6 características de médicos referência em relacionamento com paciente. Você possui quantas delas?

relacionamento com o paciente

Especialidade, registro no CFM, especializações e localização da clínica: essas podem ser as principais informações que um paciente busca na hora de agendar uma consulta. E sim, elas são importantes e essenciais. Mas, em tempos de muita oferta de profissionais, ter um bom relacionamento com o paciente é o diferencial que você precisa ter.

Uma boa relação com quem frequenta seu consultório vai além de uma consulta de excelência. Ela envolve qualificação da equipe, acolhimento no consultório, canais de comunicação eficientes, entre outros fatores que maximizam a experiência do paciente.

Por isso, selecionamos algumas dicas e características que te ajudarão a ser referência em relacionamento com paciente. Acompanhe!

Referência em relacionamento com o paciente: o que você precisa ter?

A seguir, descubra quais as características que os consultórios referência nesse tema possuem. Quais delas você já tem e quais precisa desenvolver?

1 – Equipe qualificada

O treinamento e qualificação constante da equipe é uma das atividades mais importantes para o sucesso de uma clínica ou consultório. E, consequentemente, um fator importante para a relação médico/paciente.

Pacientes se tornam leais quando são bem atendidos e se sentem respeitados por toda a equipe da clínica.

A melhor maneira de tornar isso possível é o investimento em capacitação e qualificação de todos os envolvidos. Bem preparados, eles poderão atingir a expectativa dos pacientes e proporcionar uma melhor experiência.

2 – Tecnologia a favor da gestão

Quem é referência em relacionamento possui ferramentas e serviços que otimizam as atividades do dia a dia e facilitam a gestão da clínica ou consultório.

Ao investir em um software médico é possível fazer todo o controle da agenda, fluxo financeiro e informações dos pacientes com dados simples e assertivos. Na hora de tomar as decisões, fica muito fácil adquirir dados consistentes.

O impacto dessa otimização no tempo do gestor, pode ser utilizado para outros investimentos e até mesmo na oferta de novos serviços.

Outra possibilidade que a tecnologia oferece é a implementação do prontuário eletrônico. A ferramenta dá acesso às informações dos pacientes de qualquer lugar com internet, facilitando os atendimentos por telemedicina.

Presencialmente, o prontuário digital também traz inúmeras vantagens. Com ele, é possível fazer a identificação e inclusão de informações importantes, acompanhamento prático do histórico do paciente e otimização do atendimento no consultório.

Além disso, é muito mais seguro que os prontuários em papel e ajudam o médico a conduzir a consulta com foco total nas demandas do paciente, eliminando tempo gasto com anotações manuais e preenchimento de documentos.

3 – Contato frequente com o paciente

Nós sabemos que o relacionamento com o paciente é realizado durante o atendimento e que a consulta é sempre feita de forma individualizada, de acordo com as necessidades e características de cada paciente. Mas, já pensou em manter esse cuidado no pós-consulta também?

Com um software médico você pode aliar o atendimento humanizado e o relacionamento com paciente mesmo depois que ele sai do consultório.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário falar com paciente por paciente individualmente, todas as semanas. As estratégias servem para lembrá-los da boa experiência com o consultório e podem ser automatizadas com caráter totalmente personalizado.

Utilizando uma plataforma é possível enviar e-mail marketing individualizados, com dicas de saúde, felicitações, artigos de blog e até mesmo novos serviços da clínica ou consultório, de acordo com a demanda do paciente. Além disso, é possível verificar se os e-mails disparados foram abertos pelos pacientes ou não.

Quer uma dica para a produção do conteúdo? Relembre por e-mail orientações sobre os procedimentos discutidos ou dê dicas para conviver coma quele problema de saúde específico.

Assim, todo paciente que for realizar o procedimento pode ser identificado pelo sistema e receber o e-mail como se tivesse sido escrito especialmente para ele!

4 – Distribuição de conteúdo gratuito online

A facilidade de acesso à informação e a necessidade da busca constante por novos dados transformou a relação médico/paciente. Muitas pessoas procuram informações online antes de agendar uma consulta. Por isso, ter presença digital é importante para ser referência na área.

Quando falamos de conteúdo gratuito online, estamos dizendo que os médios excelentes em relacionamento com o paciente, aproveitam os seus canais de comunicação para produzir materiais focados nas dúvidas e dores das pessoas que tendem a frequentar o consultório. É possível ter:

  • Redes sociais: conteúdo de qualidade é importantes para ser reconhecido no meio digital. Além disso, pode ser um canal de aproximação com o paciente, que poderá conhecê-lo melhor e desejar o seu serviço futuramente;
  • Blogs: ter um espaço fixo no seu site com conteúdo e informações sobre a sua área de atuação é um grande aliado no meio digital. Além de ser uma boa oportunidade para otimizar a busca por seu nome no Google, é um espaço para promover conhecimento e mostrar autoridade na área;
  • Ebooks: com o cadastro dos clientes em mãos, aproveite para criar ebooks de acordo com as principais dúvidas, com os assuntos do momento e, de quebra, você ainda se faz presente no dia a dia do paciente.

5 – Aproximação do relacionamento com o paciente utilizando canais acessíveis

Bem, de nada adianta possuir rede social, produzir conteúdo se você não está aberto a se comunicar com o seu público. Por isso, é importante estar aberto ao diálogo. Responder sempre que possível e deixar a equipe da clínica ou consultório informada sobre as novidades para que possam informá-las aos pacientes são boas práticas.

E não se esqueça de deixar os seus contatos sempre atualizados no site, redes sociais e todos os canais de comunicação da clínica ou consultório.

6 – Gerenciamento de críticas para melhorar o relacionamento com o paciente

Como você já deve ter percebido, a preocupação com a satisfação do paciente vai além da consulta. Por isso, é importante ter um feedback do atendimento.

Ao manter uma abertura para avaliações após a consulta, o paciente sente que a voz dele é levada em consideração. Além disso, a clínica estreita o relacionamento com paciente, trazendo mais confiança, credibilidade e aumentando a taxa de fidelização.

Uma boa opção para buscar esse retorno é a ferramenta NPS. Sigla de Net Promoter Score (Índice Líquido de Promotores), a metodologia é utilizada por empresas para medir a satisfação dos clientes. Após a consulta com o médico o paciente recebe um e-mail pedindo para que faça uma avaliação da consulta.

Sem precisar gastar muito tempo para responder, o paciente pode avaliar o atendimento com notas para agendamento, tempo de espera, consulta, cordialidade, satisfação com o médico, entre outras.

Com os dados gerados, a clínica é capaz de analisar seu atendimento, pensar em melhorias e até mesmo em novas ações para atrair e fidelizar pacientes.

Essas são as principais características de quem sabe fazer um bom relacionamento com o paciente. E o saldo positivo não é só para o consultório. O paciente também ganha na melhora da experiência com os seus serviços e se certifica de que pode confiar em você como profissional.

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