Como um software médico pode otimizar o relacionamento com paciente?

Relacionamento com paciente

Muitos gestores em saúde já perceberam que a tecnologia é mais uma aliada das clínicas e consultórios médicos. Principalmente diante da multiplicidade do mercado na perspectiva do relacionamento com paciente.

Em vista disso, dispor de um software médico em seu consultório a fim de organizar melhor esse processo é sem dúvida uma decisão acertada.

Com tantas opções disponíveis, a escolha do sistema adequado para auxiliar o relacionamento com o paciente gera incerteza.

Se esse é o seu caso saiba quais funções devem ser consideradas na seleção da ferramenta mais viável para otimizar essa estratégia no seu consultório ou clínica médica.

Por que o relacionamento com paciente precisa de um software médico?

A transformação digital também teve forte impacto na área da saúde. A tecnologia mudou o relacionamento com o paciente. As pessoas passaram a ficar mais exigentes e imediatistas. Por isso, para o paciente escolher o seu o atendimento é preciso oferecer recursos ágeis, nas horas certas.

Sendo assim, nada mais natural do que acompanhar essa evolução com ajuda tecnologia desenvolvida para facilitar esse processo.

Por isso, o uso de sistemas mais avançados no sentido de satisfazer as novas necessidades dos indivíduos, neste contexto, torna-se questão de sobrevivência do negócio médico.

Como o software médico interfere no relacionamento com paciente?

Esse sistema é fundamental na medida em que propicia as ferramentas ideais para a introdução do marketing médico na rotina das clínicas e consultórios.

De nada adianta traçar uma excelente estratégia de marketing médico que visa fortalecer o relacionamento com o paciente, se no dia a dia você não tem condições para colocá-las em prática, por falta de tempo ou equipe para conduzi-la.

O software médico que traz a integração com o marketing automatiza várias das etapas da sua estratégia e facilita o acompanhamento dos resultados, fazendo com que isso se torne uma atividade comum do consultório.

Entenda como utilizar o software médico para construir um relacionamento com paciente otimizado

1. Despertando a atenção

O primeiro passo para começar a criar conexões com o futuro paciente é utilizar das inúmeras aplicações disponíveis na plataforma a seu favor.

A influência digital por meio das redes sociais é um caminho promissor para alcançar esse objetivo. Porém, sua audiência só se converterá de fato em pacientes se houver:

  • consistência nas mensagens;
  • tom amigável e educativo;
  • interação constante;
  • estímulo para a conversão;
  • conteúdo bem produzido e relevante.

Um software médico que permita escolher posts com a sua marca para agendar automaticamente nos seus perfis é exatamente o que você precisa para que essa estratégia funcione.

O iMedicina, por exemplo, na aba de marketing, já conecta o profissional a um marketplace de conteúdos especializados, prontos para postar! O profissional seleciona o que mais gostar, escolhe o layout da arte e deixa que o próprio sistema faz os agendamentos no Facebook e Instagram. Prático né?

2. Gerando interesse

Uma boa forma de gerar interesse é estudar o seu paciente. Saber quais são as principais dúvidas, o que os leva a marcar a consulta com mais frequência, quais os tipos de atendimento tem mais retorno., etc.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Para isso, utilize os relatórios da plataforma. Segmentando do jeito que você preferir, é possível tirar dados importantes de quem frequenta suas consultas.

A partir disso, utilize as automações de e-mail marketing do sistema para criar fluxos personalizados de e-mails com os mais variados temas. Demonstre conhecimento e receptividade na hora de tratar os assuntos e ainda elimine objeções para continuar os tratamentos.

Seja claro e criativo em sua abordagem, inclua os princípios do marketing de conteúdo nesta etapa. Direcione o leitor para o seu blog com informações mais abrangentes sobre o problema deles.

Aguçando o desejo

Acione a base de promotores do seu negócio para te indicar online! Isso é conhecido como prova social. Quando um profissional é bem avaliado na internet, as chances de conseguir estreitar o relacionamento com os outros pacientes é muito maior.

Mas, como você pode fazer isso sem parecer intransigente? Utilize as automações de NPS para descobrir quem são seus pacientes promotores e incentive-os a fazer uma avaliação online!

Estimulando a ação

Existem diversas formas de estimular o paciente chegar até o consultório, sem ser invasivo e insistente. Um boa estratégia de inbound marketing, aliada ao software médico consegue conduzir o processo de forma bem natural.

Tenha em mente qual é a reação desejada neste contexto. Aponte os caminhos para que os interessados possam entrar em contato com a clínica ou consultório médico.

Por exemplo, o agendamento online é um recurso facilitador para ajudar o paciente marcar a consulta sem empecilhos.

As automações de confirmação de consulta e lembrete de retorno também são uma ótima pedida. Com elas, você consegue programar mensagens de SMS ou e-mail para lembrar o paciente de comparecer ao compromisso marcado.

Isso impede que ele esqueça da consulta e ainda demonstra o cuidado do consultório com quem agenda um horário lá.

Gestão do relacionamento com paciente otimizada

Como foi possível perceber nos tópicos anteriores, o uso de um bom software médico é essencial para manter a gestão do relacionamento com o paciente otimizada.

O dia a dia tumultuado dos consultórios e clínicas médicas, de fato, impossibilita que todas estas técnicas sejam realizadas manualmente.

Seria impossível manter um fluxo de e-mails para vários pacientes diferentes ao mesmo tempo, assim como ser atuante nas redes sociais se precisasse desenvolver cada post internamente.

A ajuda dessas plataformas possibilita não só o seguimento da estratégia, como permite uma companhamento mais próximo e estruturado para verificação dos resultados.

Empresas como o iMedicina desenvolveram softwares médicos especializados em facilitar o relacionamento com o paciente. Conte com a ajuda de quem tem experiência em conectar médicos e pacientes!

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esse artigo do blog: Como o iMedicina pode otimizar o seu relacionamento com paciente

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.