado de confirmações e lembretes;
  • sincronizar a agenda do consultório com o Google Agenda, o que permite conhecer a sua disponibilidade em tempo real;
  • organizar os dados clínicos dos pacientes nas diversas abas do prontuário;
  • resgatar históricos e anamneses realizadas antes da informatização do consultório;
  • cadastrar modelos de atestados e prescrições;
  • criar automações de e-mail para o pós-atendimento, desde pesquisas de satisfação até lembretes do uso de medicamentos;
  • programar o envio de e-mails de aniversário;
  • cadastrar tabelas de pagamento de convênios e integrá-las à gestão financeira do consultório;
  • emitir relatórios de agendamentos, cancelamentos, faltas e remarcações.

Como você pode perceber, são recursos que agregam muito valor à atuação médica, agilizando a realização de processos de rotina e administrativos. Dessa forma, o paciente se sente bem atendido e tende a se fidelizar e indicar o profissional para amigos e familiares.

Você já ouviu falar no iMedicina? Caso não, você precisa conhecê-la, pois trata-se de uma das ferramentas de prontuário eletrônico mais completas do mercado. Ficou interessado? Entre em contato com nossos consultores ou deixe um comentário.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: