Como o iMedicina otimiza seu relacionamento com paciente

iMedicina - relacionamento

O relacionamento com paciente é a parte mais importante do atendimento médico. A expertise é fundamental, é claro, mas lidar com pessoas é uma arte.

Para garantir que o seu paciente se sinta bem atendido e retorne, é preciso que a experiência dele seja excelente do início ao fim. Na prática, ele deve receber atenção desde que manifesta interesse na sua clínica ou consultório, até o momento após a consulta.

A fidelização de pacientes, como é chamado este processo, é fundamental para que você adquira notoriedade – afinal, pacientes que têm uma experiência diferenciada tendem a indicar você para conhecidos, deixar testemunho positivo nas redes sociais e continuar utilizando seus serviços.

No entanto, dar atenção em todos os momentos da jornada do paciente é um desafio para muitos médicos. A comunicação constante exige uma estratégia, observação das necessidades do paciente e, principalmente, disponibilidade dos profissionais para colocá-la em prática.

A boa notícia é que existem ferramentas que, quando bem aplicadas, podem ajudar a encantar o paciente.

O iMedicina é líder e relacionamento com o paciente e desenvolveu um software médico pensando exatamente nas demandas de um consultório. Entenda melhor no conteúdo a seguir.

Relacionamento com paciente: por onde começar?

Primeiro, vamos falar sobre a questão da atração de pacientes. Em um mundo cada vez mais digital – afinal, boa parte da população tem um smartphone e está conectada à internet -, você precisa pensar em formas de dialogar com pessoas que se interessam pelo que você tem a oferecer, nos canais de comunicação certos.

Assim, surge a necessidade de criar um bom site médico, redes sociais com conteúdo relevante e materiais textuais que dialoguem com o seu paciente ideal no canal que ele está – a internet.

Essa é a fase inicial do processo de atração. O ideal é que o paciente, após encontrar você, sinta-se disposto a ler o que você produzir, a navegar nas suas páginas e a tirar dúvidas. A partir daí, o relacionamento começa a ser construído.

Diálogo, prestatividade e atenção: pilares do bom atendimento

Assim que o paciente entrar em contato, é seu dever garantir que ele seja atendido depressa e com excelência. O diálogo deve acontecer no ato ou o mais depressa possível – não é elegante e não demonstra profissionalismo responder e-mails com semanas de atraso ou deixar o WhatsApp sem resposta.

Após o agendamento da consulta, existem formas de começar a criar uma relação de confiança com o paciente. Uma delas é emitir, de forma automática, um e-mail de comprovação de agendamento.

Para além disso, é possível também programar lembretes de consulta, que serão enviados para o e-mail e para o celular do paciente na véspera do atendimento. Tal medida, além de estreitar os laços entre os envolvidos, colabora para que o paciente consiga programar os seus horários e não perder as suas consultas.

Para o consultório, a vantagem é dupla: além da melhora no relacionamento com paciente, há a diminuição significativa das ausências.

Relacionamento com paciente: entenda os diferenciais do iMedicina

O software médico do iMedicina permite ao usuário que faça o envio de confirmações e lembretes personalizados de forma automática, como já comentamos, mas isso é apenas a ponta do iceberg.

Agendamento eletrônico do iMedicina

Na fase inicial, de atração de pacientes, quando o relacionamento começa a ser construído, é importante facilitar os meios pelos quais o paciente chega até o consultório.

Se ele está navegando pelo seu site e decide marcar a consulta, o agendamento online deve estar disponibilizado ali para que com apenas poucos cliques, a marcação seja realizada. Da mesma forma, isso deve ocorrer em outros canais da internet como redes sociais, perfil no Google Meu Negócio e links patrocinados.

O iMedicina te dá todo o suporte nesse momento. Os links para agendamento eletrônico são de fácil configuração e estão disponíveis também na versão gratuita do software!

O iMedicina permite criar fluxos automatizados de e-mail marketing

Com a ferramenta de automação de e-mails, é possível criar fluxos automáticos com diversas finalidades, enviados após a consulta ou em períodos específicos.

Por que isso é importante? Porque estabelece um diálogo, faz com que o paciente se lembre da clínica (e que agende novas consultas, caso seja necessário) e também fortalece as relações.

Os e-mails não precisam ter objetivos de fazer propaganda. Eles podem ser informativos, trazer dicas especiais, atualizar os pacientes sobre modificações no atendimento da clínica e sobre datas de funcionamento, entre outras coisas.

Para fazer um agrado, você também pode anexar cartões em datas comemorativas, como o Natal, ou enviar mensagens de aniversário.

Por fim, o sistema dá ao usuário a possibilidade de verificar quais e-mails foram abertos e quais não foram. Assim, avalia-se o resultado das estratégias e o que deve mantido ou alterado.

Sistema de tags

Pessoas são diferentes. Mesmo que sejam atendidos pelo mesmo especialista ou pela mesma clínica, às vezes possuem demandas que são bastante distintas.

O sistema de tags permite que os pacientes e atendimentos sejam marcados com tags específicas dentro do prontuário eletrônico. A partir daí, é possível segmentar quem recebe dicas ou informações sobre determinados temas. 

Pacientes diabéticos, por exemplo, com a tag #Diabetes, podem receber mensagens automatizadas sobre novos estudos da Diabetes, sobre cuidados que devem ser tomados, etc.

Isso também facilita na criação de conteúdo para marketing digital. 

Através da avaliação das tags mais utilizadas e das queixas mais comuns, é possível investir em material rico, como vídeos explicativos e e-books, que estejam dentro das expectativas, anseios e interesses dos seus pacientes.

Como as automações de retorno e avaliação do serviço funcionam?

Ao final da consulta, o paciente será instruído sobre a sua necessidade de retorno. Caso ele não tenha data específica para tal, apenas uma estimativa – digamos, três meses -, é possível registrar, no sistema, que há um retorno previsto para daqui a cerca de 90 dias.

O sistema, então, envia lembretes por e-mail para os pacientes, garantindo que eles não se esqueçam de retornar ao consultório após a recomendação do especialista.

No que tange à avaliação do serviço, o iMedicina oferece uma funcionalidade e tanto. Ao final de cada atendimento, o sistema envia, de forma automática, uma pesquisa de satisfação para o paciente por meio da ferramenta de NPS.

Desta maneira, ele pode dizer, de forma sincera, os pontos fortes e fracos da clínica, da consulta, do espaço físico. 

Quem não gosta de saber que a sua opinião está sendo ouvida e levada em consideração? A cada mudança positiva, você garantirá que o seu paciente se sinta respeitado e cada vez mais inclinado a comparecer às consultas e a divulgar os serviços para amigos, familiares e conhecidos.

Esses dados, além de serem úteis para melhorar o treinamento dos funcionários, colaboraram para que o relacionamento com paciente fique ainda melhor.

Fazer um bom relacionamento com paciente pode ser otimizado para ser parte da sua rotina no consultório, basta utilizar as ferramentas certas, como as que o iMedicina oferece.

Quer entender mais sobre como o iMedicina te ajuda no relacionamento com o paciente? Fale com um consultor!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: