Inbound marketing para médicos: você sabe como isso funciona?

inbound marketing para médicos.

Com a popularização da internet, os consultórios e clínicas deixaram de divulgar os seus serviços na mídia tradicional para migrarem para o ambiente digital. Neste sentido, surgiram as estratégias de inbound marketing para médicos, uma forma eficiente de atrair pacientes.

Você já ouviu falar nesse conceito? Sabe como aplicá-lo no seu negócio? Então, não deixe de ler este artigo. A seguir, explicaremos tudo sobre o tema.

O que é inbound marketing?

Trata-se de uma estratégia de marketing que busca atrair novos clientes para sua empresa, despertando o interesse dele através de conteúdos relevantes e de qualidade. Dessa forma, as ações realizadas não visam ir até o cliente, mas sim fazer com que ele deseje saber mais sobre a empresa.

Ainda, o termo inbound marketing pode ser traduzido como “marketing de atração”, o que resume bem o seu conceito. Embora tenha surgido paralelamente ao marketing digital, o inbound pode ser feito tanto com canais online quanto offline.

Porém, no que refere aos custos e ao caminho percorrido para alcançar resultados positivos, as estratégias digitais exigem um menor investimento e apresentam resultados em curto e médio prazo.

Fundamentos do inbound marketing

A origem do inbound marketing está associada ao momento em que os consumidores mudaram os seus hábitos de consumo e a mídia tradicional já se mostrava menos eficiente na atração de clientes.

Por isso, o inbound é a estratégia oposta ao outbound, que consiste em divulgar um produto ou serviço para o maior público possível, utilizando-se dos jornais, do rádio, das revistas, da panfletagem, dos outdoors e da TV.

Ademais, a eficiência do inbound marketing está nos seus fundamentos. Eles consistem em quatro etapas da jornada do paciente, caminho percorrido por ele até o momento da contratação do seu serviço. São elas:

  • atração: a primeira etapa dessa estratégia é fazer com que desconhecidos passem a conhecer a sua empresa, ampliando o fluxo de pessoas que acessam o seu site, blog ou redes sociais;
  • conversão: após atraí-los, é preciso despertar o interesse deles na aquisição do seu produto ou serviço, fazendo com que se tornem leads, ou seja, oportunidades reais de venda;
  • venda: depois de transformá-los em leads e nutri-los, é preciso continuar a gerar conteúdo relevante, filtrar os clientes que estão no estágio certo da jornada e concluir a venda. No caso de clínicas e consultórios, essa é a etapa do agendamento da consulta;
  • encantamento: mesmo após ter concluído o seu objetivo, que é a venda, é preciso manter o relacionamento com o cliente com o propósito de encantá-lo a fim de que se torne um promotor da sua marca e recomende o seu produto ou serviço.

Ainda, cada uma dessas etapas compõem o funil de vendas, que é dividido em: topo, momento de aprendizado e descoberta, meio, onde a pessoa tem o interesse na sua empresa e manifesta a intenção de se tornar cliente, e fundo, etapa em que ele avalia e decide pela aquisição ou não.

Como funciona o inbound marketing para médicos?

O marketing de atração para médicos funciona da seguinte forma: o seu público já está na internet pesquisando sobre sintomas, doenças e tratamentos. Ao entregar as informações que eles precisam, você se permite ser encontrado nos resultados dessas pesquisas.

Consequentemente, a partir da primeira visita do usuário ao seu site ou blog, inicia-se um relacionamento e ele entra no seu funil de vendas. Com a produção de conteúdos mais aprofundados, o visitante passa a confiar em você e, quando estiver pronto para buscar ajuda médica, a tendência é de que você seja o profissional de saúde “escolhido”.

Como aplicar o inbound marketing para médicos?

A necessidade de desenvolver estratégias de inbound marketing para médicos está na grande oportunidade que o ambiente digital traz para o setor. Isso porque a internet é a primeira fonte de informação das pessoas para questões relacionadas à saúde.

Desse modo, já existe um público demandando a produção de conteúdos relevante, exigindo apenas que você comece a produzi-los. Assim, há uma ampla possibilidade de converter esses leitores em pacientes, o que faz do inbound marketing um excelente método para construir sua autoridade e presença digital e aumentar sua lucratividade.

