Muitos gestores em saúde já notaram o quanto o atendimento de qualidade é poderoso para o crescimento do negócio. Para garantir o alto padrão, a maioria deles já adota uma série de procedimentos a fim de maximizar a experiência dos pacientes.
A verdade é que hoje não basta prestar um bom serviço, mas sim criar protocolos para mensurar os pontos fortes e críticos do estabelecimento. Assim, se algo não funciona mais deve ser aperfeiçoado o quanto antes para que atração e fidelização dos pacientes ocorra de forma recorrente.
Nesse sentido, padronizar essas tarefas faz toda a diferença. Ademais, há melhorias que envolvem a estrutura administrativa como um todo e que devem ser implementadas no consultório para aumentar a eficiência da equipe e do atendimento médico.
Se você têm tido dificuldades para execução desse trabalho leia este artigo e descubra como é possível simplificar essas tarefas e ser reconhecido como referência em saúde.
Aumentar a eficiência do atendimento médico implica em conquistar mais resultados com menos esforço. Por isso que é necessário conhecer a jornada do paciente e traçar estratégias que agreguem valor a ele, de forma que nem a equipe do consultório nem o médico fiquem sobrecarregados.
Tenha em mente que desde o primeiro contato com o seu consultório médico nada passa despercebido pelo paciente. Sendo assim todos os passos são importantes para agregar valor ao que você oferece.
Há inúmeras formas de aplicar essa premissa na prática. Sendo que o agendamento online, por exemplo, é um recurso bastante útil nesse sentido.
Isso, porque ao oferecer a possibilidade da marcação de consultas a qualquer hora e lugar fora do horário comercial, com certeza, a percepção de valor será positiva.
Além disso, a secretária não precisa atender milhares de telefone o dia todo para manter a agenda do consultório cheia. O próprio paciente escolhe seu horário e marca na agenda do profissional escolhido.
Por conta da pandemia, desde março desse ano, o Conselho Federal de Medicina recomenda a assistência médica à distância como alternativa ao atendimento médico presencial.
Embora essa medida se restrinja a alguns tratamentos e prevaleça por prazo determinado, enquanto dura a pandemia, é sem dúvida mais uma comodidade para os pacientes.
Pense no potencial enorme disso principalmente no âmbito social. Agora, mesmo as comunidades mais isoladas do país poderão ser assistidas por um profissional contando apenas com o acesso à Internet.
Os atendimento por telemedicina ainda ampliam a capacidade de atendimento do consultório, que não fica restrita ao perímetro geográfico. Como essas consultas costumam ser mais rápidas porque não dependem do deslocamento do paciente, é possível aumentar a quantidade de atendimentos por dia.
É obrigação médica priorizar o uso de softwares médicos conhecidos pela confiança no mercado na hora de prestar o serviço. Afinal, trata-se da necessidade de resguardar os dados do seu paciente.
Por isso, os prontuários eletrônicos são opções que mais atendem essa necessidade, uma vez que as informações ficam protegidas em ambiente seguro, por login e senha.
Assim, antes de se decidir pelo sistema mais adequado observe se ele conta com os atributos abaixo:
A utilização do prontuário eletrônico tende a ser ainda mais satisfatória para o paciente se a prescrição digital for incorporada à rotina médica.
Isso porque através da assinatura eletrônica padrão ICP-Brasil as guias são reconhecidas em todo o país. Você ainda pode compartilhar o documento por meio da plataforma médica e assim evitará fraudes.
A prescrição digital também funciona muito bem mesmo que o médico imprima e carimbe a receita, nos moldes tradicionais. Durante o atendimento, ela agiliza a escolha pelo medicamento mais adequado, a partir do acesso a uma base de dados com centenas de medicamentos cadastrados.
As faltas ao consultório, quando frequentes, são um sinal de que o lembrete pelo telefone, talvez não seja a estratégia mais adequada para a confirmação da consulta. Além disso, há outras formas mais efetivas de contato, menos invasivas e mais eficientes.
As confirmações por e-mail e SMS podem ser configuradas para disparo automático, sem tomar tempo da secretária. Alem do mais, é mais garantido que o paciente vá receber o recado, já que hoje em dia todo mundo confere o celular o tempo todo.
Certamente, essa opção agiliza a execução de tarefas desempenhadas pela equipe de atendimento. Sem contar que por meio do mecanismo é possível filtrar inúmeras informações como preferências de contato. Assim como a frequência de retorno ao médico.
O paciente também é favorecido pela função, já que ele mesmo pode marcar as consultas conforme suas necessidades. Além de acompanhar os horários disponíveis dos profissionais com os quais está acostumado a se tratar pelo link de agendamento online.
Receber feedbacks é uma maneira importante de detectar falhas na gestão do consultório médico. Afinal sempre há algo que pode melhorar, certo?
Para isso é recomendável estruturar a pesquisa de satisfação por meio da ferramenta de NPS, bastante eficaz para obter o índice de satisfação dos pacientes. Um formulário simples com poucas perguntas, enviado automaticamente, que serve como parâmetro para descobrir os promotores, neutros e detratores da clínica.
Até agora você percebeu o quanto as ferramentas mencionadas otimizam o seu trabalho no consultório. A boa notícia é que não é preciso implantá-los de forma separada. Pelo contrário, integre todos esses recursos e outros através software médico do iMedicina, referência entre milhares de médicos do país.
Conte com o software para oferecer aumentar a eficiência dos seus atendimentos e melhorar a satisfação dos pacientes. Eles merecem soluções inteligentes e a melhor tecnologia disponível no mercado.
Quer saber mais como o iMedicina pode ajudar o seu consultório a crescer? Leia este artigo do blog: Gestão E Prontuário Eletrônico: Tudo O Que Você Pode Fazer Com O iMedicina e leve seus negócios médicos para outro nível.
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