A maioria dos médicos se associa aos convênios de saúdes, logo que concluem a formação. Por se se tratarem de iniciantes na área, essa decisão parece ser a mais razoável naquele momento, afinal, é preciso expandir o relacionamento com paciente.
Todavia, essa parceria pode sobrecarregar a estrutura da clínica médica. Além de não ser sustentável, economicamente, por muito tempo, já que por trabalhar com valores abaixo do mercado, o profissional se vê obrigado a atender um número bem maior de consultas.
Dessa forma, o processo que era para ser humanizado torna-se quase robotizado, muitas vezes, com o comprometimento da experiência do paciente. Sendo assim, não raro, há grande insatisfação e o paciente se torna alvo fácil da concorrência.
Como conquistar a autonomia e evitar esses transtornos? Leia este artigo e saiba como construir um bom relacionamento com o paciente para ficar independente dos convênios!
Por que investir no relacionamento com paciente?
O fortalecimento do relacionamento com paciente é sem dúvida uma atitude sábia. Visto que agindo dessa forma, você consegue atrair e conquistar pacientes fieis para a sua clínica ou consultório. Ou seja, quem é atendido e gosta do resultado, têm grandes chances de te acompanhar a despeito do valor da consulta.
Por isso, não abra mão de utilizar todas as ferramentas disponíveis para avançar neste processo. A tecnologia é fundamental para impulsionar os resultados.
Nos próximos tópicos, conheça ferramentas importantes para te auxiliar a construir um bom relacionamento com o paciente e conquistar a independência financeira do seu negócio.
Como o software médico pode facilitar a estratégia?
Certamente, a gestão eficiente é uma ótima forma de sobressair no mercado. Essa é uma das vantagens do uso dessa tecnologia. Além de organizar a gestão, ainda é possível otimizar o relacionamento com o paciente.
Com um software médico é possível utilizar as tags de relacionamento e criar fluxos de e-mail marketing automáticos, disparados em virtude do gatilho escolhido.
Você deve estar se perguntando como isso ajuda na construção do relacionamento, certo? Imagine que seu paciente acaba de descobrir que está Diabético, ele terá muitas dúvidas, que nem sempre serão lembradas na hora da consulta. Selecionando a tag Diabetes, você pode disparar e-mails automatizados, com material educativo sobre a doença para que o paciente se sinta bem amparado, mesmo fora do consultório.
Dessa forma, o laço de confiança é fortalecido e o paciente percebe o cuidado destinado a ele. Quem não quer uma assistência médica dedicada? Esse paciente ficará fortemente inclinado a acompanhar o profissional, mesmo que ele deixe de atender o convênio utilizado.
Automações de marketing
Ainda, o software médico permite o envio de pesquisas de satisfação para avaliação do serviço. Isso além de demonstrar a preocupação do consultório em maximizar a experiência do paciente, ainda possibilita a identificação de problemas a serem resolvidos.
Essas ações, assim como outras automações de marketing podem ser realizadas por meio do sistema:
- disparos com mensagens personalizadas por e-mail ou SMS;
- lembretes em destaque sobre o retorno;
- cartões em alusão ao aniversário;
- menção às datas sazonais relevantes para os pacientes;
Marketing médico X relacionamento com paciente
Esteja sempre atento à jornada do paciente para saber qual é o melhor momento e forma de impactá-lo positivamente. Isso é extremamente importante, pois te auxiliará a escolher os canais de comunicação adequados.
Além disso, conhecer o caminho que os seus pacientes fazem para chegar ao consultório permite criar estratégias de fidelização que fortalecem o laço de confiança e o relacionamento para alcançar a independência financeira.
Importância das redes sociais
Invista em redes sociais como Instagram e Facebook, seja consistente e mantenha um tom educativo em sua abordagem:
- compartilhe informações em formatos variados seja em vídeo, áudio e texto;
- reserve um tempo para responder eventuais dúvidas;
- monitore os resultados obtidos e, caso necessário reveja prioridades;
- incentive seus pacientes mais engajados a testemunharem a favor do consultório;
- rastreie concorrentes para entender melhor o perfil da sua audiência.
Dessa forma, se aproximará de forma estratégica, no momento mais adequado, sem parecer invasivo. Essa estratégia ajuda a aumentar sua autoridade, trazendo relevância pra seu nome.
Autoridade médica na web
Por falar em ambiente online, com qual frequência você posta artigos sobre saúde na rede? Se ainda não faz isso, comece já! Afinal, o comportamento do paciente mudou com a agilidade trazida pela tecnologia.
Sendo assim, muitas pessoas recorrem à Internet para se informarem melhor a respeito do profissional ou da suposta doença, antes de agendar a consulta.
Com um blog atualizado, o seu paciente tem mais chances de encontrar os seus conteúdos. Quando ele consome o que você publica, já inicia-se um relacionamento nutrido pela rede. O próximo passo pode ser marcar a consulta!
Além disso, quanto mais conteúdo relevante você disponibilizar, maior a autoridade que você vai criando para o seu nome na área de atuação. Isso significa que o reconhecimento pelo bom trabalho pode começar na rede.
Quanto mais demonstrar autoridade naquilo que faz, maiores as chances de atrair pacientes particulares, que entendem o valor da experiência que você oferece.
Publicidade online paga
Considere também em sua análise a possibilidade de patrocinar campanhas online na rede e segmentá-las. Isso contribui para destacar a clínica médica no ambiente virtual.
Os anúncios no Google são uma ótima forma de aparecer no momento em que o paciente mais precisa. Quando ele procura a sua especialidade no Google, ou busca por tratamentos que você realiza, ele pode encontrar seu site, número de telefone e link de agendamento online de maneira prática e rápida.
Isso, além de atrair novos pacientes para sua base, é um dos pontapés iniciais para começar a construir relacionamento.
Relacionamento com paciente: estratégia diferenciada no mercado
Agora que você sabe dos inúmeros benefícios atrelados ao uso dessas estratégias importantes para o relacionamento com o paciente e independência financeira para consultório médico, é hora de colocar em prática!
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