O que toda clínica ou consultório médico precisa é ter pacientes fiéis. Além de sempre voltar, eles ainda indicam o serviço para familiares e amigos. Essa relação de confiança e fidelidade é muito importante para o crescimento e para a autoridade de seu negócio no meio da saúde.
Nesse contexto, o marketing médico é um ótimo aliado. No ambiente digital, é possível percorrer uma jornada do paciente, desde a atração, passando pela conquista, até chegar a fidelização. Mas, o relacionamento entre médico e paciente vai muito além. Ele depende, inclusive, da boa experiência do paciente no consultório.
Neste texto, você vai entender como fazer esse percurso [da atração a fidelização do paciente] e como o marketing médico pode contribuir para isso.
Aumentar o número de pacientes da clínica ou consultório médico é fundamental para o sucesso do profissional da saúde. Porém, para garantir que o novo paciente será fiel, é importante focar na melhoria da experiência do paciente.
Mas, antes de fidelizá-lo, é preciso atraí-lo. E, nesse ponto, o marketing é fundamental.
Primeiramente, é importante definir uma estratégia com foco no seu objetivo. Ou seja, trabalhar ações e conteúdos para atração de novos pacientes. Para isso, o ideal é contar com uma equipe de produção de conteúdo e estratégia que vai trabalhar para impactar as pessoas conforme a jornada do paciente.
Para fidelizar um paciente não basta apenas ter um atendimento de excelência. É necessário entregar valor para a pessoa que está consumindo o seu serviço.
Nesse ponto, é essencial investir em estratégias diversas para conseguir impactar o paciente desde a pré-consulta. Acompanhe as dicas a seguir.
Atualmente, as pessoas buscam informações pelas redes sociais. Por isso, é importante que seu consultório ou clínica médica esteja presente nesse ambiente, com uma presença digital fortalecida. Crie um perfil, mas não deixe ele sem conteúdo.
Nesse primeiro momento, a produção de conteúdo precisa estar focada em atrair a atenção dos pacientes em potencial. Então, dê dicas, conte curiosidades sobre sua área de atuação e aposte em conteúdos leves e relevantes.
Além disso, não se esqueça de interagir com seu público, responda comentários e esclareça dúvidas.
Após chamar a atenção do seu futuro paciente e mostrar que ali, no seu perfil, ele encontrará assuntos de relevância, é hora de dar a ele conteúdos mais informativos e aprofundados.
Esta etapa vai ajudá-lo a assimilar as informações e entender melhor como você pode ajudá-lo com um possível problema médico. Além disso, é uma boa forma de mostrar sua expertise na área de atuação e começar a a conquistar a confiança dessas pessoas.
Agora, que você já mostrou que pode ajudar seu futuro paciente, é hora de ele saber mais sobre você e sua clínica e consultório. Por isso, é fundamental ter um site médico completo.
Aposte em informações pertinentes, currículo, fotos e, é claro, um local para que o agendamento seja feito.
A clínica ou consultório precisa estar atualizado, especialmente em meio a tantas tecnologias. Por isso, é importante que haja opção de agendamento online. Tudo para facilitar a experiência na marcação da consulta.
Mas, é claro, que isso não deve excluir outros tipos de agendamentos. Há quem prefira ligar para marcar, por exemplo.
Na rotina corrida do dia a dia, não é raro que pacientes esqueçam o dia e horário da consulta agendada. Para que ele não perca, envie lembretes sobre o agendamento.
Assim, você garante que ele compareça ou se lembre que não poderá comparecer. Caso a segunda opção ocorra, é possível que você disponibilize o horário para outro paciente.
Após conseguir que seu futuro paciente marque uma consulta, é hora de mostrar a ele que você é um bom profissional da saúde. Seja simpático, atencioso, esclareça dúvidas e proporcione uma ótima experiência a ele.
Não só o profissional da saúde precisa proporcionar uma boa experiência para que seu consultório ou clínica tenha pacientes fiéis. Por isso, treine sua equipe de atendimento, faça com que, desde a chegada, seu paciente seja bem atendido. Assim, ele terá ainda mais motivos para querer retornar e também para indicar você a familiares e amigos.
Todo esse processo, tanto online quanto presencial, é muito importante, mas ele não acaba após a consulta. É fundamental que seu relacionamento com o paciente seja contínuo. Então, mostre-se presente!
Após o fim da consulta, mantenha o relacionamento com seus pacientes. Envie e-mails marketing com assuntos relevantes e capriche no conteúdo. Apresente informações interessantes e de valor para eles.
Além disso, mande mensagens de aniversário e outras datas comemorativas, mostre que você se interessa por seus pacientes. Essas estratégias ajudam no processo de fidelização.
Ter presença digital e abastecer seus futuros pacientes fiéis com informações e conteúdos relevantes é fundamental. Esse investimento é capaz de impulsionar sua clínica ou consultório médico. Além disso, pode torná-lo uma autoridade em sua especialidade no ambiente digital.
Para que as estratégias funcionem e os objetivos sejam alcançados, é importante contar com uma equipe especializada em marketing médico.
O Imedicina é um software pensado para auxiliar profissionais da saúde a impulsionarem sua clínica ou consultório. Para isso, a ferramenta tem várias funcionalidades, como agendamento online, prontuário eletrônico, prescrição eletrônica, telemedicina, gestão do fluxo de caixa, relatórios automatizados e envio de lembretes para pacientes.
Além disso, o Imedicina desenvolveu um metodologia de marketing capaz de impactar o paciente em todas as fases da jornada.
Todas essas estratégias e facilidades vão ajudar sua clínica ou consultório a terem mais visibilidade, contribuindo para o sucesso do seu negócio. Além disso, o marketing médico, associado a um bom atendimento presencial, pode trazer diversos benefícios, entre eles: pacientes fiéis.
Quer saber mais sobre o método iMedicina? Leia este artigo do blog e entenda melhor como a empresa pode levar seu consultório para outro nível: “Como o método iMedicina tem ajudado médicos a otimizar o relacionamento com paciente?“
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