Carreira médica: 7dicas para ter sucesso na saúde do século XXI

Quanta mudança o século XXI está trazendo! Quando poderíamos imaginar fazer uma consulta sem que o paciente precise sair de casa? Buscar informações sobre médicos especialistas, exames, hospitais, medicamentos e até mesmo sobre doenças com poucos cliques na internet? A tecnologia na saúde tem facilitado o acesso a informações e também modificado vários aspectos na carreira médica.

Com o avanço tecnológico e mudanças no perfil dos usuários, é necessário que os médicos se adaptem às transformações. É cada vez mais essencial para o sucesso na carreira médica, a presença nos meios digitais. Isso porque, se os pacientes buscam informações no meio virtual, é lá também que o profissional de saúde deve estar.

Considerando o meio, onde existem uma série de informações, muitas delas inclusive falsas, proporcionar referências e conhecimentos é um diferencial. Dessa forma, o médico tem um papel fundamental em levar confiança e segurança a seus pacientes, proporcionando empatia e credibilidade. Isso tudo por meio da comunicação, utilizando de recursos estratégicos, muitas vezes, tecnológicos, como sites, redes sociais e softwares.

Então, como é o médico do século XXI?

O mundo tem mudado e na saúde observa-se a influência da tecnologia no aperfeiçoamento de exames, tratamentos e cirurgias. Mas além dessas mudanças, vale ressaltar que os médicos devem valorizar a importância da adaptação a tecnologia. O profissional deve estar antenado às transformações, afinal, um médico atualizado e moderno consegue melhorar o engajamento de seus pacientes.

Mas como o médico pode se posicionar perante a tecnologia? Atualmente, a internet possibilita a interação entre os usuários de forma prática, ágil e transparente. Os pacientes buscam mais informações no meio online, antes mesmo de realizar uma consulta. Ao pesquisar informações, eles comentam, tiram dúvidas, se tornam ativos na busca por um conhecimento, e, consequentemente, mais exigentes.

Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), o médico pode manter sua presença digital, desde que cumpra as regras estabelecidas. O Manual de Publicidade Médica foi definido pela instituição federal em 2011 com orientações a publicações e utilização do marketing médico. 

Se você tem alguma dúvida, basta seguir as recomendações do Conselho.

Dicas estratégicas para ter sucesso na carreira nesses novos tempos 

Como mencionado anteriormente, a carreira médica nesses novos tempos tomou rumos inesperados. A presença da tecnologia no dia a dia de trabalho dos médicos deixou de ser uma opção, para se tornar um impulsor de resultados, principalmente com as transformações trazidas pela pandemia.

Se antes um consultório online era só mais uma das maneiras de se destacar da concorrência, hoje ele é fundamental não só para atrair e fidelizar pacientes, mas para oferecer um atendimento de excelência e fazer a gestão do negócio, para aqueles médicos que também empreendem.

Então, como ter sucesso na medicina, diante de tanta inovação? Separamos aqui algumas estratégias que você não pode deixar de considerar para alcançar os melhores resultados na profissão. Acompanhe!

Teleconsulta

Liberada recentemente, com a pandemia do Covid-19, a teleconsulta facilita o acesso à assistência em saúde, permitindo consultas remotas. Neste caso, para atendimentos que não demandam exames físicos, a consulta no ambiente virtual elimina o tempo gasto com o trânsito do paciente. 

Pode ser também uma solução para consultas de retorno. Além disso,  agrega valor ao consultório, pois se trata de um diferencial para o paciente. Em relação ao médico, a principal vantagem é aumentar a capacidade de atendimento, uma vez que não ficará restrito à região do consultório.

Outros benefícios da telemedicina são: redução de custos com o consultório e diminuição de contato entre pacientes, evitando infecção por vírus, por exemplo.

Investir em ações de marketing 

Muitos profissionais têm dúvidas em relação às ações de marketing no meio médico. O marketing médico auxilia o profissional da saúde a atrair e fidelizar os pacientes, fortalecer sua marca e divulgar seu trabalho. Para isso, várias estratégias podem ser definidas, sempre respeitando as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) para alcançar o crescimento e sucesso profissional.

Vale destacar a importância da presença do profissional na internet, comunicando e engajando pacientes e futuros pacientes. Nesse espaço, os médicos podem ressaltar o diferencial da especialidade, com informações sérias e relevantes para levar conhecimento aos pacientes. 

Entre as ações que podem ser realizadas no ambiente virtual e fortalecem a carreira médica, destacamos: conteúdos informativos e diferenciados para blogs nos próprios sites dos médicos e redes sociais; estratégia de e-mail-marketing para comunicação antes e após a consulta etc.

Oferecer agendamento online

Oferecer a possibilidade de marcação de consultas em um ambiente online, traz versatilidade e agilidade para o paciente. Muitas pessoas preferem acessar páginas na internet ou enviar uma mensagem ao fazer uma ligação. E, considerando, que as pessoas podem fazer isso fora do horário comercial, facilita o contato e aumenta a satisfação delas com a experiência proporcionada pelo consultório.

Utilizar um software médico

O médico deve optar por  um software médico que o auxilie nas tomadas de decisões no crescimento do médico, seja ele uma clínica, um consultório ou qualquer outra maneira de seguir a carreira médica. Com essa ferramenta, pode-se realizar a gestão (financeira e administrativa); acessar agenda, prontuários, além de funções que facilitam as ações de marketing.

Além de modernizar a gestão dos pacientes e das finanças, o médico tem o controle de todas ações em um só lugar. E ainda pode ter acesso de forma online de onde estiver, melhorando a produtividade e dando flexibilidade para a rotina médica. Essa é uma das principais dicas para os que priorizam a praticidade na construção do sucesso. 

Prontuário eletrônico

Arquivar os dados dos pacientes em prontuários é uma exigência do Conselho Federal de Medicina (CFM). Essenciais para o atendimento médico, eles eram até pouco tempo atrás, essencialmente em papel. Alguns inconvenientes do papel são: precisar de espaço para armazenamento, poder ser rasgado ou perdido ou até mesmo ser acessado por outras pessoas além do profissional da saúde.

Pensando nisso, os prontuários eletrônicos podem são uma opção para os médicos mais modernos, que querem destaque na carreira.

 Os profissionais de saúde podem encontrar todas informações sobre um paciente mais facilmente mesmo estando fora do consultório. Além disso, essa ferramenta mantém os arquivos em locais seguros e sem ocupar espaço físico, já que estão armazenados em nuvem.

Prescrição eletrônica

A prescrição eletrônica é outra ação que pode ser modernizada no ambiente de saúde. Ela elimina as dúvidas dos pacientes ou farmacêuticos com relação à grafia do médico e pode ser encaminhada aos pacientes por e-mail e SMS.

Esse diferencial auxilia principalmente os atendimentos por telemedicina. Lembre-se que a prescrição eletrônica deve ser assinada digitalmente.

Relatórios automatizados

Muitas vezes é o próprio médico quem faz a gestão de seu consultório. Os relatórios automatizados, que podem ser acessados em softwares médicos, facilitam a estruturação das informações fundamentais para o crescimento do negócio.

Gráficos e relatórios podem ser gerados com números de pacientes atendidos por mês/ano, atendimentos, fluxo financeiro; tudo para identificar o que pode ser melhorado.  

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: