Vale a pena fazer confirmação de consultas no consultório?

confirmação de consultas

O furo na agenda médica é um desafio para a maioria das clínicas e consultórios. O não comparecimento do paciente nas consultas marcadas pode causar uma série de problemas e prejuízos não só para as instituições, mas afetam também outros pacientes. Por isso, a confirmação de consultas deve ser um processo incluído na rotina dos consultórios.

As razões para um paciente cancelar ou não comparecer a uma consulta podem ser diversas. Muitas vezes podem variar também de acordo com a especialidade médica.

As consultas com especialistas costumam ter uma desistência menor em relação às marcações com clínicos generalistas para análise de sintomas esporádicos.

Mas, independentemente da especialidade e motivos, a confirmação de consultas é um fator que pode mudar a realidade de alguns consultórios com grande histórico de desistências. Por isso, o esforço é totalmente válido.

Conheça a seguir como introduzir esse processo no dia a dia do consultório e veja as taxas de comparecimento aumentando! Boa leitura!

Como fazer a confirmação de consulta?

Tradicionalmente, a confirmação da consulta é feita por contato telefônico. Um ou dois dias antes da data marcada, a secretária entra em contato com paciente para confirmar a presença na consulta.

Porém, apesar de ser um método que funcionou durante muito tempo, ele apresenta alguns problemas:

– Caso o telefone do paciente tenha sido cadastrado errado, a confirmação não poderá ser feita;

– O tempo gasto, em média, para a ligação e confirmação com o paciente pode ser de até 3 minutos. O que ao final do dia corresponde a boa parte do tempo da secretária;

– Muitos pacientes não gostam ou não podem ser incomodados durante o dia. Dessa forma, muitas ligações são perdidas.

Além disso, uma das linhas telefônicas do estabelecimento, certamente, permanecerá ocupada por bastante tempo.

Outra opção para confirmação de consultas é o envio de SMS ou email. Mas, assim como o contato telefônico, é preciso que o cadastro do cliente tenha sido feito de forma correta.

A grande vantagem da confirmação de consulta por SMS é o fato de que nem todas as pessoas têm e-mail ou o consultam com a mesma frequência e rapidez com que acionam o celular. Para o SMS chegar, é preciso apenas ter o sinal do celular ativado.

O envio do SMS deve ser feito com a ajuda de um software, que automaticamente enviará a mensagem. Com isso, o consultório dispõe de um recurso prático, eficiente e que economiza tempo, sem interferir no funcionamento normal do trabalho diário.

Como um software médico pode ajudar?

Utilizar a tecnologia e todos os seus recursos disponíveis é a melhor saída para agilizar e melhorar o sistema de consultas de sua clínica e consultório.

Um bom software médico ajudará desde o agendamento online, até a confirmação de presença e relatório de atendimento.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Ao investir em software médico, a ferramenta poderá integrar todos os canais de atendimento automatizando, por exemplo, a confirmação de consultas com o envio de mensagens via SMS, e-mail ou WhatsApp, serviços que têm um custo baixo e que podem ser completamente automatizados. 

Outra vantagem é que o software tem ferramentas para agilizar o trabalho da equipe de recepção, mas também do médico e do paciente, como o prontuário eletrônico. Essa integração permite acompanhar o paciente em toda sua jornada. 

Assim, o atendimento médico também ganha ainda mais qualidade e a experiência do paciente com o todo o serviço só melhora!

Se possível, invista na segurança de ter um software em nuvem. A nuvem garante que os profissionais consigam acessar de maneira remota, a qualquer momento, as informações necessárias para realizar o atendimento.

Além disso, essa tecnologia apresenta duas enormes vantagens, em especial para as pequenas e médias empresas: economia e acesso à soluções tecnológicas de ponta. 

Dicas para otimizar a sua confirmação de consultas

Pronto! Com a aquisição de um software médico é hora de pensar em estratégias para otimizar o canal de relacionamento e melhorar a experiência do paciente.

1 – Envie uma mensagem após a marcação da consulta

A primeira dica é enviar uma mensagem assim que o paciente marcar a consulta, seja por SMS, e-mail ou WhatsApp. O texto deve ser curto e com as informações mais importantes: nome do médico e clínica, telefone, data e horário marcado.

Mesmo que o paciente não responda essa primeira mensagem, é um primeiro contato eficiente. Em caso de dúvidas ou até mesmo remarcação, ele terá os dados de forma rápida e fácil.

2 – Programe um lembrete para um dia antes da consulta

No software médico é possível programar o envio automático de um lembrete por SMS, e-mail ou WhatsApp. A dica é programar o lembrete para a primeira hora do dia, isso permite que ele cancele ou remarque ao longo do dia.

Se a recepcionista não tiver uma resposta até o fim do dia, a indicação é que se faça a ligação para o paciente.

3 – Mesmo em caso de desistência, entre em contato com o paciente

Infelizmente, mesmo com o lembrete pode ser que o paciente se esqueça ou não consiga comparecer à consulta. Nesse caso, pode ser enviada uma mensagem com uma sugestão de remarcação do compromisso.  

Se ainda assim não houver resposta, você pode incluir o perfil do cliente em um relatório de pacientes que não remarcaram nova consulta e analisar como proceder de acordo com cada caso.

Pense na experiência do paciente

Um paciente que se sente lembrado e reconhecido dificilmente vai deixar de cumprir um compromisso agendado. Aliás, o relacionamento com o paciente vai além da consulta.

Um bom investimento em marketing médico e a utilização das ferramentas adequadas possibilitará não só a manutenção de um bom relacionamento, como a possibilidade de conquistar novos!

Além de fazer agendamento de consultas, com um software médico é possível pensar em estratégias de marketing médico direcionadas para o tipo de público que usa o serviço e obter os melhores resultados.

Ficou interessado? Aproveite para ver outras dicas importantes sobre o assunto no artigo Como Um Software Médico Melhora O Atendimento No Consultório!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: