Humanização do atendimento médico: como melhorar

Humanização do atendimento médico

Tendo em vista que os pacientes estão cada vez mais exigentes, a busca por atendimentos humanizados aumentou consideravelmente. Portanto, é de extrema importância que os médicos que querem se sobressair no mercado aprendam quais são as técnicas que garantem uma melhor humanização do atendimento médico.

Pensando nisso, separamos nesse post algumas dicas e informações sobre a humanização que com certeza lhes ajudarão bastante. Confira a seguir.

O que é a humanização no atendimento médico?

O atendimento humanizado utiliza como foco principal as necessidades do paciente. Dessa forma, toda a estratégia do atendimento, desde o primeiro contato, deve ser voltado para as suas fragilidades e objeções, garantindo que tanto o paciente quanto sua família se sentirão acolhidos pela equipe médica.

Através da humanização no atendimento médico, a relação paciente x profissional não é mais apenas diagnosticar doenças, analisar exames e prescrever remédios. O atendimento passou a ser muito mais pessoal e aborda o paciente de forma integral.

Quais são os benefícios da humanização do atendimento médico?

A humanização no atendimento oferece benefícios que vão além do estreitamento de laços com o paciente. Através dele, além de outros benefícios, você vai:

  • Aumentar a sua confiabilidade;
  • Fortalecer os seus vínculos;
  • Garantir maior eficiência na assistência médica;
  • Aumentar a chance de fidelizar pacientes;
  • Se destacar no mercado profissional.

Qual é a diferença entre um atendimento convencional e um atendimento humanizado?

A maior diferença entre os dois tipos de atendimentos é que no atendimento humanizado, o médico personaliza o atendimento, levando também em consideração aspectos como ambiente e família, além do problema de saúde em si. O foco é dar mais atenção ao paciente, a fim de garantir que ele fique satisfeito com a experiência.

Dessa forma, nos atendimentos humanizados, os médicos tendem a ter um olhar mais atento e a valorizar mais seus pacientes. Em contrapartida, os pacientes também tendem a valorizar mais os profissionais que priorizam a experiência do paciente, dando preferência a eles, os indicando e se fidelizando aos seus atendimentos.

Esse é um diferencial que pode ser ainda mais notado nas consultas à distância da telemedicina, afinal, as consultas remotas requerem ainda mais cuidado por parte do profissional para garantir que o paciente se sinta acolhido e os seus problemas solucionados.

Dicas para melhorar a humanização do atendimento médico

Agora que você sabe qual é a importância da humanização dos seus atendimentos, é hora de entender o que deve ser feito para melhorá-la. Para isso, separamos algumas dicas especiais para você. Veja abaixo:

Saiba respeitar a individualidade dos seus pacientes

Acreditamos que essa seja a primeira e principal questão que envolve a humanização do atendimento médico. Portanto, saiba respeitar seus pacientes como indivíduos únicos e respeite as suas histórias, crenças, necessidades, anseios e expectativas a respeito do atendimento.

Dê atenção ao que o paciente têm a dizer

O seu comportamento perante as queixas do paciente durante a consulta é primordial para um atendimento humanizado. Então sempre que ele for dizer algo, preste bastante atenção, fazendo com que ele se sinta bastante seguro e à vontade para se abrir com você.

Se necessário, peça a ele que complemente as informações sempre perguntando-o o que achar pertinente. Essa atitude mostrará a ele que você está verdadeiramente interessado no que está sendo dito e engajado em lhe ajudar.

Dessa forma, você terá todas as informações necessárias para entender quais são suas queixas e sintomas para definir os melhores tratamentos e medicamentos.

Não se esqueça de solicitar os exames complementares para que a avaliação seja cada vez mais completa e o diagnóstico mais certeiro.

Forneça informações que sejam objetivas e verdadeiras

Ao final do relato do paciente, é obrigatoriedade do médico que ele passe todas as informações referentes do seu estado de saúde. Nesse momento, tente ser o mais transparente possível para garantir que ele consiga entender todas as informações e que não fique nenhuma dúvida.

Lembre-se que em muitas vezes você estará lidando com um assunto delicado para o paciente e a abordagem clara e segura fará com que ele fique mais tranquilo sobre o seu tratamento.

Diga a ele a respeito dos exames, remédios e outras recomendações que forem indicadas e, ao final, pergunte sobre suas dúvidas. Se possível, deixe com ele um canal de contato direto com você para que ele possa comunicar-se em caso emergencial. As redes sociais ou -mail profissional são excelentes recursos nesse caso.

E atenção: nada de falsas promessas ou informações duvidosas. Isso passará uma má impressão ao paciente. Portanto, não prometa algo que não pode cumprir e, ainda que seja difícil, deixe-o ciente do seu estado de saúde e das suas condições de cura.

Bom, se você seguir as dicas descritas acima, é bem provável que você conseguirá prestar um atendimento mais humanizado para usufruir dos benefícios que ele pode te proporcionar.

E se quiser mais dicas a respeito da humanização do atendimento médico, basta continuar acompanhando o blog iMedicina. Até o próximo post!

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