Os Pilares de um Consultório Online de Referência

consultório online

Ao desenvolver estratégias para montar um consultório online, é comum se perder em meio as muitas possibilidades. No entanto, para ter uma forte presença digital e se tornar uma autoridade na sua área, você não pode esquecer dos pilares dessa estratégia.

Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura deste artigo. Nas próximas linhas, você conhecerá dois fatores que precisam nortear todas as suas ações.

Relacionamento com o paciente

Com o advento da tecnologia, as pessoas mudaram os seus comportamento de consumo, se tornando mais exigentes com a qualidade do produto e da prestação de serviços, e também ao buscar um relacionamento com a marca/empresa.

Neste sentido, para obter sucesso com o seu consultório online, é de extrema importância desenvolver estratégias e mecanismos que mantenham uma comunicação constante com seus pacientes.

Embora o atendimento seja o carro-chefe do seu negócio, o relacionamento pós-consulta tem se mostrado eficaz para criar a confiança do paciente e fidelizá-lo. Por isso, é um caminho interessante a ser seguido por você.

Ademais, ao se relacionar com seus pacientes, você se torna uma fonte confiável de informação e passa a ser uma autoridade nos assuntos da sua área. Entretanto, talvez você se pergunte: como estreitar esse relacionamento?

Como fortalecer a relação médico-paciente?

Diferente de outros setores do mercado, um consultório médico não tem clientes, mas sim pacientes. Isso significa que o foco do seu negócio é cuidar e proporcionar o melhor tratamento possível para eles.

Porém, assim como qualquer pessoa, os pacientes fazem uso das redes sociais, de e-mail, pesquisam no Google e são capazes de avaliar a experiência que obtiveram com o seu serviço.

Por isso, a melhor dica para fortalecer a relação médico-paciente é: explore esses canais de comunicação. Como? Das seguintes formas:

  • esteja presente nas redes sociais, compartilhando informações relevantes, dando sua opinião sobre assuntos da sua área, interagindo com os usuários e respondendo possíveis perguntas;
  • peça o feedback dos seus pacientes sobre o seu serviço, utilizando e-mail, o blog, WhatsApp, etc.;
  • faça postagens para descobrir os erros mais comuns dos seus pacientes no que tange aos cuidados com a saúde. Assim, você terá a possibilidade de ensiná-los a forma correta;
  • use e abuse do e-mail marketing, seja para enviar felicitações de aniversário, para divulgar um novo serviço ou recurso, oferecer conteúdos informativos, etc.

Enfim, o importante é mostrar para seus pacientes e seguidores que você está presente e disponível para eles. No entanto, procure conhecer as regulamentações do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o que pode e o que não pode ser feito no marketing médico.

Presença no Google

Ao desenvolver estratégias para melhorar a sua presença digital, é muito comum se perguntar se, de fato, vale a pena investir e se destacar no Google, quando se tem a disposição as plataformas de redes sociais, e-mail e outros canais de tráfego.

Um bom planejamento de marketing médico precisa considerar o desenvolvimento de um site para o seu consultório online. Com isso, para promovê-lo e buscar fontes diversificadas de tráfego, o Google é um parceiro estratégico.

Além do que, ao depender exclusivamente das redes sociais, você está investindo em canais que possuem regras próprias e que podem ser alteradas a qualquer momento, sem avisos. Assim, você fica sujeito e exposto aos desejos do Facebook e Instagram, por exemplo.

Já o Google, apesar de também ter sua própria política, é mais transparente com os critérios utilizados. Por isso, consideramos que colocar o seu consultório no Google é essencial para construir uma estratégia sólida de fortalecimento da sua marca.

Outrossim, quando comparado com as redes sociais, o Google trabalha com o interesse dos usuários, pois os resultados apresentados condizem com a pesquisa que ele fez. Nas redes sociais, o esforço para alcançar os seguidores é exclusivamente seu.

Então, para desenvolver a sua presença no Google, você precisa conhecer algumas estratégias que produzem bons resultados. Vamos a elas.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

SEO

Trata-se de um conjunto de ações de otimização de sites, blogs e páginas da web com o objetivo de melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. A sigla SEO refere-se à Search Engine Optimization, traduzindo: otimização para mecanismos de busca.

Diariamente, brasileiros fazem milhares de pesquisas nesses buscadores, em especial o Google. Esse comportamento já se tornou um padrão para que encontrem respostas para suas dúvidas do dia-a-dia.

Desse modo, em cada pesquisa realizada, o buscador procura organizar os resultados em um ranking, priorizando os sites que oferecem as respostas mais completas e objetivas. Assim, cada pesquisa representa uma oportunidade para ser encontrado por um potencial paciente.

Ainda, para mostrar ao Google que o seu site tem a melhor resposta, você precisa provar. É aí que entra o SEO, pois essa comprovação será dada por meio de fatores que impactam na experiência do usuário. Os principais são:

  • onpage: diz respeito à otimizações que melhoram a leitura da página, tais como, conteúdo relevante, título, meta descrição, heading tags, uso de imagens com legendas, URLs, rich snippets;
  • offpage: são fatores que avaliam a autoridade do seu site na internet, com foco nos backlinks, menções à marca, sinais sociais e buscas diretas pelo seu consultório.

Assim, ao desenvolver boas estratégias de SEO, você pode aumentar o seu tráfego orgânico, atrair mais visitantes para o site, ter um número maior de agendamentos, melhorar o seu retorno sobre o investimento, educar as pessoas e aumentar a sua autoridade.

Anúncios

Os anúncios são formas eficazes de fortalecer a sua presença digital e fazer com que o seu consultório online seja facilmente encontrado nas pesquisas do Google. Em resumo, ao anunciar, você paga para que a sua marca apareça nas primeiras páginas de resultados.

Para isso, o primeiro passo é cadastrar o seu site no Google Ads e aprender a utilizar e configurar essa ferramenta. Os anúncios são baseados em palavras-chave, ou seja, termos associados à sua especialidade e que, quando digitados no buscador, trarão o seu site.

Ainda, essa estratégia de tráfego pago garante que você permaneça no topo do buscador sempre que as palavras-chave forem inseridas. Com isso, o site passa a ter uma grande visibilidade e com um alcance muito maior.

Além disso, você tem total controle do investimento a ser realizado e só paga quando o usuário clica no seu anúncio. Dessa maneira, o retorno sobre o investimento é altíssimo e imediato. 

Outro ponto é que você pode segmentar os seus anúncios de acordo com o seu público, tornando-o mais assertivo e evitando cliques irrelevantes. Ao planejas as suas palavras-chave, seja menos genérico possível.

Ao invés de utilizar termos amplos, tais como, “clínica médica” ou “consultório de pediatria”, seja mais específico, associando sua especialidade à sua região, como, por exemplo, “cardiologista em São Paulo”.

Ademais, você também precisa se preocupar com a página que será visualizada pelo usuário após o clique no anúncio. Afinal, ele espera encontrar exatamente o que estava buscando.

Google Meu Negócio 

Trata-se de outra ferramenta gratuita do Google que permite, literalmente, colocar o seu consultório médico no mapa. Ao cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, os usuários pode encontrar suas informações tanto no buscador quanto no Google Maps.

Ainda, essa ferramenta fortalece a sua presença digital, pois, seus dados de contato, endereço, site, horários de funcionamento ficam disponíveis na internet. 

Então, com a leitura deste artigo, você já conhece os pilares de um consultório online e tem a exata noção das estratégias e caminhos que precisa seguir para fortalecer a sua presença digital e manter um bom relacionamento com seus pacientes.

Descubra mais sobre esse assunto fazendo download do ebook Clínicas Digitais.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: