Como um sistema para consultórios pode reduzir a taxa de falhas?

software médico

Desde que o Instituto de Medicina lançou seu estudo informando que cerca de 98 mil pessoas morrem a cada ano por conta de erros EVITÁVEIS, a segurança do paciente ocupou um lugar importante nos debates nacionais sobre cuidados de saúde, levando muitos hospitais a adotarem um software médico para automatizar diversas coisas.

Os hospitais deixaram de lado os registros em papéis e passaram a utilizar sistemas médicos que atendem às necessidades do pessoal e, principalmente, dos pacientes.

É claro que, um software médico não é uma fórmula que corta pela raiz quaisquer erros, mas pode ajudar a reduzir as chances de você e seus colegas errarem.

No post de hoje, separamos alguns pontos importantes onde um sistema para consultórios se encaixa perfeitamente para reduzir a taxa de erros. Vamos lá?

 

Problemas na prescrição de medicamentos

Os erros mais comuns e mortais ocorrem quando os médicos cometem erros prescrevendo medicamentos. Os erros mais comuns são:

  • Prescrever medicamentos que não podem ser ingeridos com outros medicamentos que o paciente já está tomando, ou com alimentos que, normalmente, o paciente come com certa frequência.
  • Dar a um paciente um medicamento que ele é alérgico.
  • Dar uma dose incorreta ou utilizar com frequência inadequada.

Prescrever um novo medicamento é relativamente uma tarefa difícil para profissionais ocupados e que ainda utilizam os registros em papel. Quando os registros médicos se perdem ou apresentam informações incompletas, os médicos costumam prescrever medicamentos com base na situação atual, o que pode causar muitos problemas.

Em muitos casos, um software médico pode lidar efetivamente com esse problema. Mas como? Uma das características importantes inclui o acesso rápido aos registros médicos do paciente, onde o médico poderá checar o histórico médico, notas e arquivos anexados para prescrever remédios com mais segurança.

Outros recursos que podem ajudá-lo a eliminar esses erros incluem:

  • Interface fácil de usar e intuitiva, o que permitirá que você dê mais atenção aos seus pacientes e não deixe nenhuma informação importante passar.
  • Utilização de Tags para gerar estatísticas sobre as informações que você deseja sobre um determinado paciente, como diagnósticos, sintomas, etc.
  • Uma base de dados que inclui os históricos médicos de seus pacientes.

 

Serviços preventivos

Quando se trata de cuidados preventivos, o software de gestão médica pode ajudá-lo a evitar muitos dos erros mais comuns em consultórios. Esses erros podem incluir o acompanhamento inadequado ou monitoramento do tratamento inadequado.

À medida que os pacientes envelhecem, eles precisam se atentar para certos exames. Eles podem desenvolver problemas com sua audição ou visão e podem precisar de exames de câncer para cânceres comuns, como câncer de próstata e de mama.

No entanto, às vezes os pacientes simplesmente não aparecem, talvez até por que esqueceram mesmo. Consultas cirúrgicas e outras situações envolvendo doenças potencialmente fatais devem ser devidamente controladas com antecedência.

E um software médico pode ajudar a monitorar o paciente, verificando com frequência se existem status pendentes e quando estão se aproximando de um determinado exame, informando à equipe quando realizar alguma ação. Esse controle precoce pode ajudar a evitar problemas médicos mais sérios na vida adulta de seus pacientes.

 

Software médico: um sistema para reduzir os erros médicos!

Um sistema para consultórios pode ajudar a reduzir os erros através de uma variedade de funcionalidades. Como o processo é eletrônico, os usuários podem incorporar regras (para apoiar o consultório) para verificar alergias, contraindicações e etc.

A lista de vantagens de um software médico em comparação com os sistemas baseados em papel inclui: supera a questão da ilegibilidade, menos erros associados à prescrição de medicamentos, cria dados disponíveis para análise e muito mais.

Naturalmente, um médico humano ainda será responsável por tomar a decisão final. No entanto, a vantagem principal que um software médico oferece, é que o médico terá ao seu dispor uma quantidade considerável de informações para análise, permitindo assim que o mesmo tome uma decisão com base em informações completas ao invés dos dados incompletos dos antigos registros em papéis.

Definitivamente, um software médico, juntamente com o conhecimento médico, será capaz de salvar muito mais vidas através da redução dos erros médicos. E o melhor? Sem aumentar os custos e sem alterar o fluxo atual de trabalho.

E você, já usa um software médico para reduzir os erros em seu consultório? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: