No dia-a-dia de um consultório médico é comum que haja uma grande preocupação com o desenvolvimento de ações que atraiam um novo público. No entanto, é necessário que haja um equilíbrio dessas estratégias com práticas que ajudam a fidelizar pacientes.
Você sabe como promover essa fidelização? Então, não deixe de ler este artigo. A seguir, separamos 20 dicas que você pode colocar em prática hoje na sua clínica. Ficou interessado? Continue a leitura.
A relação entre médico e paciente é pautada pela confiança. Porém, para conquistar a sua fidelidade, é preciso mostrar dedicação, oferecer atendimento de qualidade, dispor de uma estrutura adequada e fornecer a melhor experiência possível.
Desse modo, você demonstra que se preocupa com o bem-estar dos pacientes e busca todas as alternativas possíveis para solucionar a sua queixa. Então, se você deseja saber o que fazer para fidelizá-los, conheça as dicas que separamos.
Diferente do que muitos imaginam, a fidelização do público não depende exclusivamente das ações desenvolvidas após a compra de um produto ou serviço. Toda a jornada percorrida pelo consumidor influencia no desejo dele de retornar ou não ao estabelecimento.
Com os profissionais de saúde não é diferente. Por isso, você deve começar se preocupando em facilitar a descoberta dos seus serviços pelo paciente. Isso significa ampliar a divulgação da clínica ou do consultório.
Assim, além dos panfletos, anúncios em revistas e jornais, compartilhe suas informações de contato nas redes sociais, no site médico e no e-mail. Outrossim, é imprescindível cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio.
Isso porque é uma plataforma dedicada a compartilhar endereços, horários de atendimento, telefones e avaliações de todos os tipos de negócios com os usuários do Google. Com isso, ao buscar por termos que remetam ao seu trabalho, o buscador irá apresentar suas informações nas páginas de resultados.
Uma das principais queixas dos pacientes é a dificuldade de marcação de consultas, seja pela impossibilidade de contato com a secretária ou pelo curto período de atendimento. Por isso, considere a implementação do agendamento online.
Dessa forma, você permite que os seus pacientes marquem suas consultas sem a necessidade de intermediários, em qualquer horário, lugar e de qualquer dispositivo conectado à internet. Essa é uma das principais formas de impactar positivamente a experiência do paciente.
Considerando todas as etapas percorridas pelo paciente para a realização de um consulta, o período do seu atendimento é apenas um dos muitos momentos que afetam a satisfação dele com o seu consultório.
Na verdade, a qualidade do atendimento prestado pelos seus colaboradores costuma ter um peso maior na avaliação dos pacientes. Por isso, capacite-os para que sejam capazes de oferecer um atendimento humanizado, esbanjando simpatia e cordialidade.
Assim como o atendimento oferecido por você e pelos seus funcionários impactam na satisfação do paciente, o tipo de ambiente disponibilizado no seu consultório também exerce grande influência na avaliação dele.
Afinal, ao buscar assistência médica, o indivíduo está passando por alguma situação que traz incômodo, desconforto, angústia e desânimo. Então, para aliviar todas essas dificuldades, o seu consultório precisa ser acolhedor e aconchegante.
Outro segredo para quem deseja fidelizar pacientes é oferecer o máximo de alternativas possíveis de pagamento das consultas e exames. Assim, o paciente tem a tranquilidade de saber que o seu consultório aceita a forma de pagamento que ele dispõe.
Então, possibilite o pagamento em cartões de crédito ou débito, dinheiro e transferência. Outrossim, você também pode oferecer a alternativa de parcelamento dos valores.
O setor de saúde está em constante evolução e rotineiramente surgem novas tecnologias que otimizam o exercício da profissão. Desse modo, agilizam o atendimento dos pacientes, permitem que o médico dedique maior atenção e automatizam diversos processos.
Assim, os pacientes ficam mais satisfeitos e tendem a se fidelizar. Alguns exemplos de inovações que você precisa implementar no seu consultório são: prontuário eletrônico, agendamento online e consulta online.
Com o aumento no nível de exigência dos pacientes, surgiu o conceito de atendimento humanizado. Esse conceito busca tirar o foco apenas da doença, mas fazer com que o médico considere todo o histórico de saúde do paciente, seu estilo de vida e suas crenças.
