Prontuário eletrônico: 5 dicas para escolher o seu

Prontuário eletrônico

Como escolher o prontuário eletrônico do paciente (PEP)? Essa é uma dúvida bastante comum entre os médicos, mas não se preocupe, pois você vai esclarecer essas questões lendo este artigo.

Ou melhor, vai aprender como selecionar a melhor ferramenta conforme a necessidade de seu negócio.

Não restam dúvidas de que a sistematização do prontuário representa um avanço e tanto para as clínicas médicas. Afinal, é uma alternativa à papelada.

Por que será, então, que nem todos se renderam à ferramenta? A verdade é que ainda há muito desconhecimento na área. Além do mais, o receio por não dar conta, ou resistência à tecnologia, se tornam entraves para a adoção desse sistema.

Há, contudo, uma forte tendência para a consolidação do recurso, seja por ser um aliado da telemedicina recomendável em tempos de pandemia, seja pela própria questão da comodidade.

Por que devo adotar o prontuário eletrônico?

Se você ainda não conta com essa tecnologia, saiba que o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda a versão eletrônica, desde que esteja de acordo com as condições abaixo:

o prontuário impresso só poderá ser eliminado e substituído pelo eletrônico se esse estiver devidamente protegido, mediante a certificação digital padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas).

É preciso estar atento a diversos critérios para dar conta de todas as demandas e assim evitar contratempos. Não basta, portanto, contar com a tecnologia, é indispensável que o sistema funcione bem.

Para garantir isso, muitos consultórios têm se valido das plataformas de automações médicas. Uma solução bastante inteligente que você vai conhecer melhor a seguir.

Como o sistema interfere neste processo?

A adoção de um sistema médico integrado ao prontuário eletrônico é um facilitador para os consultórios em processo de transição para a segunda etapa da transformação digital. Assim, o programa facilita a migração de dados do offline para o online.

Isso acontece ao mesmo tempo em que a digitalização de procedimentos se torna insuficiente para suprir todas as necessidades atuais.

É nesse contexto que entram em cena as plataformas médicas, uma tecnologia com potencial enorme para a organização dessa grande estrutura.

Quais as vantagens do software médico?

A vantagem mais conhecida da plataforma é a possibilidade da sistematização otimizada, o que ainda inclui o prontuário. Só isso facilita a gestão na clínica médica em inúmeros processos. Ainda assim, um bom software médico também deve ter:

  • atualização constante;
  • soluções na nuvem;
  • possibilidade de inclusão da prescrição digital Memed;
  • suporte técnico;
  • controle de acesso, principalmente em relação ao prontuário eletrônico.

Esses são os requisitos básicos que você deve se ater ao escolher o programa. Nos próximos tópicos serão abordadas questões mais técnicas, no sentido de oferecer a melhor experiência para os seus pacientes.

Dicas para escolher o melhor prontuário eletrônico

1. Priorize a segurança

A privacidade do prontuário médico dos pacientes é um tema que requer atenção dos gestores das clínicas médicas. Por isso, não abra mão da segurança para garantir isso. Certifique-se que o sistema ofereça mecanismos de bloqueio e senhas.

E ainda o controle e disponibilidade dos dados, que devem ser coletados e armazenados de forma segura na plataforma médica. Lembre-se: somente os pacientes, representante legal e o médico devem ter acesso ao último registro médico disponível no sistema.

Sendo assim, cabe à clínica médica ampliar a cobertura por meio das tecnologias mais avançadas para garantir a validade do registro conforme a lei 13.7 87/2018.

Também por cautela é recomendável a integração do documento com um CRM (Customer Relationship Management). Ou melhor, um gerenciamento de relacionamento com o cliente médico para que ofereça as funções seguintes:

  • disponibilidade permanente do prontuário médico;
  • facilidade do uso;
  • administração centralizada;
  • acesso em diferentes dispositivos;
  • sistema ágil e responsivo.
  • gestão de relacionamento e marketing.

2. Considere a usabilidade

Pense bem: quantas horas da sua vida você já perdeu com o preenchimento de processos desnecessários? Pior ainda, se tiver redigido e salvo em um programa ineficiente, que permanece horas fora do ar ou com o qual não sabe lidar.

Erros assim são mais comuns na área do que se imagina, mas poderiam ser evitados se alguém se voltasse para a usabilidade: interface que favorece a disposição de telas com fácil navegação, acesso de dados e facilidade de uso.

Nesse caso, a regra é clara: a usabilidade deve ser testada na hora de executar funções. Por último, observe se a plataforma é intuitiva, não apenas para você, mas para a equipe.

Lembre-se de que todos vão usar a plataforma, já que a ideia é que o investimento seja diluído, rapidamente, potencializando a produtividade.

3. Incorpore funções ao prontuário eletrônico

Considere a integração do prontuário eletrônico com o software médico como algo estratégico para as clínicas. Com isso, será possível gerenciar melhor o tempo, o controle financeiro, o setor administrativo e ainda deve incluir:

  • agendamento online — sendo possível monitorar horários e turnos médicos conforme os consultórios médicos, o que impede conflitos de horário, atrasos entre outros equívocos;
  • personalização da ferramenta por especialidade médica;
  • geração de relatórios mensais com estatísticas de presença e desistência;
  • disparos com lembretes e outros eventos que serão enviados para o e-mail dos pacientes.

4. Considere opiniões

Na hora de comprar um carro, certamente, você se certificaria sobre o que falam a respeito daquela marca, certo? Da mesma forma, atenha-se à estabilidade, performance e agilidade, referências que também são importantes para a escolha do programa.

Por isso, reserve um tempinho para a pesquisa, compreenda quais são as funcionalidades e troque ideias com outros colegas. Só assim para não levar gato por lebre.

5. Teste a ferramenta

Ainda com o exemplo do carro, imagine que você tenha gostado do veículo, mas esteja em dúvida. É para isso que serve o test-drive, uma maravilha moderna!

Muitos sistemas médicos também funcionam de maneira similar, oferecendo o teste gratuito. Afinal, somente por meio da experiência com a plataforma será possível perceber quais são as necessidades mais urgentes da clínica.

Prontuário eletrônico: rumo a uma experiência do futuro

Agora que você sabe de tudo isso, está na hora de seguir rumo ao futuro. E nada melhor para isso do que adotar o iMedicina, referência no mercado.

A plataforma de automação médica não só conta com o prontuário eletrônico gratuito no plano básico como outras funções fundamentais para otimizar sua clínica.

Além disso, já é usada e aprovada por milhares de profissionais da saúde.

Gostou das dicas? Cadastre-se e comece a usar o sistema do iMedicina gratuitamente agora mesmo.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: