4 situações péssimas que um sistema médico pode evitar no seu consultório

sistema médico

Situações inesperadas são comuns em consultórios médicos e, por vezes, ficamos confusos e até com medo. Enquanto você pode simplesmente pensar que não passará por problemas inesperados, a verdade é que você vai passar e a boa notícia é que você pode (e deve) se preparar e até mesmo prevenir com antecedência determinadas situações. Mas como? A resposta é bem simples: com um sistema médico!

Um sistema médico é um programa baseado na Web (na nuvem) que organiza dados médicos e administrativos, os quais podem ser acessados facilmente. O sistema pode ser acessado facilmente usando qualquer computador dentro e fora das instalações – apenas certifique-se de estar conectado a Internet. O sistema médico em si substitui a manutenção manual dos registros médicos. Por conta disso e muitos outros recursos e benefícios, várias situações péssimas podem ser evitadas nos consultórios e clínicas.

Então, acompanhe-nos agora e veja as quatro principais situações péssimas que um sistema médico pode evitar no seu consultório. Vamos lá?

 

1. Desastres naturais se transformando em desastres pessoais

Os alagamentos em São Paulo são apenas um lembrete mais recente de que desastres naturais, incluindo incêndios, destroem casas e escolas, bem como negócios cruciais, incluindo consultórios médicos, clínicas e hospitais.

O pesadelo de perder os registros médicos é, principalmente, um dos maiores prejuízos, já que pode colocar os pacientes em risco de vida imediato, não só durante o desastre, mas por semanas e até meses depois. Incidentes de perda de registros médicos ocorrem com frequência aqui no Brasil, pois o nosso país está atrás de outros no uso de tecnologias que podem impedir a perca de dados – sistema médico.

Normalmente, em casos de desastres naturais, como incêndios ou alagamentos, os arquivos são perdidos porque a maioria deles são arquivos de papel armazenado em compartimentos pouco seguros. E em casos de percas, os médicos não poderão saber qual tratamento um determinado paciente havia recebido, suas alergias a medicamentos e quais medicamentos estavam sendo receitados.

E um dos benefícios principais que um sistema médico pode oferecer é a capacidade de recuperar rapidamente os registros de pacientes em casos de desastres naturais, já que todos os arquivos são armazenados na nuvem e não em um servidor local. Suas informações médicas importantes estarão protegidas de desastres naturais.

 

2. Vazamento de informações por conta de um sistema médico gratuito

Alguns opositores a sistemas médicos se preocupam com a privacidade e segurança devido aos hackers. Eles argumentam que com o aumento da disponibilidade de dados online, os registros médicos eletrônicos podem ser acessados facilmente por hackers.

Obviamente, essas preocupações não são por acaso, afinal de contas, até mesmo sites do governo recebem ataques e frequentemente informações privadas são divulgadas.

No entanto, a partir de um sistema médico pago, é possível evitar isso, principalmente por conta da sua tecnologia de criptografia de dados. A criptografia protege os registros médicos e informações da própria clínica e garante que somente usuários autorizados possam visualizá-los e alterá-los, caso necessário. Além disso, em caso de tentativas de invasão, os dados serão criptografados automaticamente e se tornarão ilegíveis.

Utilizando da mesma tecnologia de criptografia dos bancos, um sistema de gestão médica para consultórios elimina quaisquer possibilidades de vazamento de dados.

 

3. Falta de informações gerando erros médicos

A falta de informações entre os provedores de serviços de cuidados de saúde pode gerar erros médicos com frequência. Como já citado em outro post aqui no blog, os erros médicos, principalmente erros envolvendo prescrições de medicamentos e diagnósticos imprecisos, já estão matando mais do que a AIDS.

Tradicionalmente, os médicos são treinados para entrevistar um paciente e fazer resumos diários do plano de cuidados. Normalmente, as informações obtidas são adicionadas ao registro médico do paciente. No entanto, quando por algum motivo o médico deixa de atualizar essas informações ou simplesmente se esquece de registrar o que foi feito ou obtido, os erros médicos começam a surgir disparadamente.

Mas graças aos sistemas médicos, os erros médicos estão sendo reduzidos drasticamente, principalmente pelo seu recurso de prescrição de medicamentos eletronicamente, o que elimina prescrições de leitura ilegíveis. Além disso, com base nos registros médicos do paciente, o sistema médico emite alertas na hora da prescrição de medicamentos, informando ao médico sobre as alergias do paciente.

 

4. Atrasos excessivos

Uma agenda eletrônica é definitivamente a solução para atrasos, sejam eles pelo fato de que você gastou mais tempo do que o esperado no atendimento anterior ou simplesmente por que você não se programou corretamente. A função de agenda eletrônica é altamente defendida pelos seus usuários (médicos e enfermeiros).

Com um sistema médico você poderá controlar a sua agenda eletronicamente através de uma interface simples e intuitiva. Você poderá controlar os seus compromissos e consultas marcadas, reduzindo assim os erros de agendamento de consulta. Assim, você poderá se organizar melhor e evitar atrasos e, consequentemente, manter uma boa relação com seus pacientes, fazendo-os notar e valorizar o seu compromisso.

E você, já utiliza um sistema médico para evitar essas situações? Comente!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: