Prontuário: a importância da clareza da informação

Prontuário

O prontuário é um documento muito importante para facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde. Com base em dados reais e precisos, é possível diagnosticar corretamente o paciente e indicar o tratamento mais apropriado para a sua reabilitação.

Dada a sua importância, esse documento não pode apresentar rasuras e outros problemas que dificultam a compreensão dos dados.

A seguir, explicamos com mais detalhes por que a ilegibilidade das informações pode prejudicar os pacientes e quais as principais consequências desse problema. Acompanhe! 

Por que a ilegibilidade das informações é uma queixa frequente?

Acredite, queixas relacionadas à legibilidade de um prontuário são mais comuns do que você imagina. E é aí que mora o perigo. A caligrafia é um problema constante.

É claro que nem todos têm uma letra bonita, mas ao realizar as anotações no prontuário, elas precisam ser pelo menos compreensíveis. Se a sua letra cursiva é muito complexa, dê preferência para escrever em letra de forma.

Outra queixa muito comum refere-se à participação de uma equipe multidisciplinar no cuidado com o paciente. Nesses casos, geralmente, acontece de cada profissional realizar as anotações no prontuário do seu jeito, sem uma padronização. Isso dificulta não só a compreensão, mas também torna o atendimento mais lento.

A falta de organização das informações é outro problema sério, pois essa ação colabora para a existência de duplas interpretações e a ocorrência de confusões na hora do profissional prescrever um medicamento ou tratamento.

Quais as consequências da falta de clareza das informações?

Todo cuidado é pouco na hora de preencher esse documento. A finalidade do prontuário do paciente é nortear os profissionais de saúde a respeitos dos próximos passos a serem dados para concluir o tratamento. No entanto, quando não há esse cuidado, muitos transtornos podem ser acarretados.

Continue a leitura para entender quais são as principais consequências da falta de clareza das informações em um prontuário médico.

Erro de interpretação

Imagine a seguinte situação: um profissional de saúde faz um registro importante a respeito da alergia que o paciente tem, mas como a sua escrita é ilegível, o outro profissional ministra um medicamento não indicado ao paciente. Podemos chegar a afirmar que resultado disso pode ser catastrófico, concorda?

Esses erros de interpretação podem trazer muitos prejuízos à reputação de um médico ou qualquer outro profissional, sem contar nos transtornos que podem ser ocasionados na qualidade de vida de um paciente.

Problemas na compreensão do que foi escrito

Como dissemos, o principal objetivo do prontuário médico é facilitar a comunicação entre os profissionais da saúde, mas como fazer isso quando as informações são ilegíveis? Para que esse documento desempenhe a eficiência que ele promete, é preciso da cooperação de todos para que não haja problemas de compreensão do que foi escrito.

Além dos transtornos gerados para o diagnóstico, esse tipo de erro faz com que a equipe médica trabalhe estressada, prejudicando o ambiente e as relações de trabalho.

Com isso, todos saem perdendo: o paciente, que consequentemente não recebe o atendimento adequado; e os profissionais, que não conseguem ser eficientes e ainda correm o risco de não satisfazer seus pacientes.

Perda de tempo para encontrar informações que estão desorganizadas e sem continuidade

Quando uma pessoa procura por assistência médica, ela deseja que seu atendimento seja eficaz e ágil. Afinal, todos têm seus compromissos diários e precisam se desdobrar para dar conta de tudo.

A falta de clareza nas informações de um prontuário faz com que os profissionais percam tempo para encontrar os dados necessários para prestar o atendimento.

Isso piora quando essas informações estão desorganizadas e sem continuidade. Assim, o que era para se tornar um atendimento ágil e eficaz, se transforma em um atendimento precário e demorado.

Como um prontuário eletrônico pode resolver esses problemas?

Ninguém quer ter dores de cabeça com esses tipos de problemas, certo? Pois bem, pensando em ajudar você a fugir desses transtornos, trouxemos uma solução que ajudará tornar a sua rotina muito mais eficiente e produtiva: o prontuário eletrônico.

Os benefícios de um prontuário eletrônico para médicos e pacientes são vários. A seguir, explicamos como essa ferramenta pode ajudar a resolver os problemas descritos acima. Confira!

Praticidade no atendimento

O prontuário eletrônico pode ser acessado de qualquer dispositivo. Isso facilita o atendimento ao paciente e possibilita que o profissional tenha acesso a todas as informações necessárias para avaliar o quadro clínico do indivíduo.

Essa avaliação é feita da melhor forma possível, uma vez que não haverá problemas para entender a caligrafia dos demais profissionais, nem mesmo a possibilidade de dupla interpretação dos dados. Essas questões permitem oferecer ao paciente um atendimento mais prático e eficiente.

Fácil acesso aos dados

Como o acesso aos dados é facilitado por meio do prontuário eletrônico, os profissionais não precisarão mais perder horas para entender o que está escrito ou para encontrar a informação que necessitam para dar o próximo passo no tratamento.

Com isso, é possível não só oferecer um atendimento rápido, mas também com mais qualidade, com o intuito de melhorar o relacionamento com o seu paciente e trabalhar para que a recuperação se torne mais rápida e efetiva.

Melhora na compreensão das informações

Com o uso do prontuário eletrônico, os profissionais da saúde conseguem trabalhar com mais tranquilidade e segurança, tendo em vista que não haverá chances de erros que comprometem a qualidade do atendimento e, principalmente, o bem-estar do paciente.

Além disso, o prontuário pode ajudar no tratamento do paciente. Com a melhor compreensão dos fatos, o médico pode sugerir tratamentos mais avançados e que têm uma maior eficiência nas recuperações.

Como você pode perceber, o prontuário eletrônico soluciona os problemas relacionados à falta de clareza nas informações. Por meio dessa ferramenta é possível oferecer aos seus pacientes um atendimento mais completo, focado em tratamentos que auxiliarão com eficiência na sua recuperação.

O prontuário eletrônico permite que você integre todos os dados dos pacientes para facilitar o atendimento com base em informações verídicas, possibilitando uma maior satisfação e, consequentemente, melhorando a sua relação com ele!

Não esqueça de contar com o auxílio de uma empresa que ofereça um software médico, que possibilite a integração do prontuário eletrônico com outras funcionalidades que colaboram para a otimização da gestão do seu consultório, como é o caso do iMedicina.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos importantes para o seu consultório? Continue navegando pelo blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: