5 Dicas para parar de perder dinheiro com a falta dos pacientes

faltas dos pacientes

A falta dos pacientes representa um problema comum a muitos médicos. Além de causar a redução da receita, também compromete produtividade, deixando muito tempo ocioso. 

Os imprevistos podem acontecer e impedir o paciente de comparecer à consulta. No entanto, nem sempre é o principal motivo. Dessa forma, as faltas frequentes podem ser indicadores que algo não está indo bem no consultório. 

Para contribuir com o sucesso do consultório é fundamental investir em práticas para evitar a falta dos pacientes. Pensando nisso, confira neste post quais os principais motivos que levam às faltas e 5 dicas de ouro para evitar que elas aconteçam!

Principais motivos que levam a faltas 

As faltas e cancelamentos são um problema sério para os médicos, pois afetam diversos fatores da gestão interna do consultório. Além de deixar a equipe de trabalho ociosa, o acúmulo da perda de receita ocasionada pelas faltas geram um prejuízo significativo no orçamento.

Na maioria dos casos, a gestão interna tem influência direta no problema. Veja os principais motivos!

Mau atendimento na marcação de consulta

O contato inicial do paciente é no agendamento da consulta e a forma de abordagem e qualidade do atendimento é determinante. Seja por telefone ou pessoalmente, atendimentos ruins acabam frustrando o paciente. Isso geralmente ocorre pelo longo período de espera e desorganização, perdendo assim, o interesse em comparecer à consulta.


Má experiência no primeiro atendimento 

Outro motivo que causa o absenteísmo é a má experiência no atendimento inicial. Uma abordagem ruim durante a consulta médica compromete a fidelização do paciente, levando-o  a procurar outra alternativa para ter as soluções que necessita. 

Esquecimento

Com uma rotina quase sempre acelerada, muitas pessoas acabam esquecendo a data marcada e não comparecem. É um motivo recorrente, principalmente em consultas agendadas a longo prazo.
Dificuldades para remarcar, caso surja algum imprevisto 

Muitas vezes os imprevistos acontecem às vésperas da consulta e impossibilita o paciente de comparecer no consultório. No entanto, se houver dificuldades para remarcar uma nova data, o paciente acaba procurando outra opção. 

5 dicas para evitar a falta dos pacientes 

A falta dos pacientes no consultório ou clínica, eventualmente, pode ser inevitável. Porém, existem estratégias para minimizar esse problema. Sobretudo, aumentar o engajamento e a fidelização, melhorando os resultados. 

Veja dicas incríveis para evitar a falta dos pacientes e ainda garantir uma gestão eficaz!

1. Treine a equipe para oferecer o melhor atendimento

Treinar e capacitar a equipe do consultório é uma estratégia que proporciona ótimos resultados. Além de garantir um atendimento de qualidade, uma equipe bem treinada otimiza os processos internos para evitar falhas. 

O treinamento favorece um atendimento técnico e bem planejado, fator crucial para fidelizar e evitar faltas dos pacientes. Contudo, a capacitação pessoal vai aperfeiçoar as aptidões dos funcionários relacionadas ao atendimento, melhorando o suporte ao paciente. 

A atualização constante dos treinamentos no consultório contribui para identificar pontos que podem ser melhorados. Dessa forma, o atendimento será cada vez melhor e o paciente será mais comprometido com as datas agendadas. 

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2. Maximize a experiência do paciente

A experiência do paciente durante toda a sua jornada no consultório merece atenção mais que especial. Consiste em um momento importante e decisivo para a continuidade das consultas ou não. 

É notável que o público está cada vez mais exigente e preferem estabelecimentos que proporcionam uma experiência completa, combinado ambientes agradáveis, atendimento de qualidade, consultas e tratamentos eficazes.

Nesse contexto, para garantir uma experiência enriquecedora e humanizada ao paciente evitando que ele falte às consultas marcadas, é necessário ter um planejamento específico. Considere os seguintes aspectos:

  • conhecer as necessidades do paciente;
  • ter uma recepção agradável;
  • equipe bem treinada;
  • fornecer prontamente os retornos eliminando as dúvidas;
  • gestão eficiente.

3. Envie lembretes de consulta e mensagem de confirmação

A melhor forma para prevenir esquecimentos é enviando mensagens para confirmação, de uma forma sutil e agradável, por e-mail ou SMS. Essa comunicação prévia é essencial para alertar o paciente sobre o agendamento.

Além disso, caso algum problema impeça o paciente de comparecer, comunicando com antecedência é possível organizar melhor a agenda disponibilizando o horário para outros pacientes. Também é a oportunidade ideal para remarcar a consulta e evitar que a pessoa procure outro consultório.

4. Ofereça agendamento online 

A internet tem adeptos de todas as idades e muitas pessoas utilizam smartphones não somente para entretenimento, mas também para resolver problemas. Se você deseja otimizar o tempo e proporcionar comodidade ao paciente, oferecer a possibilidade de agendamentos online é uma ótima ideia.  

Assim, é possível dar autonomia para a pessoa agendar, cancelar e remarcar consultas, sem a necessidade de se deslocar ao consultório ou entrar em contato com a secretaria. É uma forma de evitar desgastes e permitir que o paciente agende horários de uma maneira rápida, prática e sem burocracias. 

5. Tenha uma gestão eficiente da agenda 

Manter uma gestão da agenda eficiente e livre de conflitos é um desafio para todo consultório ou clínica. Alguns dias e horários são mais concorridos, por isso, se não houver uma gestão adequada há grande possibilidade de ocorrer contratempos. 

Problemas para encontrar datas disponíveis, horários curtos e mal dimensionados, falta de pontualidade no atendimento e tempo de espera longo são os principais causadores de faltas dos pacientes, comprometendo os resultados e receita do consultório. 

Sendo assim, invista em formas para organizar o seu sistema de agendamentos para garantir a satisfação e um atendimento preciso para o paciente. Para alcançar esse objetivo com excelência, é indispensável automatizar os processos e facilitar tanto para a gestão interna quanto para os pacientes. 

Para tanto, a tecnologia é uma grande aliada e o iMedicina oferece as melhores soluções para ter eficiência. Com um software moderno e prático, permite agendamentos online 24 horas e integrado com o sistema de gestão e prontuário. 

Assim, você terá informações centralizadas para garantir uma gestão interna eficaz, organizada. É um grande diferencial para promover atendimentos personalizados e pontuais para atrair e fidelizar os pacientes. 

Todo investimento para evitar as faltas dos pacientes traz retornos incríveis para o consultório. Além de contribuir para equilibrar as receitas, promovem o marketing médico positivo. Portanto, colocar as dicas em prática deve fazer parte do planejamento estratégico.

Se quiser saber mais como o iMedicina te ajuda a evitar a falta dos pacientes, leia o artigo:Como aumentar o retorno de pacientes em sua clínica com o iMedicinae leve seu consultório para outro nível.

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