Todo profissional de saúde deveria saber o quanto manter o relacionamento com paciente é importante para o crescimento do consultório. Isso porque as pessoas só retornam se tiverem, de fato, uma boa experiência antes, durante e após o atendimento.
Naturalmente, a boa experiência do paciente faz com que ele além de continuar preferindo seus serviços ao invés do concorrente, também seja proativo na indicação do consultório para conhecidos. Sendo assim, é feita uma espécie de “propaganda gratuita”, fundamental para a atração de novos pacientes.
No entanto, as estratégias de relacionamento demandam tempo e continuidade da equipe do consultório para que os esforços tragam bons resultados. Nesse sentido, é interessante utilizar a tecnologia a seu favor para otimizar as tarefas e ganhar escala.
Quer saber como avançar, efetivamente, e se tornar referência no relacionamento com o paciente? Aprenda, neste artigo, como otimizar seus processos e obter excelentes resultados. Pronto para ser bem-sucedido nesta empreitada? Siga com a leitura!
O relacionamento com o paciente é um dos pilares do crescimento do consultório. Afinal de contas, sem ele o atendimento acaba adotando um caráter impessoal que afasta muito mais que atrai paciente fieis.
As vantagens de adotar uma estratégia para mantê-lo sempre ativo são inúmeras. Conseguir fidelizar um paciente é o primeiro passo para independência de convênios. Com isso, a rentabilidade da consulta tende a aumentar.
Além da questão financeira, o relacionamento com o paciente bem planejado os transformam em verdadeiros defensores do seu serviço. Essa é uma ótima maneira de atrair novos pacientes sem investir nenhum esforço para tal. A autoridade da sua marca e do seu nome começam a ser construídas assim.
Além do mais, os pacientes que gostam e já conhecem o serviço, dificilmente o troca por profissionais desconhecidos.
Entenda a seguir algumas formas de estimular o relacionamento com o paciente.
Com tanta competitividade na área médica, caso o paciente não goste do serviço, não resta dúvida de que ele vai recorrer a outro estabelecimento. Logo, manter um bom atendimento é essencial nesse contexto.
Por outro lado, se o paciente notar comprometimento por parte da equipe — assim como perceber valor e soluções eficientes no sentido de melhorar a experiência dele —, com certeza, não abrirá mão do auxílio daquele profissional no futuro.
É por isso que é essencial pensar em processos que tenham foco no paciente. Humanizar o atendimento, treinar a equipe, melhorar o ambiente são ótimas formas de se sobressair.
Mantenha-se atualizado e escute com atenção todas as dúvidas durante a consulta. Saiba discorrer de forma educativa e empática, demonstre que você está ali para ajudar mesmo após o procedimento.
Forneça informações valiosas para a orientação do seu paciente. Assim, sempre que ele necessitar, procurará por você e não recorrerá a outro especialista da área ou, pior, ao “Dr. Google”.
Uma boa estratégia é utilizar o e-mail marketing com bons conteúdos sobre o assunto, para enviá-lo, de acordo com o problema em questão.
Manter um perfil em redes sociais e um site online também é essencial para ajudar o paciente a se aproximar do consultório e esclarecer dúvidas.
Incentive a equipe a oferecer um atendimento de excelência, desde o primeiro contato até a resolução de possíveis crises.
Lembre-se: ninguém está livre de turbulências, porém todos devem estar preparados para lidar com adversidades. Assim, evite contratempos, esteja ciente dos compromissos em tempo real e readeque a agenda médica sempre que possível.
Lembre seu paciente de comparecer fazendo a confirmação da consulta e enviando lembretes de retorno.
Incentive o agendamento online para que ele mesmo faça sua marcação e reagendamento de forma agilizada sem precisar ficar ligando no consultório.
Ofereça pesquisas de satisfação, para que você possa mapear as estratégias que estão funcionando e o que precisa ser melhorado.
Analise, o índice NPS (Net Promore Score), considerada a métrica da lealdade, fundamental para compreender quais melhorias devem ser implementadas no estabelecimento.
