Uma falha comum do marketing médico é acreditar que um bom atendimento se resume apenas nos minutos em que o paciente está dentro do consultório. Assim, fica esquecida uma parte que também é fundamental: o pós-consulta.
Afinal, mesmo depois que a pessoa sai do consultório médico ou clínica, existem ainda diversas outras ações que podem ser implantadas e que são essenciais para encantar e fidelizar o paciente.
Isso porque, na Medicina, as pessoas não buscam apenas um “prestador de serviço”. Hoje em dia, elas procuram por um profissional de confiança, que além de cuidar bem da saúde, ainda proporciona uma boa experiência.
Portanto, o médico que visa o crescimento sustentável do consultório, deve apresentar todo o seu diferencial, de forma a mostrar como ele irá oferecer apenas o melhor a quem se consulta com ele.
O que um cuidado no pós-consulta pode fazer?
Como já mencionado, a frase-chave do pós-consulta é: fidelizar o paciente. Isto é, fazer com que eles se lembrem positivamente do médico, mesmo após a consulta.
Dessa forma, quando precisarem novamente de uma opinião médica, não irão procurar outro profissional e, sim, retornar ao mesmo, pois a experiência que tiveram foi inesquecível.
E sabe o que essa fidelização também pode gerar? A clássica divulgação boca a boca. Por mais que a publicidade formal, seguindo as regras do Conselho Federal de Medicina, seja importante, ter a opinião positiva do paciente a seu favor, reforça a confiança no seu trabalho perante quem não o conhece.
E toda essa divulgação fortalece o nome da marca da clínica ou do próprio médico. Com isso, a reputação do profissional é impactada de forma positiva e, consequentemente, o respeito dentro da área de atuação e com os pacientes também crescem.
É claro que essa reputação irá contribuir com o aspecto financeiro. A partir de um conceito formado por experiências positivas e geração de valor real para o paciente, é possível conquistar mais consultas particulares, por exemplo. Afinal, ao reconhecer os benefícios que receberão, a contrapartida do pagamento será totalmente aceitável.
Como tornar a experiência inesquecível mesmo depois da consulta?
Com todos os pontos positivos listados acima, é impossível continuar acreditando que não é preciso ter um diferencial no pós-consulta.
Por isso, vamos mostrar tudo o que você pode fazer para deixar a experiência do paciente cada vez mais inesquecível e obter todos os benefícios que isso gera.
Saiba o que reforçar e o que melhorar
Qualquer profissional deve sempre buscar melhorias em sua atuação, o que não é diferente para os médicos. Portanto, a dica é fazer pesquisas com os pacientes para entender o que deve ser reforçado no consultório e o que precisa mudar.
O ideal é utilizar a chamada pesquisa de satisfação NPS (Net Promoter Score). É aquela em que a pessoa dá notas de 0 a 10 a determinados itens.
Você pode observar os pontos que devem ser melhorados, como o atendimento na recepção, o tempo de espera, algo durante a consulta ou a forma de prescrição, entre diversos outros itens analisados.
Também é interessante para avaliar inovações implantadas e perceber se elas realmente agradaram ou não, além de saber o que pode ser alterado.
A forma de implantar a pesquisa é simples: os melhores softwares médicos já oferecem o NPS para serem disparados por e-mail, logo após a visita do paciente ao consultório.
Use muito o e-mail marketing no pós-consulta
O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante para os médicos. Com ele, é possível estar próximo do paciente durante os períodos entre uma consulta e outra.
Essa estratégia ajuda a estreitar o relacionamento. Afinal, os pacientes irão receber conteúdos úteis por e-mail, que irão fazer com que se lembrem do profissional quando precisarem de uma nova consulta.
A principal orientação é preparar materiais que sejam relevantes para as pessoas que procuram a sua especialidade médica. Pois, alguém que procura um alergista provavelmente não irá se interessar muito com os conteúdos de um ortopedista.
Então, é preciso segmentar bem os grupos que irão receber cada tipo de e-mail. Com essa segmentação, você envia os temas que realmente irão agradar quem irá receber. Por exemplo, um paciente que faz tratamento para hipertensão, gostará de um e-mail com dicas de hábitos saudáveis que deixarão a pressão arterial estável.
Com isso, a pessoa percebe que o médico se importa com seu bem-estar mesmo fora do consultório. Então, os laços entre profissional e paciente ficam mais estreitos, ajudando no processo de fidelização.
Não se esqueça das datas comemorativas
Outra ação legal para implantar no pós-consulta é encaminhar mensagens, seja por e-mail ou SMS, nas datas comemorativas, como no aniversário do paciente e nas festas de final de ano.
É uma ação simples, mas que levará um bom sentimento a quem recebe. Afinal, poucos esperam ver um parabéns do médico no dia do aniversário.
Porém, não pense que isso será muito trabalhoso. Softwares médicos como o iMedicina automatizam todo o processo para implantar esse diferencial no seu atendimento.
Os lembretes são bons para paciente e médico
Outra medida simples, mas que também faz muita diferença no dia a dia do consultório é o envio de lembretes de consulta e retorno.
Eles auxiliam a diminuir os furos na agenda, causados por esquecimento. Por incrível que pareça, esse é um dos principais fatores que levam às faltas nas consultas.
Além disso, é um reforço para a boa experiência proporcionada tanto no pré-consulta quanto durante a consulta. Ao receber esse aviso de que precisa retornar ao médico, o paciente voltará a se sentir valorizado.
Ações como essa ajudam a tornar o pós-consulta um diferencial fundamental para quem quer melhorar a experiência do seu paciente e, com isso, também aumentar os resultados no consultório.
Quer saber mais sobre pós-consulta? Leia este artigo do blog iMedicina: 4 erros mais comuns no pós-consulta e transforme a experiência do seu paciente!