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Ademais, criar uma estratégia de inbound marketing para médicos é quase que semelhante para outros segmentos. No entanto, no setor de saúde as recomendações possuem um peso maior, pois, a relação entre médico e paciente exige confiança de ambas as partes. A seguir, conheça três dos principais recursos utilizados no marketing de atração:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o pilar que sustenta a estratégia de inbound marketing para médicos. Isso porque há uma grande demanda por informações sobre saúde. Porém, é preciso elaborar conteúdos de qualidade para se diferenciar da concorrência.

Ademais, o marketing de conteúdo ajuda na construção de sua autoridade digital, permitindo que se torne uma referência nos assuntos relacionados a sua área de atuação. Dentre os tipos de conteúdos que podem ser produzidos, os principais são:

  • blog posts: o blog é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma boa estratégia. Com ele, seus artigos podem ser encontrados nos mecanismos de busca, como o Google, atraindo mais visitantes para o seu site;
  • e-books: produzir conteúdos educacionais em formato de e-books é uma excelente forma de compartilhar o seu conhecimento técnico. Assim, você pode utilizá-lo para captar informações dos seus visitantes, tais como, nome, idade e e-mail.

Site médico otimizado

O sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo está diretamente ligado ao desenvolvimento de um bom site profissional e otimizado para conversão. Além de funcionar como um cartão de visitas virtual, ele se torna a ferramenta responsável pela transformação do visitante em potencial paciente.

Ainda, para que o seu site seja atrativo para os usuários, ele precisa ter a mesma linguagem dos seus pacientes, deve ser responsivo, ou seja, adaptar-se a todo tipo de dispositivo eletrônico, ser intuitivo e conter todas as informações necessárias sobre sua clínica e consultório.

Além disso, quando falamos de otimização, estamos falando das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que permitem ao Google entender o conteúdo do seu site médico e posicioná-lo melhor nas páginas de resultados.

Redes sociais

As redes sociais representam um enorme potencial de alcance de público, pois, apenas no Brasil, possuem mais de 90 milhões de usuários. No inbound marketing, essas plataformas também funcionam como pontos de conversão de visitantes em pacientes.

Ademais, aumentam a visibilidade e a credibilidade do consultório ou clínica, estreitam o relacionamento entre médico e paciente e possibilita que eles avaliem o serviço oferecido. Outro benefício é o ganho de visualizações que pode trazer para seus blog posts e e-books.

O que diz o CFM sobre o uso do inbound marketing para médicos?

A grande diferença entre realizar estratégias de inbound marketing para médicos está nas limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no que diz respeito ao uso da publicidade médica.

Ainda, o Conselho estabeleceu a Resolução nº. 1.974/11 para orientar sobre o que pode e o que não pode ser feito no marketing médico. Os principais vetos e recomendações desse documento são:

  • destacar a identificação do médico ou da instituição de saúde em toda peça publicitária utilizada para divulgação na TV, mídia impressa, rádio ou internet;
  • não utilizar expressões que transmitem a ideia de superioridade, como “o melhor”, “o único”, “o mais eficaz”, etc.;
  • proíbe que o médico assegure a eficácia de um tratamento;
  • veta o diagnóstico de pacientes pelas redes sociais;
  • não permite o uso de imagens dos pacientes, mesmo que autorizado por eles;
  • proíbe o uso de imagens impactantes de transformações no corpo humano causadas por doenças ou por tratamentos;
  • veta a criação de campanhas voltadas para o público infantil;
  • não pode se autopromover em entrevistas ou outras comunicações;
  • proíbe a divulgação de preços ou de formas de pagamento como diferencial competitivo;
  • não deve se utilizar de mensagens sensacionalistas.

Enfim, ao seguir as regras do Manual de Publicidade Médica do CFM, é possível criar ações de inbound marketing para médicos sem se preocupar com possíveis sanções ou advertências dos Conselhos de Classe.

Então, se você tinha dúvidas sobre investir ou não em estratégias de marketing médico, é provável que este artigo mude sua forma de pensar.

Portanto, desenvolva ações de inbound marketing para médicos em sua estratégia. Em consequência disso, você irá atrair e fidelizar pacientes continuamente e de modo sustentável, além de educar a população através dos seus conteúdos.

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