Muitos gestores em saúde já perceberam que a tecnologia é mais uma aliada das clínicas e consultórios médicos. Principalmente diante da multiplicidade do mercado na perspectiva do relacionamento com paciente.
Em vista disso, dispor de um software médico em seu consultório a fim de organizar melhor esse processo é sem dúvida uma decisão acertada.
Com tantas opções disponíveis, a escolha do sistema adequado para auxiliar o relacionamento com o paciente gera incerteza.
Se esse é o seu caso saiba quais funções devem ser consideradas na seleção da ferramenta mais viável para otimizar essa estratégia no seu consultório ou clínica médica.
A transformação digital também teve forte impacto na área da saúde. A tecnologia mudou o relacionamento com o paciente. As pessoas passaram a ficar mais exigentes e imediatistas. Por isso, para o paciente escolher o seu o atendimento é preciso oferecer recursos ágeis, nas horas certas.
Sendo assim, nada mais natural do que acompanhar essa evolução com ajuda tecnologia desenvolvida para facilitar esse processo.
Por isso, o uso de sistemas mais avançados no sentido de satisfazer as novas necessidades dos indivíduos, neste contexto, torna-se questão de sobrevivência do negócio médico.
Esse sistema é fundamental na medida em que propicia as ferramentas ideais para a introdução do marketing médico na rotina das clínicas e consultórios.
De nada adianta traçar uma excelente estratégia de marketing médico que visa fortalecer o relacionamento com o paciente, se no dia a dia você não tem condições para colocá-las em prática, por falta de tempo ou equipe para conduzi-la.
O software médico que traz a integração com o marketing automatiza várias das etapas da sua estratégia e facilita o acompanhamento dos resultados, fazendo com que isso se torne uma atividade comum do consultório.
O primeiro passo para começar a criar conexões com o futuro paciente é utilizar das inúmeras aplicações disponíveis na plataforma a seu favor.
A influência digital por meio das redes sociais é um caminho promissor para alcançar esse objetivo. Porém, sua audiência só se converterá de fato em pacientes se houver:
Um software médico que permita escolher posts com a sua marca para agendar automaticamente nos seus perfis é exatamente o que você precisa para que essa estratégia funcione.
O iMedicina, por exemplo, na aba de marketing, já conecta o profissional a um marketplace de conteúdos especializados, prontos para postar! O profissional seleciona o que mais gostar, escolhe o layout da arte e deixa que o próprio sistema faz os agendamentos no Facebook e Instagram. Prático né?
Uma boa forma de gerar interesse é estudar o seu paciente. Saber quais são as principais dúvidas, o que os leva a marcar a consulta com mais frequência, quais os tipos de atendimento tem mais retorno., etc.
Para isso, utilize os relatórios da plataforma. Segmentando do jeito que você preferir, é possível tirar dados importantes de quem frequenta suas consultas.
A partir disso, utilize as automações de e-mail marketing do sistema para criar fluxos personalizados de e-mails com os mais variados temas. Demonstre conhecimento e receptividade na hora de tratar os assuntos e ainda elimine objeções para continuar os tratamentos.
Seja claro e criativo em sua abordagem, inclua os princípios do marketing de conteúdo nesta etapa. Direcione o leitor para o seu blog com informações mais abrangentes sobre o problema deles.
Acione a base de promotores do seu negócio para te indicar online! Isso é conhecido como prova social. Quando um profissional é bem avaliado na internet, as chances de conseguir estreitar o relacionamento com os outros pacientes é muito maior.
Mas, como você pode fazer isso sem parecer intransigente? Utilize as automações de NPS para descobrir quem são seus pacientes promotores e incentive-os a fazer uma avaliação online!
Existem diversas formas de estimular o paciente chegar até o consultório, sem ser invasivo e insistente. Um boa estratégia de inbound marketing, aliada ao software médico consegue conduzir o processo de forma bem natural.
Tenha em mente qual é a reação desejada neste contexto. Aponte os caminhos para que os interessados possam entrar em contato com a clínica ou consultório médico.
Por exemplo, o agendamento online é um recurso facilitador para ajudar o paciente marcar a consulta sem empecilhos.
As automações de confirmação de consulta e lembrete de retorno também são uma ótima pedida. Com elas, você consegue programar mensagens de SMS ou e-mail para lembrar o paciente de comparecer ao compromisso marcado.
Isso impede que ele esqueça da consulta e ainda demonstra o cuidado do consultório com quem agenda um horário lá.
Como foi possível perceber nos tópicos anteriores, o uso de um bom software médico é essencial para manter a gestão do relacionamento com o paciente otimizada.
O dia a dia tumultuado dos consultórios e clínicas médicas, de fato, impossibilita que todas estas técnicas sejam realizadas manualmente.
Seria impossível manter um fluxo de e-mails para vários pacientes diferentes ao mesmo tempo, assim como ser atuante nas redes sociais se precisasse desenvolver cada post internamente.
A ajuda dessas plataformas possibilita não só o seguimento da estratégia, como permite uma companhamento mais próximo e estruturado para verificação dos resultados.
Empresas como o iMedicina desenvolveram softwares médicos especializados em facilitar o relacionamento com o paciente. Conte com a ajuda de quem tem experiência em conectar médicos e pacientes!
Quer saber mais sobre o assunto? Leia esse artigo do blog: Como o iMedicina pode otimizar o seu relacionamento com paciente
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