Telemedicina e Cuidado Integrado

telemedicina e cuidado integrado

A telemedicina faz parte de uma grande revolução digital na área da saúde. Com ela, experimentamos uma maior conveniência no acesso aos cuidados, melhores resultados para os pacientes e sistemas mais eficientes.  

Num segundo plano, com cuidados integrados, os pacientes podem acessar uma ampla variedade de serviços médicos e comportamentais de maneira mais conveniente. Assim, este modelo de assistência à saúde oferece mais apoio ao bem-estar emocional e físico do paciente, enquanto é rentável.  

Mas, você sabe de que formas a telemedicina pode promover o cuidado integrado?  

Neste artigo, examinaremos o papel da telemedicina na saúde digital e por que ela é fundamental para a integração do cuidado. Então, continue a leitura para saber mais! 

O papel da telemedicina na transformação digital da saúde 

A telemedicina e a saúde digital possibilitaram um modelo de atendimento mais acessível e integrado à vida dos pacientes. Com isso, cuidados que costumavam ocorrer apenas em ambientes físicos agora podem ocorrer digitalmente. Por isso, essa modalidade de atendimento é vista como a mais acessível por 41% dos brasileiros, segundo o Datafolha. 

Por sua vez, a transformação digital ajudou as organizações de saúde a construírem sistemas bem equipados para lidar com emergências de saúde pública, como a pandemia de COVID-19, que mudou drasticamente como pacientes e provedores interagem, criando um impulso maior para os serviços de telemedicina. Diante disso, inúmeras pesquisas mostraram que, mesmo após o término da pandemia, os pacientes ainda esperam que seus profissionais de saúde ofereçam alguma forma de atendimento virtual 

Sendo assim, à medida que os cuidados são digitalizados, é mais fácil identificar doenças precocemente, intervir e garantir que os pacientes tenham um papel ativo em sua saúde e bem-estar. 

Ainda, diante do aumento da demanda por serviços de saúde, a telemedicina oferece uma maneira inteligente de otimizar recursos e alavancar resultados, tendo vantagens como: 

  • fácil acesso a cuidados e tratamento; 
  • grandes economias em saúde; 
  • acesso rápido a especialistas; 
  • redução das desigualdades no acesso aos serviços de saúde; 
  • cuidados mais centrados no paciente, com maior independência e autogestão. 

O que é atenção integrada à saúde? 

Com a assistência médica integrada, as necessidades exclusivas de um paciente são atendidas coordenadamente, em equipe, para o tratamento de condições crônicas. Dessa forma, apoiado por uma abordagem multifacetada, o paciente tem acesso a vários recursos de saúde disponíveis, que podem incluir desde tratamento para diabetes até problemas de abuso de substâncias. Sendo assim, o foco no modelo integrado está no tratamento da pessoa como um todo com técnicas de gerenciamento de casos, em vez de se concentrar em doenças individuais ou problemas de saúde comportamental. 

Quais são os benefícios do cuidado integrado? 

Este modelo integrado está rapidamente se tornando a referência para cuidados de alta qualidade. Portanto, à medida que mais sistemas de saúde se voltam para o cuidado centrado na pessoa, mais significativos são os benefícios. Nesse sentido, alguns exemplos são: 

  1. Satisfação do paciente – Os pacientes se beneficiam de uma colaboração aprimorada entre seus médicos, que podem trabalhar em conjunto para fornecer melhores resultados. Isso melhora sua qualidade de vida geral e sua satisfação geral com seu médico. 
  1. Qualidade dos cuidados – Clínicos gerais, especialistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais podem atuar juntos, entendendo as necessidades de cada paciente, para criar um plano de tratamento personalizado. 
  1. Melhor acesso aos serviços – Um dos maiores benefícios da saúde integrada para os pacientes é que eles desfrutam de um melhor acesso aos serviços. E com muitos provedores agora oferecem telemedicina, os serviços de saúde estão mais acessíveis do que nunca. 
  1. Custos gerais de saúde mais baixos – Quando médicos e profissionais de saúde trabalham juntos, isso resulta em custos mais baixos. Os pacientes podem obter os cuidados de que precisam com menos consultas. Além disso, o compartilhamento de informações em um modelo integrado também pode acelerar o diagnóstico e ajudar a eliminar exames redundantes. 

