Os Pilares de um Consultório Online de Referência

consultório online

Ao desenvolver estratégias para montar um consultório online, é comum se perder em meio as muitas possibilidades. No entanto, para ter uma forte presença digital e se tornar uma autoridade na sua área, você não pode esquecer dos pilares dessa estratégia.

Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura deste artigo. Nas próximas linhas, você conhecerá dois fatores que precisam nortear todas as suas ações.

Relacionamento com o paciente

Com o advento da tecnologia, as pessoas mudaram os seus comportamento de consumo, se tornando mais exigentes com a qualidade do produto e da prestação de serviços, e também ao buscar um relacionamento com a marca/empresa.

Neste sentido, para obter sucesso com o seu consultório online, é de extrema importância desenvolver estratégias e mecanismos que mantenham uma comunicação constante com seus pacientes.

Embora o atendimento seja o carro-chefe do seu negócio, o relacionamento pós-consulta tem se mostrado eficaz para criar a confiança do paciente e fidelizá-lo. Por isso, é um caminho interessante a ser seguido por você.

Ademais, ao se relacionar com seus pacientes, você se torna uma fonte confiável de informação e passa a ser uma autoridade nos assuntos da sua área. Entretanto, talvez você se pergunte: como estreitar esse relacionamento?

Como fortalecer a relação médico-paciente?

Diferente de outros setores do mercado, um consultório médico não tem clientes, mas sim pacientes. Isso significa que o foco do seu negócio é cuidar e proporcionar o melhor tratamento possível para eles.

Porém, assim como qualquer pessoa, os pacientes fazem uso das redes sociais, de e-mail, pesquisam no Google e são capazes de avaliar a experiência que obtiveram com o seu serviço.

Por isso, a melhor dica para fortalecer a relação médico-paciente é: explore esses canais de comunicação. Como? Das seguintes formas:

  • esteja presente nas redes sociais, compartilhando informações relevantes, dando sua opinião sobre assuntos da sua área, interagindo com os usuários e respondendo possíveis perguntas;
  • peça o feedback dos seus pacientes sobre o seu serviço, utilizando e-mail, o blog, WhatsApp, etc.;
  • faça postagens para descobrir os erros mais comuns dos seus pacientes no que tange aos cuidados com a saúde. Assim, você terá a possibilidade de ensiná-los a forma correta;
  • use e abuse do e-mail marketing, seja para enviar felicitações de aniversário, para divulgar um novo serviço ou recurso, oferecer conteúdos informativos, etc.

Enfim, o importante é mostrar para seus pacientes e seguidores que você está presente e disponível para eles. No entanto, procure conhecer as regulamentações do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o que pode e o que não pode ser feito no marketing médico.

Presença no Google

Ao desenvolver estratégias para melhorar a sua presença digital, é muito comum se perguntar se, de fato, vale a pena investir e se destacar no Google, quando se tem a disposição as plataformas de redes sociais, e-mail e outros canais de tráfego.

Um bom planejamento de marketing médico precisa considerar o desenvolvimento de um site para o seu consultório online. Com isso, para promovê-lo e buscar fontes diversificadas de tráfego, o Google é um parceiro estratégico.

Além do que, ao depender exclusivamente das redes sociais, você está investindo em canais que possuem regras próprias e que podem ser alteradas a qualquer momento, sem avisos. Assim, você fica sujeito e exposto aos desejos do Facebook e Instagram, por exemplo.

Já o Google, apesar de também ter sua própria política, é mais transparente com os critérios utilizados. Por isso, consideramos que colocar o seu consultório no Google é essencial para construir uma estratégia sólida de fortalecimento da sua marca.

Outrossim, quando comparado com as redes sociais, o Google trabalha com o interesse dos usuários, pois os resultados apresentados condizem com a pesquisa que ele fez. Nas redes sociais, o esforço para alcançar os seguidores é exclusivamente seu.

