9 coisas que você deveria saber sobre programa para consultório médico

software médico

Parece que tudo está se tornando digital, não é? Até mesmo os consultórios estão mudando para o formato eletrônico a partir de um software médico. Em 2013, 78% dos consultórios médicos estavam usando algum software de registro eletrônico ao invés dos arquivos de papel e, obviamente, esse número só vem crescendo.

Quase como padrão, os consultórios médicos estão se voltando para o software médico para lidar com a importante tarefa de coordenação de cuidados aos pacientes.

A coordenação de cuidados, quando bem executada, oferece inúmeros benefícios significativos tanto para o paciente quanto para você e sua clínica, como pacientes mais satisfeitos e fiéis ao seu consultório, e melhores resultados clínicos e de negócios.

Uma vez que a coordenação de cuidados é uma das principais funcionalidades do software de gestão médica, os médicos devem ter inúmeras dúvidas sobre o sistema.

E foi pensando nisso que separamos no post de hoje algumas coisas que você precisa saber sobre um programa para consultório médico. Vamos lá?

 

9. A definição de software médico

Embora pareça óbvio, uma dúvida muito comum sobre os sistemas médicos é exatamente o que o software realmente é e o que ele é capaz de fazer/proporcionar.

Basicamente, o software médico é um programa de computador para consultórios médicos que substitui o sistema tradicional, baseado no armazenamento de informações em papéis e gerenciamento de informações dos pacientes através deles.

O software de gestão médica permite um rápido acesso a documentos e informações, gerenciamento e monitoramento de dados digitais. Com ele, os médicos podem melhorar a qualidade do atendimento e também a gestão de todo o consultório, já que os softwares mais completos oferecem funcionalidades adicionais importantíssimas, como agenda, gerenciador de tarefas, módulo financeiro, marketing e muito mais.

 

8. Habilidades clínicas combinam com TI

O médico é responsável pelo gerenciamento dos registros médicos de seus pacientes, certificando-se de manter tudo atualizado para que não ocorram erros posteriores, como a prescrição de remédios errados para um paciente alérgico, por exemplo.

Com um conhecimento médico e conhecimento em sistemas médicos para consultórios, os profissionais poderão acessar, analisar, editar e/ou monitorar mais eficientemente os dados necessários para o desempenho de suas funções.

 

7. Softwares médicos estão se popularizando

De 2013 para cá, o uso de softwares de gestão médica em consultórios aumentou quatro vezes, mostrando um grande potencial para o crescimento de consultórios.

 

6. Armazenamento preciso de informações

Como os médicos atendem às necessidades médicas do paciente, é importante registrar a papelada necessária de cada procedimento médico.

E um software médico fornece esse auxílio de forma precisa e completa, listando a você todos os procedimentos feitos para seus pacientes ativos, incluído registros médicos, formulários utilizados durante o processo médico, arquivos anexados e muito mais. Com ele você também poderá revisar adequadamente as informações sobre o seu paciente antes de realizar qualquer ação, como prescrever remédios, por exemplo.

Com as informações precisas e de rápido acesso, você evitará erros no seu consultório.

 

5. Softwares médicos são ferramentas avançadas

É praticamente obrigatório qualquer consultório utilizar sistemas avançados, desde computadores mais recentes até aparelhos médicos mais avançados. Portanto, também é importante utilizar um software médico para armazenar seus dados, já que os registros em papéis são menos seguros e já estão completamente ultrapassados.

 

4. Todos os dados e informações completamente seguros

Outro benefício vital do software médico é que todos os seus registros e informações estarão completamente seguros, sem comprometer a informação privada dos seus pacientes. Os profissionais do consultório são os responsáveis pela confidencialidade e proteção (através de logins) de quaisquer dados tratados no curso de tratamento.

 

3. Softwares médicos educam a equipe

Com um software médico, você poderá manter as políticas e diretrizes para que todo o seu pessoal realize os procedimentos de acordo com as regras aplicáveis à sua instituição. Sem supervisionar e gerenciar isso, a qualidade dos cuidados de saúde pode ser comprometida.

 

2. Eles não são difíceis de usar

Há muitas questões relacionadas à usabilidade de um programa para consultório médico. No entanto, a verdade é que: um software médico de qualidade não é difícil de usar. Em pleno 2017, se um software é difícil de usar, ele já é ultrapassado.

Os melhores softwares médicos possuem uma interface simples e intuitiva, menus autoexplicativos e um suporte rápido e atencioso. Além disso, eles são responsivos, ou seja, rodam em qualquer sistema operacional – Windows, Mac, Android, iOS, etc.

 

1. São completamente eficazes

Um software médico completo não só ajudará você a melhorar o seu fluxo de trabalho, mas também auxiliará você a comercializar melhor os seus serviços (através do marketing no consultório e fidelização de pacientes) e reduzir os erros.

E você, já conhecia esses benefícios do software médico? Deixe seu comentário!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: