6 formas de fazer relacionamento com pacientes

relacionamento com paciente

O advento tecnológico dos últimos anos e a facilidade de acesso à informação mudou o comportamento de consumo da sociedade, tornando-a mais exigente. Neste sentido, os médicos devem estar atentos às necessidades e ao relacionamento com pacientes.

Porém, você sabe o que fazer para ter uma comunicação ativa com seu público? Entende a importância dessa atitude? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a essas e outras perguntas.

Qual a importância de manter o relacionamento com pacientes?

Ao se consultar, o paciente não espera apenas obter as respostas para seus sintomas ou diagnósticos de possíveis doenças, mas também deseja receber atenção e relacionar-se com toda a equipe médica.

Isso porque a confiança é o fator determinante para que o paciente opte pela sua clínica em detrimento de outras. Assim, ao buscar o seu atendimento, ele confia a você o que tem de mais importante: a saúde.

Por isso, humanizar o atendimento é essencial para manter um bom relacionamento com pacientes. Ao prestar um serviço individualizado, demonstrando empatia e respeito, você tende a fidelizar pacientes.

Nesse sentido, manter uma relação próxima com seu público não é benéfico apenas para eles, que se sentem valorizados e ouvidos, mas também para você e seu consultório, que serão reconhecidos pela qualidade do atendimento prestado.

Quando começar o relacionamento com o pacientes?

Diferente do que muitos imaginam, o relacionamento com os pacientes não se inicia apenas após o fim da consulta. Pelo contrário, a relação com o profissional de saúde é estabelecida antes mesmo do agendamento, na chamada fase de atenção da jornada do paciente.

A jornada do paciente é um termo utilizado para descrever todo o trajeto que o indivíduo percorre até receber o atendimento médico. Essa jornada é classificada em cinco etapas: atenção, assimilação, arguição, ação e apologia.

Assim, a fase da atenção é a parte mais importante do processo, pois, o indivíduo só irá encontrar o seu consultório se for impactado por alguma ação que desperte a atenção dele. Esse “gatilho” pode ocorrer de forma proposital ou espontânea.

Por exemplo, a presença de um sintoma ou a necessidade de um tratamento são razões que levam o paciente a buscar assistência médica espontaneamente. Por outro lado, uma propaganda ou um artigo podem, propositalmente, chamar a atenção dele para uma dor que ele tenha.

Dessa maneira, o início do relacionamento com o paciente pode ocorrer a partir de um contato dele com algum conteúdo produzido por você. Ademais, essa relação nunca tem fim, gerando novos ciclos a cada necessidade dele.

Sendo assim, a comunicação entre as partes permanece por toda a vida útil daquele consultório.

Neste sentido, é de extrema importância que você busque alternativas para relacionar-se com seu paciente, mesmo após o fim do atendimento.

Conheça as formas mais eficazes de fazer relacionamento com pacientes

Como você pode perceber, o relacionamento com pacientes não ocorre apenas durante a consulta. Na verdade, os momentos que antecedem e sucedem esse atendimento são fundamentais para criar e fortalecer a relação.

Então, para se manter próximo da sua base de pacientes e fornecer a melhor experiência possível com o seu trabalho, invista em ações de relacionamento. A seguir, listamos alternativas excelentes para esse fim:

1) Disponibilização de bons conteúdos online

Atualmente, a internet é a principal fonte de informação da população sobre problemas de saúde. Normalmente, a procura por um médico só inicia após uma longa pesquisa no Google a respeito de um sintoma. Por isso, o buscador passou a ser conhecido como “Dr. Google”.

Neste sentido, como já existe uma demanda por informação, você precisa produzir conteúdos relevantes para esse ambiente. Assim, além de ganhar visibilidade e fortalecer sua presença digital, você inicia uma excelente estratégia para atrair e fidelizar pacientes.

Ao distribuir os seus conteúdos por e-mail, blog, redes sociais ou pelo seu site, você se torna uma fonte de informação confiável para seus pacientes, mantendo uma comunicação ativa com eles.

2) Disponibilização de ferramentas que facilitem a chegada dele ao consultório

De modo geral, toda ação que eleve a experiência do paciente com o seu consultório ou clínica irá melhorar o seu relacionamento com ele. Por isso, é necessário mapear e otimizar todos os processos que envolvem a chegada dele até você.

Dessa forma, além de produzir conteúdos que despertam a atenção do seu público, você precisa investir em ações que favoreçam a marcação da consulta, como, por exemplo:

  • Google Meu Negócio: trata-se de uma ferramenta do Google dedicada a facilitar a conexão entre potenciais pacientes e médicos, consultórios e clínicas. Ao cadastrar seu negócio nessa plataforma, um usuário tem fácil acesso ao seu site, telefone, e-mail e endereço;
  • site: ter um site médico é fundamental para fortalecer o relacionamento com o paciente. Nele, além de suas informações de contato e de disponibilizar conteúdos relevantes, você pode oferecer um recurso essencial: agendamento online;
  • agendamento online: ao possibilitar que o visitante do site realize a marcação online de uma consulta, você elimina muitas das objeções que ele tem, principalmente aquelas relacionadas às dificuldades do contato telefônico.

3) Aplicação de pesquisas de NPS para melhoria do atendimento

A pesquisa de Net Promoter Score (NPS) é um recurso muito utilizado pelas principais empresas do mundo. Com ela, é possível medir o grau de satisfação dos pacientes com o seu serviço.

Dessa forma, você passa a entender melhor o seu público e tem a noção exata dos pontos positivos e negativos do seu atendimento, podendo buscar soluções para melhorá-lo. Por isso, contar com uma ferramenta de NPS é essencial para fortalecer o relacionamento com pacientes. 

4) Envio de automações de e-mail marketing

Embora muitos imaginem que ele está obsoleto, o e-mail marketing ainda traz resultados satisfatórios para quem o utiliza. Isso porque o e-mail é uma tecnologia de baixo custo e muito fácil de ser utilizada.

Assim, com a proposta de estreitar a relação com seus pacientes, você pode elaborar e distribuir e-mails com conteúdos que sejam interessantes para eles, orientações sobre o tratamento que estão realizando ou para celebração de datas comemorativas.

5) Utilização de tags para segmentação de atendimentos

Em consultórios informatizados que contam com softwares médicos e prontuários eletrônicos, existe a possibilidade de criar tags para cada tipo de atendimento realizado. Com isso, você pode segmentar a sua base e criar ações personalizadas para os pacientes que possuem a mesma etiqueta.

6) Avisos automáticos de retorno

Outro recurso disponível nos consultórios informatizados é o envio automatizado de lembretes de consultas e aviso de retorno. Dessa forma, o paciente percebe o profissionalismo do consultório e a sua preocupação em evitar que ele se ausente no dia e hora marcado.

Como você pode perceber, algumas das principais formas de estabelecer uma comunicação próxima com os pacientes são otimizadas pela implementação de um software médico.

Algumas empresas oferecem essa ferramenta gratuita, como no caso do iMedicina. É só se cadastrar e aproveitar os benefícios de um sistema de prontuário eletrônico grátis para o relacionamento com o paciente e organização da gestão do consultório!

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