Então, para desenvolver a sua presença no Google, você precisa conhecer algumas estratégias que produzem bons resultados. Vamos a elas.

SEO

Trata-se de um conjunto de ações de otimização de sites, blogs e páginas da web com o objetivo de melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. A sigla SEO refere-se à Search Engine Optimization, traduzindo: otimização para mecanismos de busca.

Diariamente, brasileiros fazem milhares de pesquisas nesses buscadores, em especial o Google. Esse comportamento já se tornou um padrão para que encontrem respostas para suas dúvidas do dia-a-dia.

Desse modo, em cada pesquisa realizada, o buscador procura organizar os resultados em um ranking, priorizando os sites que oferecem as respostas mais completas e objetivas. Assim, cada pesquisa representa uma oportunidade para ser encontrado por um potencial paciente.

Ainda, para mostrar ao Google que o seu site tem a melhor resposta, você precisa provar. É aí que entra o SEO, pois essa comprovação será dada por meio de fatores que impactam na experiência do usuário. Os principais são:

  • onpage: diz respeito à otimizações que melhoram a leitura da página, tais como, conteúdo relevante, título, meta descrição, heading tags, uso de imagens com legendas, URLs, rich snippets;
  • offpage: são fatores que avaliam a autoridade do seu site na internet, com foco nos backlinks, menções à marca, sinais sociais e buscas diretas pelo seu consultório.

Assim, ao desenvolver boas estratégias de SEO, você pode aumentar o seu tráfego orgânico, atrair mais visitantes para o site, ter um número maior de agendamentos, melhorar o seu retorno sobre o investimento, educar as pessoas e aumentar a sua autoridade.

Anúncios

Os anúncios são formas eficazes de fortalecer a sua presença digital e fazer com que o seu consultório online seja facilmente encontrado nas pesquisas do Google. Em resumo, ao anunciar, você paga para que a sua marca apareça nas primeiras páginas de resultados.

Para isso, o primeiro passo é cadastrar o seu site no Google Ads e aprender a utilizar e configurar essa ferramenta. Os anúncios são baseados em palavras-chave, ou seja, termos associados à sua especialidade e que, quando digitados no buscador, trarão o seu site.

Ainda, essa estratégia de tráfego pago garante que você permaneça no topo do buscador sempre que as palavras-chave forem inseridas. Com isso, o site passa a ter uma grande visibilidade e com um alcance muito maior.

Além disso, você tem total controle do investimento a ser realizado e só paga quando o usuário clica no seu anúncio. Dessa maneira, o retorno sobre o investimento é altíssimo e imediato. 

Outro ponto é que você pode segmentar os seus anúncios de acordo com o seu público, tornando-o mais assertivo e evitando cliques irrelevantes. Ao planejas as suas palavras-chave, seja menos genérico possível.

Ao invés de utilizar termos amplos, tais como, “clínica médica” ou “consultório de pediatria”, seja mais específico, associando sua especialidade à sua região, como, por exemplo, “cardiologista em São Paulo”.

Ademais, você também precisa se preocupar com a página que será visualizada pelo usuário após o clique no anúncio. Afinal, ele espera encontrar exatamente o que estava buscando.

Google Meu Negócio 

Trata-se de outra ferramenta gratuita do Google que permite, literalmente, colocar o seu consultório médico no mapa. Ao cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, os usuários pode encontrar suas informações tanto no buscador quanto no Google Maps.

Ainda, essa ferramenta fortalece a sua presença digital, pois, seus dados de contato, endereço, site, horários de funcionamento ficam disponíveis na internet. 

Então, com a leitura deste artigo, você já conhece os pilares de um consultório online e tem a exata noção das estratégias e caminhos que precisa seguir para fortalecer a sua presença digital e manter um bom relacionamento com seus pacientes.

Descubra mais sobre esse assunto fazendo download do ebook Clínicas Digitais.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Está faltando paciente no seu consultório?

Saiba como a Conexa iMedicina pode solucionar esse problema!