Relacionamento com paciente: descubra como otimizá-lo

Relacionamento com paciente

Todo profissional de saúde deveria saber o quanto manter o relacionamento com paciente é importante para o crescimento do consultório. Isso porque as pessoas só retornam se tiverem, de fato, uma boa experiência antes, durante e após o atendimento.

Naturalmente, a boa experiência do paciente faz com que ele além de continuar preferindo seus serviços ao invés do concorrente, também seja proativo na indicação do consultório para conhecidos. Sendo assim, é feita uma espécie de “propaganda gratuita”, fundamental para a atração de novos pacientes.

No entanto, as estratégias de relacionamento demandam tempo e continuidade da equipe do consultório para que os esforços tragam bons resultados. Nesse sentido, é interessante utilizar a tecnologia a seu favor para otimizar as tarefas e ganhar escala.

Quer saber como avançar, efetivamente, e se tornar referência no relacionamento com o paciente? Aprenda, neste artigo, como otimizar seus processos e obter excelentes resultados. Pronto para ser bem-sucedido nesta empreitada? Siga com a leitura!

Por que o relacionamento com paciente é imprescindível?

O relacionamento com o paciente é um dos pilares do crescimento do consultório. Afinal de contas, sem ele o atendimento acaba adotando um caráter impessoal que afasta muito mais que atrai paciente fieis.

As vantagens de adotar uma estratégia para mantê-lo sempre ativo são inúmeras. Conseguir fidelizar um paciente é o primeiro passo para independência de convênios. Com isso, a rentabilidade da consulta tende a aumentar.

Além da questão financeira, o relacionamento com o paciente bem planejado os transformam em verdadeiros defensores do seu serviço. Essa é uma ótima maneira de atrair novos pacientes sem investir nenhum esforço para tal. A autoridade da sua marca e do seu nome começam a ser construídas assim.

Além do mais, os pacientes que gostam e já conhecem o serviço, dificilmente o troca por profissionais desconhecidos.

Como impulsionar o relacionamento com o paciente

Entenda a seguir algumas formas de estimular o relacionamento com o paciente.

Se destaque da concorrência

Com tanta competitividade na área médica, caso o paciente não goste do serviço, não resta dúvida de que ele vai recorrer a outro estabelecimento. Logo, manter um bom atendimento é essencial nesse contexto.

Por outro lado, se o paciente notar comprometimento por parte da equipe — assim como perceber valor e soluções eficientes no sentido de melhorar a experiência dele —, com certeza, não abrirá mão do auxílio daquele profissional no futuro.

É por isso que é essencial pensar em processos que tenham foco no paciente. Humanizar o atendimento, treinar a equipe, melhorar o ambiente são ótimas formas de se sobressair.

Fortaleça a comunicação

Mantenha-se atualizado e escute com atenção todas as dúvidas durante a consulta. Saiba discorrer de forma educativa e empática, demonstre que você está ali para ajudar mesmo após o procedimento.

Forneça informações valiosas para a orientação do seu paciente. Assim, sempre que ele necessitar, procurará por você e não recorrerá a outro especialista da área ou, pior, ao “Dr. Google”.

Uma boa estratégia é utilizar o e-mail marketing com bons conteúdos sobre o assunto, para enviá-lo, de acordo com o problema em questão.

Manter um perfil em redes sociais e um site online também é essencial para ajudar o paciente a se aproximar do consultório e esclarecer dúvidas.

Faça gestão organizada da agenda

Incentive a equipe a oferecer um atendimento de excelência, desde o primeiro contato até a resolução de possíveis crises.

Lembre-se: ninguém está livre de turbulências, porém todos devem estar preparados para lidar com adversidades. Assim, evite contratempos, esteja ciente dos compromissos em tempo real e readeque a agenda médica sempre que possível.

Lembre seu paciente de comparecer fazendo a confirmação da consulta e enviando lembretes de retorno.

Incentive o agendamento online para que ele mesmo faça sua marcação e reagendamento de forma agilizada sem precisar ficar ligando no consultório.

Seja receptivo a feedbacks

Ofereça pesquisas de satisfação, para que você possa mapear as estratégias que estão funcionando e o que precisa ser melhorado.

Analise, o índice NPS (Net Promore Score), considerada a métrica da lealdade, fundamental para compreender quais melhorias devem ser implementadas no estabelecimento.