Onde a telemedicina se encaixa? 

Além de tornar os cuidados mais fáceis e coordenados, a telemedicina garante que todas as informações do paciente sejam armazenadas de maneira acessível. Tudo isso se traduz em atendimentos mais rápidos, convenientes e de melhor qualidade para os pacientes, promovendo um cuidado contínuo e integrado. 

Diante disso, o sucesso da integração constante da telemedicina depende de todos os agentes envolvidos nos cuidados e uma mudança cultural centrada no paciente para melhorar tanto a saúde do indivíduo como o sistema de saúde em geral. 

Ademais, em um sistema integrado, todos os cuidadores estão conectados ao prontuário eletrônico do paciente. Assim, médicos, enfermeiros e outros profissionais podem fornecer atendimento personalizado, uma vez que acessam seu histórico de saúde, medicamentos e alergias.  

Portanto, com uma visão completa da saúde, é fácil para a equipe de atendimento fazer o que é melhor para o paciente. Ou seja, ele pode obter o cuidado que precisa onde quer que esteja. 

Nesse sentido, incorporar a telemedicina ao cuidado expande o alcance dos médicos a pacientes que, de outra forma, não seriam capazes de acessar serviços de saúde especializados. 

Como a telemedicina melhora a coordenação do atendimento 

A telemedicina melhora muito a coordenação do atendimento, em parte porque facilita o encontro dos pacientes com seus médicos. Isso significa que os pacientes são muito menos propensos a cancelar consultas, e os médicos podem realizar check-ins regulares com mais facilidade. Ademais, ela viabiliza o monitoramento dos pacientes, especialmente aqueles com uma condição crônica, garantindo que eles estejam aderindo ao seu plano de saúde. 

O resultado final disso é que os médicos podem fazer intervenções oportunas e apropriadas. Por essa razão, tem-se uma tomada de ação mais rápida e assertiva. Ainda, incentiva uma maior troca de informações de saúde entre diferentes provedores, ajudando a melhorar a coordenação entre os médicos, o que pode aumentar os resultados dos pacientes a longo prazo. 

Benefícios da telemedicina para o seu consultório 

É importante ressaltar que a telemedicina ajuda cada provedor a alcançar uma parcela muito mais ampla do público, disponibilizando seus serviços para comunidades que normalmente não têm acesso fácil a um médico. Em consequência disso, cresce o número de pacientes que utilizam seus serviços, permitindo que você atraia e fidelize um número maior de pessoas. 

Outrossim, essa prática também reduz muitos dos custos gerais de saúde. Isso porque, os pacientes são muito mais propensos a marcar suas consultas online, o que significa que seus provedores não perdem horários com pacientes que não aparecem. Mais do que isso, os médicos atendem mais pessoas ao longo do dia quando as atendem on-line, alcançando mais eficiência e produtividade. 

Ainda, as soluções de atendimento virtual também ajudam a simplificar muitos processos do consultório. Nesse contexto, conhecer os pacientes virtualmente facilita o registro e o armazenamento de seus dados, reduzindo o tempo que seria gasto com a inserção manual dessas informações. Isso também garante um atendimento de mais qualidade aos pacientes. 

O futuro do cuidado integrado 

Em suma, como você viu no artigo, a telemedicina viabiliza a assistência médica à distância, independentemente da localização do paciente e seus prestadores, permitindo o acesso aos cuidados certos, no lugar certo e na hora certa. Essa forma de atendimento dominará a saúde no futuro e, tanto médicos quanto pacientes poderão usufruir de seus inúmeros benefícios.  

Por fim, utilizando a tecnologia aliada ao cuidado integrado, profissionais e sistemas de saúde podem alcançar uma visão mais completa da saúde de cada paciente. 

Quer aproveitar as vantagens do nosso software médico e alavancar seus resultados? Teste gratuitamente por 7 dias.   

E se você ainda tem alguma dúvida sobre a adequação do iMedicina para seu negócio, nossos especialistas podem te ajudar, clique aqui 

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Está faltando paciente no seu consultório?

Saiba como a Conexa iMedicina pode solucionar esse problema!