Como você viu, as estratégias de relacionamento podem ser colocadas em prática de várias maneiras. É importante que todas sigam um padrão e que você consiga mensurar o resultado. Entenda como otimizar todas essas tarefas para que elas façam parte da rotina do consultório.
Ao sistematizar a gestão de relacionamento com paciente por meio de um software médico, é possível implementar de forma precisa cada etapa da construção desse vínculo. Cria-se, assim, uma rotina trabalhada por meio das inúmeras funcionalidades disponíveis no sistema.
Entenda melhor a seguir.
A organização do método empregado para estruturar sua estratégia deve ser documentada. Dessa forma, o programa contribuirá para a centralização dos procedimentos.
Em outras palavras, o recurso norteia protocolos que devem ser seguidos pela equipe no sentido de garantir a eficiência do atendimento até a fase da recomendação.
Nesse sentido, mapeie as tarefas que poderão ser realizadas pelo software médico e aquilo que demanda esforço do time de atendimento do consultório. Em seguida, configure as funcionalidades para que funcionem corretamente e faça testes.
Daí em diante, fica mais fácil entender quais as ações estão funcionando bem e o que precisa ser ajustado.
A integração da agenda médica com o agendamento online é recomendável. Isso porque poupa tempo da equipe da recepção, que não precisa ficar atendendo telefone e pode focar em atender quem chega no consultório.
Crie um alerta para lembrar o paciente das consultas seguintes ou se já é tempo de fazer um retorno. O software consegue automatizar o envio de mensagens e e-mails tanto para confirmar as consultas marcadas quanto para lembrar o paciente de comparecer.
Dessa forma, o sistema faz tudo de forma automática, aproximando o paciente do consultório, com baixíssimo esforço da equipe.
O uso do e-mail marketing, função disponível nessas plataformas, também é uma oportunidade de perpetuar a conversa no pós-consulta — desde que você ofereça material relevante conforme o perfil do paciente.
Assim, pode segmentá-los facilmente, por meio da inclusão de tags durante o atendimento. Suponha que o paciente seja diabético, basta inserir essa informação, ao mesmo tempo em que preenche o cadastro com o endereço eletrônico.
Você ainda pode:
Dessa maneira, vai nutrir a comunicação e, então, poderá “colher os bons frutos” da ação em longo prazo. Afinal, se você se manteve presente e demonstrou interesse em solucionar eventuais dúvidas, certamente, ele retornará logo.
Presença digital é essencial para manter o relacionamento cm o paciente, mesmo antes do agendamento da consulta.
No entanto, manter um perfil em rede social relevante e atualizado é algo que requer um trabalho extra e cuidadoso. Nesses casos, é mais viável contar com auxílio de empresas que forneçam conteúdos prontos, com a cara do seu consultório e façam toda a programação das postagens.
Assim, você fica livre para conduzir a estratégia e acompanhar os resultados com mais eficiência.
Até agora você percebeu o quanto tecnologia será útil para melhorar o relacionamento com paciente. Por meio de um software médico focado em relacionamento, você vai otimizar as tarefas do dia a dia e liberar tempo para o que interessa: atendimento com foco no seu paciente.
Sem contar que, com o uso desses sistemas, você obtém dados sobre o paciente que retornou, quais os problemas o consultório está enfrentando na visão de quem consome o serviço e pode traçar estratégias para melhorar os índices de fidelização.
Assim, todas as iniciativas futuras estarão baseadas em métricas reais, deixando à margem achismos. A tomada de decisão tende a ser mais exata e, com isso, o percentual de fidelização será mais tangível.
Ademais, todas as informações são armazenadas em um só lugar, sem necessidade de despesas adicionais com outros programas.
Com essa estratégia diferenciada, o seu negócio só tende a crescer. Não por acaso, o relacionamento com o paciente é um divisor de águas nos consultórios.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para o crescimento do seu consultório médico? Continue navegando pelo blog iMedicina.
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