Transformação digital na saúde: como começar agora

transformação digital na saúde

A transformação digital na saúde é um caminho sem volta, uma vez que as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscando soluções online para facilitar a rotina.

Quando a preocupação é com o bem-estar, muitos usam os buscadores, como o Google, para encontrar respostas, não é mesmo? Isso representa um dos motivos para médicos e profissionais da saúde aderirem a essa transformação e incluírem o universo digital em suas práticas.

Além disso, a tecnologia ajuda em diversos momentos do dia a dia do escritório, desde o agendamento online, os atendimentos por telemedicina, até a organização de cada prontuário clínico.

Infelizmente, muitos profissionais da medicina não sabem por onde e nem como começar essa mudança. Se esse é o seu caso, este texto vai trazer informações muito valiosas. Acompanhe!

Os benefícios da transformação digital na saúde

Para que a tecnologia possa fazer parte da sua vida na clínica médica, você deve conhecer alguns dos benefícios da transformação digital na saúde. A seguir, você verá exemplos de como colocar isso em prática.

Relacionamento com o paciente

Por meio das ferramentas digitais, os profissionais da saúde conseguem estreitar o relacionamento e, assim, fidelizar pacientes. A explicação para isso são as mais diversas ferramentas que auxiliam a atrair as pessoas de volta ao consultório, após a primeira consulta.

Por exemplo, um software médico seguro reúne informações de quem será atendido e, assim, agiliza a consulta, pois deixa todas as informações de fácil acesso na hora do atendimento. Ainda, é possível criar automações para enviar comunicações estratégicas ao paciente.

Em outras palavras, esse sistema pode enviar lembretes de retorno e mensagens importantes, como conteúdos sobre o procedimento mencionado no consultório.

Marketing médico

As estratégias de marketing médico estão cada vez mais fortes devido às transformações digitais na saúde. São muitos canais para atração e fidelização, como as redes sociais e o site, que promovem a aproximação do profissional com o paciente.

Essas ações também podem ser mais simples e significar um investimento financeiro mais interessante para quem quer divulgar o consultório e atrair mais pacientes.

Assistência médica ampla

A pandemia do novo coronavírus resultou em muitas medidas de isolamento e distanciamento social. Mas nem por isso as pessoas devem parar de procurar orientação médica.

Foi com esse raciocínio que o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou a prática da telemedicina no Brasil, possibilitando atendimento por meio das ferramentas digitais.

Rapidez para diagnósticos

Os avanços tecnológicos e da ciência, que levaram a uma rapidez para diagnósticos, são outros entre tantos benefícios da transformação digital na saúde. Hoje em dia, é possível observar maior precisão dos equipamentos para a realização de exames e procedimentos.

Em outras palavras, a tecnologia significa um grande avanço para a detecção precoce de doenças e tratamentos cada vez mais personalizados.

Como começar a transformação digital na saúde?

Com as constantes evoluções tecnológicas, a transformação digital na saúde é um processo contínuo a ser feito, que requer muita atualização.

Entretanto, há muitos consultórios que ainda dependem do papel e de processos manuais para realizar a gestão. Ou seja, nesses casos, a mudança para a informatização e automação se faz ainda mais necessária.

Abaixo, confira algumas dicas importantes para transformar sua clínica.

Faça o mapeamento de processos

Compreender os processos do consultório é o primeiro passo para mudar para o digital na saúde. Como é feita a administração, o controle financeiro e cada organização para manter a clínica em pleno funcionamento?

Com isso em mente, fica mais fácil definir a melhor tecnologia. Isto é, as ferramentas digitais que podem ser aplicadas. Veja alguns exemplos disso:

  • plataformas de agendamento online;
  • recursos de automatização de lembretes e confirmação de consulta;
  • softwares para a realização de telemedicina;
  • formas de armazenamento de prontuários eletrônicos.

Utilize um software médico

Um software médico favorece de várias maneiras a vida de quem está aderindo à tecnologia. Existem diversos tipos de ferramentas e com recursos variados. Ou seja, avalie qual será a melhor para a sua clínica.

De toda forma, esse tipo de recurso é uma forma de otimizar a gestão do consultório, uma vez que organiza dados dos pacientes, ajuda no controle da agenda e em vários processos importantes.

Treine a equipe

Como a transformação digital na saúde é um processo contínuo, toda a equipe envolvida na clínica deve estar por dentro de como fazer o melhor uso das ferramentas.

Isso significa que os treinamentos devem ser constantes, de forma a orientar bem os profissionais e deixá-los seguros quanto à nova rotina. Em outras palavras, mostre sempre como utilizar cada ferramenta.

Use dados gerados

A abundância de dados que conseguimos obter atualmente é um dos principais benefícios das transformações tecnológicas. As plataformas digitais são capazes de colher e gerar informações que nos orientam na tomada de decisões.

Por exemplo, uma ferramenta de NPS ajuda muito os médicos a compreender a satisfação dos pacientes e, assim, promover mudanças no atendimento.

A tecnologia também tem um uso muito interessante na gestão, por meio dos relatórios financeiros. Em outras palavras, esse é um dado que ajuda a entender sobre a saúde do próprio consultório, bem como recursos disponíveis para reformas e aquisição de novos equipamentos.

Divulgue sua transformação digital na saúde

Geralmente, as ferramentas de softwares médicos contribuem com a transformação digital. Elas são muito integradas e conseguem promover a aproximação com os pacientes.

Isto é, elas permitem agendamento online, exercício da telemedicina, além de envio de mensagens, como já falamos ao longo do texto.

Ou seja, os profissionais da Medicina precisam ser ativos na divulgação das novidades que estão oferecendo em seus atendimentos. Entre as opções para mostrar as inovações estão os recursos que enviam e-mail marketing. Por isso, eles devem ser utilizados.

As pessoas gostam de facilidade! Portanto, quando você as mantém informadas, os benefícios para sua estratégia são evidentes.

Continue sua transformação digital na saúde

Agora que você já tem mais informação para saber como inserir recursos tecnológicos no seu dia a dia de consultório e clínica, deve manter em mente que sua atualização será constante.

A tecnologia e a ciência estão sempre inovando, criando sistemas e plataformas que promovem diversos benefícios em nossas vidas. Ou seja, é importante continuarmos lendo e pesquisando sobre o que há de mais recente para favorecer a vida dos pacientes.

Em outras palavras, a transformação digital na saúde proporciona facilidade de gestão e no atendimento médico. E, mais importante que isso, inovar significa estar por dentro de formas para levar comodidade à vida das pessoas.

Quer começar sua transformação digital? Dê o primeiro passo e cadastre-se no prontuário gratuito do iMedicina!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: