Marketing médico: você sabe como escolher o melhor canal para investir?

marketing médico

Na hora de divulgar o seu consultório, muitos profissionais de saúde se deparam com a seguinte dúvida: quais são os melhores canais para alcançar bons resultados com marketing médico? Como existem várias possibilidades, essa é uma questão pertinente.

Por isso, preparamos este artigo para respondê-la. Então, se está iniciando ou pensando em começar a promover o seu trabalho, não deixe de ler este texto.

O que é o marketing médico?

Segundo a American Marketing Association, marketing é um conjunto de processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores e sociedade em geral.

Assim, seguindo por essa lógica, o marketing médico é toda atividade que transforme positivamente a percepção de valor das pessoas sobre o seu trabalho, atraindo, fidelizando e educando os seus pacientes.

Ainda, o primeiro passo ao desenvolver uma estratégia de divulgação é saber onde você quer chegar. Isso porque o marketing médico pode ser realizado para alcançar diferentes objetivos, como, por exemplo:

  • aumentar a lucratividade;
  • atrair mais pacientes;
  • criar e fortalecer sua presença digital;
  • se tornar uma autoridade na sua área;
  • fidelizar pacientes;
  • combater a publicidade negativa;
  • educar a população. 

Porém, diferente de outros segmentos, o marketing médico precisa respeitar as limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Essas regras foram estabelecidas para equilibrar as ações de divulgação e evitar que abusos sejam cometidos. Então, antes de começar a prática, conheça o Manual de Publicidade Médica.

Agora que você já entendeu o que é o marketing médico, vamos ao tema deste artigo: os melhores canais de comunicação para um profissional de saúde investir.

Quais os melhores canais para o marketing médico?

Primeiramente, saiba que não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois os resultados são diferentes de acordo com o público que será impactado. 

No entanto, ao se basear em experiências de outros profissionais é possível ter uma ideia dos canais que apresentam melhores retornos. Então, conheça os principais canais para aquisição de pacientes:

Redes Sociais

As redes sociais são parte importante de uma boa estratégia de marketing médico. Isso porque possuem milhares de usuários conectados, trazendo um grande alcance para o seu negócio e dando mais possibilidades de crescimento.

Contudo, existem inúmeras plataformas disponíveis e que recebem novos usuários todos os dias. Por isso, é importante limitar-se as redes sociais mais utilizadas pelo seu público e conhecer as peculiaridades de cada uma delas.

Facebook

A plataforma mais usada no mundo e a segunda no Brasil, o Facebook é parada quase que obrigatória para todo profissional de saúde que queira divulgar o seu trabalho. Em razão da quantidade de usuários, é a rede social com maior probabilidade de você encontrar os seus pacientes.

Trata-se de uma plataforma versátil e que reúne muitas funcionalidades, sendo utilizada tanto para fazer negócio quanto para conhecer pessoas, desenvolver relacionamentos e se manter informado. 

Ainda, existe também o Facebook Ads, uma ferramenta dedicada a compra de anúncios no Facebook e no Instagram, sendo uma forma eficaz de aumentar a sua visibilidade.

YouTube

Em 2019, o YouTube passou a ser a rede social mais utilizada no Brasil e produzindo ótimos resultados para médicos. Por ser uma plataforma dedicada aos vídeos, você pode produzir conteúdos sobre dicas de saúde, orientar sobre alimentação, exercícios físicos, cuidados com bebês, etc.

Assim como  o Facebook, o YouTube também comercializa espaços publicitários por meio do Google Ads, uma ferramenta que falaremos mais a frente.

Instagram

O Instagram é uma rede voltada para os conteúdos visuais, como fotos e vídeos, e faz parte do grupo do Facebook (que também inclui o WhatsApp). A plataforma é de fácil utilização e as publicações podem ser feitas tanto na linha do tempo (feed) quanto no formato sequencial de vídeos curtos (stories) ou vídeos longos (IGTV).

Ainda, essa rede é indicada para fortalecer a identidade visual do seu consultório, humanizar a marca e interagir com seus pacientes. Para isso, possui diversas funcionalidades, como as enquetes, lives, caixas de perguntas, entre outros.

Twitter

O Twitter é uma das redes que mais se diferencia das outras e sua principal particularidade é a limitação de textos com até 140 caracteres, o que a torna uma plataforma dinâmica e com uma interação muito maior que o Facebook, por exemplo.

Ainda, essa plataforma também possui uma ferramenta de anúncios, o Twitter Ads. Nela, é possível promover os seus conteúdos e até o seu perfil, além de permitir a segmentação do público que deseja ser alcançado.

E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é um dos principais canais de aquisição de fidelização de pacientes, sendo utilizado para o envio periódico de artigos informativos, e-mails com felicitações de aniversários e em datas comemorativas, pesquisas de satisfação, divulgação de novos serviços do consultório, etc.

Google Ads

Uma das principais formas de aumentar a visibilidade do seu site ou dos seus conteúdos, é anunciando no Google. Assim, quando o usuário realiza um busca com a sua palavra-chave, seu anúncio surge no topo das primeiras páginas de resultados do buscador.

Ainda, para adquirir esses espaços publicitários, você precisa criar uma conta no Google Ads e configurar o público que deseja alcançar, as palavras-chave, os termos negativos, etc. Além do próprio Google, você também pode usar a ferramenta para anunciar no YouTube e/ou nos sites parceiros.

Blog

O blog faz parte da estratégia de marketing de conteúdo, uma das mais eficientes para profissionais de saúde. Isso porque permite que você construa a sua autoridade, eduque a população, aumente a sua visibilidade, atraia e fidelize pacientes.

Ademais, para que seja visto, o seu blog precisa aparecer nos resultados do Google, o que não é um trabalho fácil, pois, exige um longo trabalho de SEO (Search Engine Optimization).

Site médico

Por último e não menos importante, a construção de um site médico é essencial para sua estratégia de marketing. Dessa forma, você passa a dispor de um espaço seu para se relacionar com seus pacientes e distribuir seus conteúdos.

Ainda, um bom site também precisa obedecer às regras de SEO para garantir uma boa posição no ranqueamento do Google. Além disso, para ser atrativo aos seus pacientes, é importante oferecer funcionalidades, tais como, o agendamento online.

Saiba como o iMedicina te ajuda a fazer o seu marketing médico

O iMedicina é uma ferramenta desenvolvida pelo médico Raphael Trotta em conjunto com especialistas em TI e outros profissionais de saúde. Por isso, todas as funcionalidades são pensadas para otimizar toda a rotina de um consultório e facilitar a criação de estratégias de marketing, como, por exemplo:

  • cadastro e configuração do seu consultório no Google Meu Negócio;
  • desenvolvimento de site médico e blog otimizado para ter um bom ranqueamento no Google;
  • oferta de conteúdos relevantes para o blog produzidos por uma equipe qualificada de jornalistas e profissionais de comunicação;
  • configuração de anúncios no Google Ads e acompanhamento de resultados;
  • criação de peças para as redes sociais;
  • elaboração de fluxos de e-mail marketing para seus pacientes.

Enfim, o iMedicina oferece recursos para todos os canais de comunicação eficientes para profissionais de saúde. Assim, enquanto o seu marketing médico é feito de forma automatizada, você pode dedicar tempo aos seus pacientes.

Gostou das dicas? Faça download do ebook Clínicas Digitais e aprenda mais sobre esse assunto.

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