Ademais, o atendimento humanizado é pautado pela empatia, respeito e cuidado com o paciente. Com isso, ao se sentir acolhido, ele passa a confiar no profissional, se engaja com o tratamento e fideliza-se ao consultório.
Outra reclamação muito frequente dos pacientes é a falta de compromisso dos médicos com os horários agendados. Quando ele marca determinado dia e hora para atendimento, programa o seu dia para isso e espera que o horário seja cumprido.
Porém, pela desorganização ou falta de planejamento, as consultas atrasam e as salas de espera ficam lotadas de pacientes. Para evitar essa situação, conheça o perfil dos pacientes, planeje melhor os intervalos entre as consultas e, no caso de imprevistos, avise com antecedência.
Para estabelecer um relacionamento sólido e próximo com os pacientes, é fundamental saber mais sobre eles, não se limitando apenas ao nome a idade. Por isso, dedique um tempo da consulta para saber mais sobre os problemas, as dúvidas e os interesses dos pacientes.
Desorganização e processos mal definidos são situações que devem passar longe da administração de um consultório. Para ter sucesso e fidelizar pacientes, é imprescindível ter, pelo menos, uma gestão eficaz da agenda médica, o que pode ser obtido com o uso de software médico online.
Contar com um prontuário eletrônico agiliza toda a rotina de um consultório médico. Além de facilitar o cadastro dos pacientes, a ferramenta automatiza diversos processos, possibilita a prescrição digital, pode ser integrada às ações de pós-consulta e ao fluxo de caixa.
As estratégias de marketing médico podem ser direcionadas tanto para atrair quanto para fidelizar pacientes. Com os canais digitais de comunicação, você tem as ferramentas necessárias para fortalecer o relacionamento com eles e promover melhorias no seu atendimento.
Com o uso crescente das redes sociais, é fundamental que os médicos se façam presentes nessas plataformas. Assim, além de aumentar as chances de ser encontrado, é possível responder a dúvidas dos pacientes. Porém, prestar atendimento por esses canais é proibido pelo conselho da classe.
Tanto o SMS quanto o e-mail são ferramentas eficientes para se comunicar de forma eficaz com os pacientes. Então, utilize-as para enviar lembretes de consultas, conteúdos informativos, orientações sobre tratamentos e exames, entre outros.
Em tempos de pandemia, o uso da telemedicina foi ampliado no Brasil, possibilitando que os pacientes continuassem a ser atendidos, mesmo nas suas casas. Com isso, eles têm suas queixas resolvidas e ficam satisfeitos com o serviço prestado pelo profissional.
Uma forma interessante de se destacar da concorrência, aumentar sua autoridade e fidelizar pacientes é promovendo palestras e workshops sobre assuntos de interesse do seu público. Além disso, utilize-se do recurso das lives para criar um canal de comunicação aberto com seus pacientes.
Para ter a exata noção do que os pacientes pensam a respeito do seu trabalho, faça avaliações periódicas do grau de satisfação deles. A ferramenta NPS (Net Promoter Score) é muito utilizada para esse fim, pois, permite saber se eles estão realmente satisfeitos com o seu consultório.
Para algumas especialidades médicas, há um grande intervalo entre as consultas de um mesmo paciente, o que pode levá-lo ao esquecimento do trabalho desenvolvido pelo profissional. Por isso, é necessário manter-se vivo na memória deles, seja através de e-mails marketing, postagens interessantes e até mensagens de SMS.
Outra maneira de não ser esquecido pelos pacientes é criando a rotina de disparo de e-mails em datas comemorativas, como, dia dos pais e das mães, dia da criança, campanhas de vacinação ou de conscientização, entre outros.
A execução eficaz de grande parte das dicas mencionadas anteriormente depende do uso de um bom software médico. Esses sistemas contam com funcionalidades que automatizam a maioria das atividades rotineiras de um consultório.
Então, ao conhecer todos esses segredos, você pode se sentir impossibilitado de conseguir executar tantas ações e ainda dedicar tempo para os seus pacientes.
Portanto, se deseja ser reconhecido pela qualidade do seu trabalho e, com isso, fidelizar pacientes, considere nossas dicas e implemente-as no seu consultório. Assim, é bem provável que você alcance o sucesso tão esperado.
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