Como você viu, as estratégias de relacionamento podem ser colocadas em prática de várias maneiras. É importante que todas sigam um padrão e que você consiga mensurar o resultado. Entenda como otimizar todas essas tarefas para que elas façam parte da rotina do consultório.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Como otimizar o relacionamento com paciente?

Ao sistematizar a gestão de relacionamento com paciente por meio de um software médico, é possível implementar de forma precisa cada etapa da construção desse vínculo. Cria-se, assim, uma rotina trabalhada por meio das inúmeras funcionalidades disponíveis no sistema.

Entenda melhor a seguir.

Crie processos organizados

A organização do método empregado para estruturar sua estratégia deve ser documentada. Dessa forma, o programa contribuirá para a centralização dos procedimentos.

Em outras palavras, o recurso norteia protocolos que devem ser seguidos pela equipe no sentido de garantir a eficiência do atendimento até a fase da recomendação.

Nesse sentido, mapeie as tarefas que poderão ser realizadas pelo software médico e aquilo que demanda esforço do time de atendimento do consultório. Em seguida, configure as funcionalidades para que funcionem corretamente e faça testes.

Daí em diante, fica mais fácil entender quais as ações estão funcionando bem e o que precisa ser ajustado.

Disponibilize o agendamento online

A integração da agenda médica com o agendamento online é recomendável. Isso porque poupa tempo da equipe da recepção, que não precisa ficar atendendo telefone e pode focar em atender quem chega no consultório.

Automatize tarefas administrativas

Crie um alerta para lembrar o paciente das consultas seguintes ou se já é tempo de fazer um retorno. O software consegue automatizar o envio de mensagens e e-mails tanto para confirmar as consultas marcadas quanto para lembrar o paciente de comparecer.

Dessa forma, o sistema faz tudo de forma automática, aproximando o paciente do consultório, com baixíssimo esforço da equipe.

Faça nutrição dos pacientes ativos

O uso do e-mail marketing, função disponível nessas plataformas, também é uma oportunidade de perpetuar a conversa no pós-consulta — desde que você ofereça material relevante conforme o perfil do paciente.

Assim, pode segmentá-los facilmente, por meio da inclusão de tags durante o atendimento. Suponha que o paciente seja diabético, basta inserir essa informação, ao mesmo tempo em que preenche o cadastro com o endereço eletrônico.

Você ainda pode:

  • informá-lo sobre as novidades do consultório médico;
  • estimular a participação em pesquisas;
  • lembrá-lo sobre o retorno;
  • direcioná-lo para o seu blog e redes sociais.

Dessa maneira, vai nutrir a comunicação e, então, poderá “colher os bons frutos” da ação em longo prazo. Afinal, se você se manteve presente e demonstrou interesse em solucionar eventuais dúvidas, certamente, ele retornará logo.

Automatize seus conteúdos online

Presença digital é essencial para manter o relacionamento cm o paciente, mesmo antes do agendamento da consulta.

No entanto, manter um perfil em rede social relevante e atualizado é algo que requer um trabalho extra e cuidadoso. Nesses casos, é mais viável contar com auxílio de empresas que forneçam conteúdos prontos, com a cara do seu consultório e façam toda a programação das postagens.

Assim, você fica livre para conduzir a estratégia e acompanhar os resultados com mais eficiência.

Solução definitiva para o relacionamento com paciente

Até agora você percebeu o quanto tecnologia será útil para melhorar o relacionamento com paciente. Por meio de um software médico focado em relacionamento, você vai otimizar as tarefas do dia a dia e liberar tempo para o que interessa: atendimento com foco no seu paciente.

Sem contar que, com o uso desses sistemas, você obtém dados sobre o paciente que retornou, quais os problemas o consultório está enfrentando na visão de quem consome o serviço e pode traçar estratégias para melhorar os índices de fidelização.

Assim, todas as iniciativas futuras estarão baseadas em métricas reais, deixando à margem achismos. A tomada de decisão tende a ser mais exata e, com isso, o percentual de fidelização será mais tangível.

Ademais, todas as informações são armazenadas em um só lugar, sem necessidade de despesas adicionais com outros programas.

Com essa estratégia diferenciada, o seu negócio só tende a crescer. Não por acaso, o relacionamento com o paciente é um divisor de águas nos consultórios.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para o crescimento do seu consultório médico? Continue navegando pelo blog iMedicina.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: