Como um sistema para consultórios pode reduzir a taxa de falhas?

software médico

Desde que o Instituto de Medicina lançou seu estudo informando que cerca de 98 mil pessoas morrem a cada ano por conta de erros EVITÁVEIS, a segurança do paciente ocupou um lugar importante nos debates nacionais sobre cuidados de saúde, levando muitos hospitais a adotarem um software médico para automatizar diversas coisas.

Os hospitais deixaram de lado os registros em papéis e passaram a utilizar sistemas médicos que atendem às necessidades do pessoal e, principalmente, dos pacientes.

É claro que, um software médico não é uma fórmula que corta pela raiz quaisquer erros, mas pode ajudar a reduzir as chances de você e seus colegas errarem.

No post de hoje, separamos alguns pontos importantes onde um sistema para consultórios se encaixa perfeitamente para reduzir a taxa de erros. Vamos lá?

 

Problemas na prescrição de medicamentos

Os erros mais comuns e mortais ocorrem quando os médicos cometem erros prescrevendo medicamentos. Os erros mais comuns são:

  • Prescrever medicamentos que não podem ser ingeridos com outros medicamentos que o paciente já está tomando, ou com alimentos que, normalmente, o paciente come com certa frequência.
  • Dar a um paciente um medicamento que ele é alérgico.
  • Dar uma dose incorreta ou utilizar com frequência inadequada.

Prescrever um novo medicamento é relativamente uma tarefa difícil para profissionais ocupados e que ainda utilizam os registros em papel. Quando os registros médicos se perdem ou apresentam informações incompletas, os médicos costumam prescrever medicamentos com base na situação atual, o que pode causar muitos problemas.

Em muitos casos, um software médico pode lidar efetivamente com esse problema. Mas como? Uma das características importantes inclui o acesso rápido aos registros médicos do paciente, onde o médico poderá checar o histórico médico, notas e arquivos anexados para prescrever remédios com mais segurança.

Outros recursos que podem ajudá-lo a eliminar esses erros incluem:

  • Interface fácil de usar e intuitiva, o que permitirá que você dê mais atenção aos seus pacientes e não deixe nenhuma informação importante passar.
  • Utilização de Tags para gerar estatísticas sobre as informações que você deseja sobre um determinado paciente, como diagnósticos, sintomas, etc.
  • Uma base de dados que inclui os históricos médicos de seus pacientes.

 

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Serviços preventivos

Quando se trata de cuidados preventivos, o software de gestão médica pode ajudá-lo a evitar muitos dos erros mais comuns em consultórios. Esses erros podem incluir o acompanhamento inadequado ou monitoramento do tratamento inadequado.

À medida que os pacientes envelhecem, eles precisam se atentar para certos exames. Eles podem desenvolver problemas com sua audição ou visão e podem precisar de exames de câncer para cânceres comuns, como câncer de próstata e de mama.

No entanto, às vezes os pacientes simplesmente não aparecem, talvez até por que esqueceram mesmo. Consultas cirúrgicas e outras situações envolvendo doenças potencialmente fatais devem ser devidamente controladas com antecedência.

E um software médico pode ajudar a monitorar o paciente, verificando com frequência se existem status pendentes e quando estão se aproximando de um determinado exame, informando à equipe quando realizar alguma ação. Esse controle precoce pode ajudar a evitar problemas médicos mais sérios na vida adulta de seus pacientes.

 

Software médico: um sistema para reduzir os erros médicos!

Um sistema para consultórios pode ajudar a reduzir os erros através de uma variedade de funcionalidades. Como o processo é eletrônico, os usuários podem incorporar regras (para apoiar o consultório) para verificar alergias, contraindicações e etc.

A lista de vantagens de um software médico em comparação com os sistemas baseados em papel inclui: supera a questão da ilegibilidade, menos erros associados à prescrição de medicamentos, cria dados disponíveis para análise e muito mais.

Naturalmente, um médico humano ainda será responsável por tomar a decisão final. No entanto, a vantagem principal que um software médico oferece, é que o médico terá ao seu dispor uma quantidade considerável de informações para análise, permitindo assim que o mesmo tome uma decisão com base em informações completas ao invés dos dados incompletos dos antigos registros em papéis.

Definitivamente, um software médico, juntamente com o conhecimento médico, será capaz de salvar muito mais vidas através da redução dos erros médicos. E o melhor? Sem aumentar os custos e sem alterar o fluxo atual de trabalho.

E você, já usa um software médico para reduzir os erros em seu consultório? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.